É assim que Gilberto Gil sempre se autodenominou, quando perguntado sobre a sua religião. Apesar de ter nascido no seio de uma família católica e frequentar o Candomblé há quase 50 anos, Gil nunca declarou professar alguma crença.
E ainda uma parceria dos dois, a instrumental Sarro, também inédita. A capa, assinada por Rogério Duarte e Aldo Luiz, traz a foto de dois búzios, e o título faz referência ao orixá de cada um: Jorge é de Ogum, e Gil, de Xangô.
Após deixar a prisão, Gil segue sua jornada espiritual, com certa fidelidade à dieta macrobiótica, durante o exílio na Europa, para o qual ele e Caetano Veloso foram obrigados a ir, pelo mesmo regime militar. Na volta ao país, em 1972, Gilberto Gil se reencontrou com sua religiosidade de matriz ancestral, o Candomblé.
Já é de conhecimento público que Baby do Brasil se tornou evangélica, mas a religião de Veveta não é muito clara. A cantora, nascida e criada em Juazeiro, Bahia, região conhecida pela diversidade religiosa, é batizada na igreja católica. Em entrevista a Mano Brown, a artista afirmou que não tem uma crença definida.
O cantor ressaltou a importância de grandes figuras, como Luiz Gonzaga. Gil, que é baiano e completa 80 anos neste 26 de junho, falou sobre sua ligação especial com Santo Antônio, um dos santos juninos.
Lázaro Ramos e Gilberto Gil debatem ensinamentos do Candomblé | Amigos, Sons e Palavras
Qual a religião de Gil?
É assim que Gilberto Gil sempre se autodenominou, quando perguntado sobre a sua religião. Apesar de ter nascido no seio de uma família católica e frequentar o Candomblé há quase 50 anos, Gil nunca declarou professar alguma crença.
No início de 2023, a cantora relembrou, em entrevista à revista americana Harper's Bazaar, a decisão de deixar o catolicismo e começar a frequentar o candomblé depois que seu padre favorito foi expulso da igreja por homenagear as religiões afro-brasileiras no dia da Consciência Negra.
É no poder da música que ele se apega para manter-se de pé, mas também recorre à espiritualidade, frequentando de terreiros de candomblé a centros espíritas.
Intelectual articulado e fenômeno da música gospel, o vencedor do Grammy de melhor álbum de música cristã em língua portuguesa se converteu ao neopentecostalismo aos 17, antes de migrar para a igreja batista.
O que significa minha religião é a luz da escuridão?
Na segunda linha, 'E minha religião é a luz na escuridão', Gilberto Gil utiliza uma metáfora poderosa para expressar sua espiritualidade. A luz na escuridão representa a esperança, a sabedoria e a orientação em momentos difíceis.
Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em 26 de junho de 1942, em Salvador, Bahia. Era o primogênito de José Gil Moreira (1913-1991), médico formado pela Universidade da Bahia, e de Claudina Passos Gil Moreira (1914-2013), professora de ensino básico.
Marisa é descendente de Branca Dias, uma Cristã-nova e senhora de engenho do período colonial brasileiro em Pernambuco. Esta foi processada pelo Santo Ofício sob a acusação de praticar secretamente o judaísmo. Estudou canto, piano e bateria na infância.
É neste contexto que se insere o termo "ajayô", que pode ter diversas interpretações. Dentro do ambiente religioso, a expressão pode ser utilizada como uma saudação à divindade Oxalá, um dos orixás mais venerados da religiosidade iorubá que é considerado pai de todos os demais orixás.
Ele também é pai de Miguel e Nina, frutos de relacionamentos anteriores. Em 2022, Brown e sua família se submeteram a um teste de ancestralidade genética, em que se comprovou a sua ascendência miscigenada: beninense, nigeriana, serra-leonina, norte-africana, ugandense, irlandesa, espanhola e indiana.
Não tenho uma religião específica, tenho muita fé. Falo muito palavrão, e acho que não deveria. Se levar à risca, estou cheia de pecados (risos). Na vida pessoal também?
Ludmilla sempre se expressou não se considerar católica ou evangélica, mas diz acreditar na palavra pregada por Jesus Cristo. Ela criou a célula religiosa chamada "Big Célula da Ludmilla", destinada a pessoas que não se sentem acolhidas em um templo normal, mas que querem estar próxima de Deus.
No candomblé, ele é conhecido como o orixá da comunicação, das trocas justas e dos caminhos. “Laroyê Exu”, a expressão usada no texto de Anitta, é uma saudação à Exu, e significa “salve, mensageiro”.
A jornalista, filha de Iansã, orixá feminino caracterizado por ser quase indomável, chega a afirmar: “Nunca fui tão 'dominada' pelo amor e pela paixão” (Mercury e Verçosa 2013:111).