Uma Progressão Aritmética, ou PA é uma progressão em que cada termo é igual ao anterior somado de uma razão r. Para encontrar o valor da razão r, basta subtrair um termo pelo seu anterior.
Porém, pra chegar no vigésimo termo, ou nós vamos somando mais cinco, mais cinco, mais cinco, mais cinco, ou nós podemos usar a fórmula do termo geral da p a, e aí nós temos que a n, que é o vigésimo termo. que é o que nós queremos encontrar, vai ser igual a um. Quem é o primeiro termo sete.
Substituindo os valores na fórmula: \[ 785 = 5 + (n - 1) \cdot 5 \] Resolvendo a equação: 1. Subtraia 5 de ambos os lados: \[ 780 = (n - 1) \cdot 5 \] 2. Divida por 5: \[ 156 = n - 1 \] 3. Some 1: \[ n = 157 \] Portanto, a PA tem **157 termos**.
Lembre-se: a notação para perímetro é 2P. Utilizamos a letra P para representar o semiperímetro. A fórmula afirma que para calcular o perímetro de um triângulo equilátero basta multiplicar a medida do lado por 3.
A soma dos termos de uma PG infinita pode ser calculada por meio de uma fórmula matemática na qual dividimos o valor do primeiro termo por um menos a razão da PG (1 – q). A soma dos termos de uma PG infinita é dada por meio da fórmula, na qual dividimos o primeiro termo por 1 – q.
Qual o primeiro termo negativo da PA (60,53,46,…) ? Repare que esta PA tem a1=60 e razão r=–7. Portanto, an<0 para n=10,11,12,…, ou seja, o primeiro termo negativo da PA é a10.