Igreja, no sentido genérico religioso, tem várias acepções ou usos dependendo do contexto: Em primeiro lugar, e mais elementar, se refere ao conjunto, reunião, congregação ou assembleia de cristãos. Segundo, pode designar de forma geral a "igreja universal" composta por todos os cristãos de todos os tempos e lugares.
— A frase de Jesus: “Edificarei a minha Igreja” deve ter produzido um sentimento de estupor nos discípulos, já que a palavra “igreja” sempre aparece no Antigo Testamento como obra, não de um homem, mas de Deus.
4 Princípios Bíblicos da IGREJA VERDADEIRA ( como identificar a igreja verdadeira) Bíblia Mais
Qual é a igreja verdadeira segundo a Bíblia?
Chama-se a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ver D&C 115:4). Cristo é o cabeça da Igreja hoje, assim como nos tempos antigos. O Senhor disse que ela é “a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra, com a qual eu, o Senhor, me deleito” (D&C 1:30).
Catolicismo. A Igreja Católica Romana ensina que Cristo fundou apenas "uma Igreja verdadeira", e que esta Igreja verdadeira é a Igreja Católica, o lugar de comunhão, com o bispo de Roma (o papa) como seu chefe supremo e infalível.
Os livros do Novo Testamento Atos dos Apóstolos e Epístola aos Gálatas registam que a primeira comunidade da igreja cristã foi centrada em Jerusalém e tinha entre seus líderes Pedro, Tiago, João, e os apóstolos.
Qual foi a primeira igreja evangélica que surgiu no mundo?
As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".
A história da Igreja Católica Apostólica Romana tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo, que escolheu os 12 Apóstolos, com os quais edificou Sua Igreja (Mateus 16,18); dentre estes, Jesus escolheu um como principal, o "primeiro entre iguais", Simão, a quem Ele chamou Pedro, ...
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma instituição religiosa mundial organizada oficialmente em 1863 e que hoje conta com mais de 22 milhões de membros, distribuídos oficialmente em 212 países.
É verdade que Jesus Cristo fundou a Igreja Católica?
Sim. Todo católico deve saber que Jesus fundou a Igreja Católica quando concedeu a Pedro, o Apóstolo, o poder das Chaves. Este poder é um poder de ensinar infalivelmente sobre fé e moral, e a autoridade de perdoar pecados (esta autoridade foi aperfeiçoada e estendida a todos os Apóstolos em João 20:22-23).
Jesus estabeleceu Sua Igreja quando esteve na Terra. Ela foi chamada de Igreja de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 27:8), e os membros foram chamados de santos (ver Efésios 2:19–20).
Uma vez que a Igreja Católica é a única Igreja de Cristo, as demais denominações religiosas de origem reformada, sem as diminuir em nada, não são consideradas Igrejas, mas “Comunidades Eclesiais”. Assim, sem muitos rodeios, temos a única Igreja de Cristo, que é a Igreja Católica e as demais comunidades eclesiais.
Qual é o verdadeiro significado da palavra igreja?
Este termo tem origem no grego ekklesia, que quer dizer uma assembleia de cidadãos livres. Foi adotado pelos autores do Novo Testamento e empregado para referir a uma Nova Aliança do povo de Deus. Com o passar do tempo, a palavra igreja adquiriu um novo significado: edificação dedicada ao culto religioso.
Durante a Reforma Protestante, os teólogos protestantes adotaram o termo como se referindo à "verdade do evangelho". Martinho Lutero referiu-se à "evangelische Kirche" ("igreja evangélica") para distinguir protestantes de católicos da Igreja Católica Romana.
O que significa a palavra igreja para os católicos?
A palavra Igreja (“ekklesía” do verbo grego “ekkaléin” chamar fora) significa “convocação”. Designa as assembleias de caráter religioso em geral. No Antigo Testamento, o termo era utilizado para designar o povo eleito reunido diante de Deus, especialmente aquele que, no Monte Sinai, recebeu a Lei por meio de Moisés.
Onde está escrito na Bíblia que Jesus fundou a Igreja Católica?
“A Igreja nasce do querer de Jesus Cristo, sob o alicerce dos apóstolos, confiando-a à pessoa de Pedro”, explicou, fazendo referência às palavras de Jesus a Simão: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18-19a).
Em resumo, seguir a Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6) e os exemplos que Ele nos deixou, amar a Deus sobre todas as coisas (Mt 6:33) e ao próximo (Mc 12:33) constitui o verdadeiro Cristianismo, a religião deixada por Jesus como uma bênção para nossas vidas.
Em Doutrina e Convênios 1:30, o Senhor declarou que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é “a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra, com a qual eu, o Senhor, me deleito, falando à igreja coletiva e não individualmente”.