Vimos que uma razão é dada por uma divisão, que, por sua vez, pode ser representada por uma fração. Ao realizar a divisão do numerador pelo denominador dessa fração, obteremos a forma decimal da razão.
De maneira simples, ele afirma que, para muitos fenômenos, 80% das consequências resultam de 20% das causas. Ou seja, isso significa que, para muitos processos no mundo, 80% de seus resultados são causados unicamente por 20% de causas. Essa relação entre 80/20 é encontrada e explorada em diversas áreas e atividades.
Para calcular uma razão, devemos dividir, na ordem informada, os números. Para determinar um dos números de uma proporção, devemos aplicar uma das propriedades.
A razão entre a e b é o resultado da divisão ab, com b ≠0. Caso a e b sejam números, a razão pode ser expressa na forma fracionária, percentual e decimal. É fundamental destacar que a razão entre a e b é diferente da razão entre b e a.
Quem foi a primeira pessoa a calcular a razão entre o perímetro é o diâmetro de um círculo?
Em 1706, o matemático galês William Jones (1675-1749), publicou a obra A New Introduction to Mathematics, na qual usa a letra 𝜋, designando-a especificamente como a razão entre o perímetro do círculo e seu diâmetro, ao invés de simplesmente perímetro de um círculo. Entretanto, nem todos usavam essa mesma notação.
O princípio de Pareto é um conceito que afirma que, em muitos casos, aproximadamente 80% dos efeitos são resultado de 20% das causas. Por isso, também é conhecido como a regra 80/20 ou a lei dos poucos vitais.