O Limbo dos patriarcas (ou, em latim, "limbus patrum"), que é um dogma da Igreja Católica, é um lugar provisório para onde vão os justos do Antigo Testamento "que creram no Messias, tendo feito a contrição de seus pecados, mas ainda possuindo a marca do pecado original", porque a "missão salvífica" de Jesus ainda não ...
O limbo é o lugar dos que sofrem os desencontros do destino. Até o século V o limbo não tinha importância. A razão é que os antigos entendiam o pecado original de outra maneira. Para os teólogos pré-agostinianos, a queda de Adão maculava os homens pelo exemplo, não pelo mal.
É conhecido que o ensinamento tradicional recorria à teoria do limbo, entendido como estado no qual as almas das crianças que morrem sem Batismo não mereciam o prêmio da visão beatífica, por causa do pecado original, mas não sofriam nenhuma punição, dado que não tinham cometido pecados pessoais.
A Igreja Católica Romana enterrou definitivamente o conceito de limbo, o lugar para onde os bebês que não tivessem sido batizados iriam quando morressem, de acordo com séculos de tradição e ensinamentos.
Na teologia católica romana é a fronteira entre Céu e inferno, mais propriamente do local designado às almas dos que não foram condenados à eterna punição, mas que tampouco podem gozar da existência eterna com Deus.
Mais precisamente, o limbo seria um lugar para onde iriam as almas inocentes que, sem terem cometido pecados mortais, estariam para sempre privadas da presença de Deus, pois seu pecado original não teria sido submetido à remissão através do batismo.
Os "novíssimos" também tratavam do purgatório, um lugar de espera para todos que tinham cometido pecados veniais. E ainda havia o limbo, para as crianças que morriam sem se batizar, um lugar onde não sofriam mas também não viviam em prazer.
Desenvolvimento. De acordo com o sócio da Playdead Dino Patti, e o designer-chefe Jeppe Carlsen, o diretor do jogo da Playdead, Arnt Jensen, concebeu Limbo em torno de 2004. Naquele tempo, como um artista conceito na IO Interactive, Jensen ficou insatisfeito com a crescente natureza corporativa da companhia.
Vivemos no limbo entre a morte de uma época e o nascimento de uma nova era que ainda não começou. É preciso coragem para viver nesse tempo-espaço porque nós estamos acostumados a fugir ante a iminência do desmoronamento das estruturas convencionais e a nos acovardar com a perda do conhecido.
Alguns biblistas percebem a confirmação do purgatório nas palavras de Jesus em Mateus 5, 25-26: “Põe-te depressa de acordo com o teu adversário, enquanto estás ainda em caminho (da vida) com ele; a fim de que teu adversário não te entregue ao juiz, e o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão.
O limbo é uma espécie de apêndice do Inferno, localizado entre o seu terceiro e quarto ciclo, segundo a descrição de Dante Alighieri na Divina Comédia. Para lá são despachados aqueles que não foram batizados na Igreja Católica, com ênfase aos sábios da antiguidade é a antessala dos luxuriosos.
Para a igreja católica, Limbo é um lugar onde inocentes são levados caso morram sem a remissão dos pecados por meio do batismo. O lugar em que o jovem rapaz se encontra no jogo parece escuro, assustador e bastante hostil e tem presença de outras crianças além do protagonista.
Nem todas as almas passam pelo purgatório. De acordo com a Igreja Católica, o purgatório é reservado àqueles que morrem em estado de graça, destinados ao Céu, mas que ainda precisam de purificação final para se libertarem das consequências dos pecados veniais ou da pena temporal deixada por pecados perdoados.
O catecismo oficial da Igreja, lançado em 1992 depois de décadas de elaboração, já não usava o conceito de limbo. Pelo novo texto, "Deus pode dar a graça do batismo sem que tenha havido o sacramento".
O limbo previdenciário acontece quando o beneficiário de auxílio por incapacidade temporária ou aposentadoria por incapacidade permanente recebe alta médica do perito do INSS para retornar ao trabalho, mas não do médico particular ou da empresa.
Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.
Em atenção aos princípios constitucionais em favor do trabalhador, a jurisprudência trabalhista coloca sob a responsabilidade do empregador o pagamento da remuneração do empregado durante o período denominado limbo previdenciário.
Ezequiel 41:16 NAA. os umbrais, as janelas estreitas e as galerias ao redor dos três, diante do umbral, estavam cobertos de madeira ao redor, e isto desde o chão até as janelas, que estavam cobertas.
A Igreja chama de purgatório esta purificação final dos eleitos, purificação esta que é totalmente diversa da punição dos condenados” (CIC, §1030-1031). Perceba que o purgatório nada tem a ver com o inferno, para onde realmente vão aqueles que já foram condenados.
O propósito do Purgatório é nos preparar para o Céu. Uma das mais famosas está no Segundo Livro dos Macabeus (12, 32-45), onde lemos que Judas Macabeu rezou e fez com que fosse oferecido um sacrifício por alguns de seus homens, que foram mortos lutando pelo Senhor.