A placa “Proibido Acionar Buzina Ou Sinal Sonoro R-20”, adverte ao motorista a proibição de acionar a buzina ou qualquer outro efeito sonoro na região. Utilização: Utiliza-se deste sinal em locais que exigem baixos níveis de ruídos e efeitos sonoros.
A Placa de Regulamentação R-20 Proibido acionar Buzina, assinala ao condutor do veículo que é proibido acionar a buzina ou qualquer outro tipo de sinal sonoro, no local regulamentado.
O que significa a Placa "Proibido Acionar buzina Ou Sinal Sonoro R-20"?
A Placa Atenção Proibido Acionar Buzina ou Sinal Sonoro é utilizada para alertar os condutores que o uso da Buzina de forma exagerada e sem motivo é proibido. Pode ser utilizada em estacionamentos de prédios, shoppings, condomínios, escritórios, hospitais, etc.
41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações: I – para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes; II – fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
Em ambas as situações, a buzina deve ser sempre em toque breve. Caso o alerta sonoro seja utilizado fora desses parâmetros, o condutor fica sujeito à infração leve com três pontos na CNH e multa de R$ 88,38.
III – horário: entre as vinte e duas e seis horas – neste horário, é proibido buzinar, inclusive nos dois casos permitidos pela legislação (por uma interpretação lógica, já que, nos outros horários, já existe a restrição e, destarte, não haveria necessidade de se vincular a permissão legal a um determinado espaço ...
O que significa a placa de alfândega? A placa R-21, que indica a proximidade de um posto de fiscalização da alfândega, alerta os condutores sobre a presença de um ponto de controle aduaneiro nas proximidades.
Dois toques rápidos e curtos significam agradecimento. Pode ser utilizado quando o motorista que segue a frente permitiu ou facilitou a ultrapassagem como forma de agradecimento.
Além disso, está proibido usar a buzina entre 6h e 22h, sobretudo em áreas residenciais. Existem ainda áreas em que é proibido acionar a buzina, em qualquer horário. Deste modo, o motorista deve prestar atenção à sinalização para evitar problemas.
A placa “Declive Acentuado A-20A”, adverte ao motorista sobre as condições da via, sendo este trecho um declive acentuado. Fabricada conforme a resolução CONTRAN Nº 243 06/2007. Utilização: A utilização é obrigatória em situações de declive acentuado, que possam ocasionar riscos à segurança do local.
A Placa de Regulamentação R-2 Dê a Preferência, assinala ao condutor a obrigatoriedade de dar preferência de passagem ao veículo que circula na via em que vai entrar ou cruzar, devendo para tanto reduzir a velocidade ou parar seu veículo, se necessário.
A placa R-7, é utilizada para reforçar a demarcação horizontal da via de proibição de ultrapassagem. Local da Instalação: Deve ser instalada no ponto de início da restrição, ao lado direito da via e se for em um longo trecho de restrição de ultrapassagem, podem ser implantadas a cada 500 metros.
Piscar faróis, seta para direita, seta para esquerda, gestos com os dedos, buzinas alternadas, já significa que o motorista quer comunicar algum sinal no trecho. O importante é ficar atento e colaborar para trecho seguro e harmônico.
Carro no sentido oposto pisca a luz alta duas vezes: indica que há algo na pista adiante que exige atenção, seja fiscalização, um acidente, objetos ou obstrução da pista.
A placa R-22, que indica o uso obrigatório de corrente nos pneus, alerta os condutores sobre a necessidade de equipar os veículos com correntes adequadas nos pneus em condições específicas de rodagem, como gelo ou estrada de terra, para garantir a segurança e a aderência dos pneus à pista.
A PLACA S3 é uma sinalização retangular com fundo verde e desenho branco, contém a indicação do sentido da saída de emergência com uma SETA ACIMA, na saída de emergência a imagem mostra para continuar seguindo em frente.
Segundo o CONTRAN, a placa alfândega (R-21) avisa o condutor sobre a presença de uma repartição alfandegária onde a parada é obrigatória. Essa placa é colocada na divisa de países, ou seja, em regiões fronteiras.
No passado, quando os motoristas adentravam em um túnel, começavam a buzinar em tom de brincadeira, pelo simples prazer de ouvir ecoar o grande ruído produzido. Mais recentemente, engenheiros constataram que tais sons produzem ondas estacionárias que podem afetar a estrutura dessas construções.
De acordo com o artigo 181 do CTB, estacionar um veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal é considerado infração média. A penalidade nestes casos é multa de R$ 130,16 e quatro pontos são adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas.
Ultrapassar pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar à esquerda: Infração - média; Penalidade - multa.