A placa “Conserve-Se À Direita R-23”, sinaliza ao condutor a obrigação de se manter à direita da pista, assim liberando a faixa da esquerda obrigatoriamente. Utilização: A placa R-23 é utilizada em situações de restrição de tráfego pela pista da esquerda. 100x100 cm - Via Rural e rodovias de trânsito rápido.
A Placa de regulamentação de Trânsito R-23, intitulado “Conserve-se à Direita”, estabelece uma norma específica para garantir que os motoristas mantenham a preferência à direita ao trafegar em vias, sejam elas rodovias, estradas ou ruas.
A placa R-23, que indica conserve-se à direita, alerta os condutores sobre a necessidade de os condutores manterem-se na faixa da direita, liberando assim à faixa da esquerda.
N° DA PLACA: R – 23 NOME: CONSERVE-SE À DIREITA SIGNIFICADO: assinala ao condutor do veículo a obrigatoriedade de manter- se à direita da pista de rolamento, deixando livre a faixa da esquerda. UTILIZAÇÃO: deve ser utilizado nos casos em que há restrição para o trânsito de veículos na faixa da esquerda.
A placa “Dê a Preferência R-2”, adverte ao condutor do veículo a obrigatoriedade de dar a preferência para a via de cruzamento. Utilização: A placa R-2, é utilizada para garantir o fluxo contínuo da via preferencial.
A Placa de Regulamentação R-2 Dê a Preferência, assinala ao condutor a obrigatoriedade de dar preferência de passagem ao veículo que circula na via em que vai entrar ou cruzar, devendo para tanto reduzir a velocidade ou parar seu veículo, se necessário.
Funcionamento: R2 é um protocolo de sinalização vintage, presente em redes de telefonia fixa tradicionais. Sua função vai além do mero estabelecimento e término de chamadas, fornecendo informações críticas sobre o status da linha, como ocupado, livre e discagem.
A placa “Proibido Trânsito De Veículos Automotores R-10”, adverte ao motorista a proibição de circular com veículo automotor na pista. Utilização: Utilizado para proibir a circulação de veículo em um certo ponto, sendo válido a partir do ponto marcado pela sinalização R-10.
A placa “Circulação Exclusiva De Ônibus R-32”, que a via, faixa ou área é de exclusividade de transporte coletivo. Utilização: A placa R-32 é utilizado em trecho, vias, áreas ou faixas de exclusividade de ônibus.
Existem 7 principais tipos de placas de sinalização, cada uma representando informações distintas e fundamentais para a estabilidade no trânsito. Essas categorias incluem placas de regulamentação, advertência, indicação, educativa, serviços auxiliares, atrativos turísticos e sinalização de obras.
A placa “Depressão A-19”, adverte ao motorista sobre para a existência de depressão na via. Utilização: Utilizado para indicar a visibilidade da depressão é de baixa percepção.
A placa “Duplo Sentido De Circulação R-28”, sinaliza ao condutor que a via de único sentido se modifica para duplo sentido após o local que o sinal estiver colocado. Utilização: Utiliza-se do sinal R-28, quando uma pista de sentido único se modifica para duplo sentido.
A placa R-22, que indica o uso obrigatório de corrente nos pneus, alerta os condutores sobre a necessidade de equipar os veículos com correntes adequadas nos pneus em condições específicas de rodagem, como gelo ou estrada de terra, para garantir a segurança e a aderência dos pneus à pista.
Placa R-27: Ônibus, caminhões e veículos de grande porte mantenham-se à direita. A placa de regulamentação R-27 é uma sinalização de trânsito que tem como objetivo orientar os condutores de ônibus, caminhões e outros veículos de grande porte a manterem-se à direita da via.
A placa “Passagem Obrigatória R-24B”, adverte ao motorista que existe obstáculos e que é obrigatório o desvio à esquerda ou à direita do mesmo. Utilização: Utiliza-se a placa R-24B, para obrigar o condutor a entrar para o lado indicado pelo sinal, assim desviando do obstáculo da pista.
Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo para transbordo.
O que significa a placa de alfândega? A placa R-21, que indica a proximidade de um posto de fiscalização da alfândega, alerta os condutores sobre a presença de um ponto de controle aduaneiro nas proximidades.
Placa “Proibido ultrapassar R-7”, indica ao condutor que é proibido ultrapassar no trecho da pista por motivos de visibilidade e segurança. Utilização: A placa R-7, é utilizada para reforçar a demarcação horizontal da via de proibição de ultrapassagem.
A placa “Ciclista Transite À Direita R-35B”, adverte ao motorista a obrigatoriedade do ciclista a transitar pela pista da direita. Utilização: A placa R-35B, impõem a organização do trânsito de ciclista e garantir a segurança no local.
A placa “Uso Obrigatório De Corrente R-22”, adverte ao motorista que a partir do ponto sinalizado é obrigatório o uso de correntes acopladas às rodas do veículo. Utilização: A placa R-22, utiliza-se em pistas não pavimentadas, que apresentam dificuldades de circulação.
A PLACA S3 é uma sinalização retangular com fundo verde e desenho branco, contém a indicação do sentido da saída de emergência com uma SETA ACIMA, na saída de emergência a imagem mostra para continuar seguindo em frente.
Os sinais de trânsito A-8 são usados para indicar uma interseção “T”, quando um veículo está sendo direcionado diretamente para uma única rota de transporte. Este sinal deve ser colocado no início da estrada para indicar que os veículos só podem circular num sentido.