Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra.
Apesar de sua tradução mais comum ser “carpinteiro”, atualmente, estudiosos explicam que se referia a um artesão ou pedreiro – um trabalho duro que envolvia a construção de alojamentos e o carregamento de ferramentas e materiais pesados.
Ele foi trabalhando a madeira para que chegasse ao que se desejava, mas não sabia que aquele instrumento que ele estava produzindo seria utilizado para crucificar o Filho de Deus. O carpinteiro fez vários instrumentos de morte e um deles foi pego no depósito para nele ser pregado o salvador da vida.
Ao conhecer na sinagoga o ofício de Jesus, perguntamo-nos se ainda se pode encontrar a sua oficina no meio das casas de Nazaré. O Evangelho diz que Jesus era um tektón (Cfr. Mt 13, 55; Mc 6, 3), quer dizer, um carpinteiro.
Jesus, que era filho de um carpinteiro, provavelmente aprendeu a arte da carpintaria de seu pai e muitos acreditam que ele também trabalhou como carpinteiro antes de começar sua missão como líder religioso.
Homilia Diária | Quem rejeita a cruz, rejeita Jesus (Quinta-feira depois das Cinzas)
Qual profissão Jesus aprendeu?
Além disso, Jesus era carpinteiro (Mc 6,3). Aprendeu a profissão com José, seu pai (Mt 13,55). Naquele tempo, o carpinteiro num lugar pequeno como Nazaré com poucos habitantes, era o que hoje se chama o “quebra-galho da comunidade”. Ele era chamado a toda hora para resolver os problemas do dia-a-dia do povo do lugar.
José era o carpinteiro. Jesus era o filho do carpinteiro. José era o trabalhador dedicado e Jesus teria aprendido o ofício com o pai, tendo-o praticado até o início de sua missão evangelizadora. Essa narrativa parte dos textos bíblicos, a partir das traduções consolidadas, e é carregada de elementos da tradição.
Para nos mostrar a importância do trabalho. Jesus trabalhou até os trinta anos naquela carpintaria humilde e santa de Nazaré. E para nos mostrar que todo trabalho é santo, qualquer que seja, Ele assumiu o trabalho mais humilde, o de carpinteiro, que era desprezado no seu tempo.
2Coríntios 8:9 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por causa de vocês, para que por meio da pobreza dele vocês se tornassem ricos.
Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
Jesus é o nosso salvador, a única pessoa que poderia cumprir os requerimentos necessários para pagar o preço pelos nossos pecados. Ele é o Filho de Deus e o Salvador prometido por Deus desde o momento em que Adão e Eva pecaram pela primeira vez. Embora sendo totalmente Deus, ele também se tornou totalmente homem.
Maerki atenta para o fato de que Maria, não sendo uma mulher cristã, mas judia, teria tido um papel fundamental para a educação moral de Jesus. "A concepção de Maria cristã é uma construção eclesiástica, feita por padres, monges, teólogos. Maria era judia, frequentava a sinagoga.
Para o médico Zugibe, Jesus carregou, em seu caminho até o local da execução, apenas a parte horizontal. Ele escreveu que a estaca vertical costumava ser mantida no local das crucificações, fora da cidade. E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos.
À pergunta "Quem é o Pai de Deus?", ou "Quem criou Deus?" eu responderia "Ninguém". Deus não tem pai. Deus não foi criado por ninguém. Deus sempre existiu.
Não há provas científicas que confirmem de qual madeira foi construída a cruz de Jesus, mas os peregrinos acreditam que foi de uma oliveira -- típica da região desde as épocas bíblicas.
Para nos mostrar a importância do trabalho. Jesus trabalhou até os trinta anos naquela carpintaria humilde e santa de Nazaré. E para nos mostrar que todo trabalho é santo, qualquer que seja, Ele assumiu o trabalho mais humilde, o de carpinteiro, que era desprezado no seu tempo.
Quantos anos tinha José quando casou com Maria, mãe de Jesus?
Assim escreveram autores como F. Suárez (1548-1617) que atribuía a José a idade entre 30 a 40 anos, ou como Jerônimo Graccián, que lhe atribuía a idade entre 40 a 50 anos. O mesmo seguiram grandes pintores como El Greco, Rafael e inúmeros outros, assim como alguns escultores.
Claro que Ele sempre foi rico, se ele e dono de tudo, na terra e no Céu, só que ele se fez umidade, para ensinar, e ser exemplo. o texto está se referindo à riqueza dos céus. Jesus era rico de amor paz misericórdia etc. O profeta Isaías também disse que Ele não tinha parecer e nem formosura.