A palavra burocracia tem sua origem a partir do francês bureau (escritório) e do grego kratia (po- der). De acordo com a análise de Max Weber, a burocracia é um sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de um gran- de número de indivíduos, cada qual detendo de uma função especializada.
Assim, "burocracia" é um termo híbrido, composto pelo francês, bureau (escritório) e pelo grego, krátos (poder ou regra), significando uma forma de dominação exercida por funcionários de escritórios.
Burocracia designa, em Weber, um quadro de funcionários que, organi- zados dentro de uma forma específica e submetidos a normas de conduta também específicas e determinadas, exercem autoridade legal.
O modelo surge como uma resposta às práticas desumanas e injustas presentes nas organizações durante a Era Vitoriana. Décadas mais tarde, surge, então, na Administração, o termo Teoria Burocrática.
O dicionário define “burocracia” como sistema de execução de atividades que se pautam em regulamentos fixos, rotina e hierarquia com linhas de autoridade/responsabilidade bem definidas. Já “burocrata” como pessoa que exerce uma função agarrada à rotina com excesso de formalidade e burocracia.
O alemão Max Weber foi um dos mais renomados pensadores sociais, fundador e expoente da teoria sociológica clássica. Ele elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do direito.
A burocracia tem as seguintes características: di- visão do trabalho, hierarquia de autoridade, racionali- dade, regras e padrões, compromisso profissional, registros e escritos e a impessoalidade.
Enfim: complicado, cheio de regras, demorado e chato. Quando se usa o adjetivo "burocrático", portanto, são essas características que indicamos a uma situação, serviço ou processo.
O que é a burocracia? Teoricamente, burocracia é o nome dado a um tipo específico de estrutura, que com seu conjunto de regras e procedimentos, visa garantir a impessoalidade nos processos - isto é, que as diferenças sociais e econômicas, além dos interesses pessoais, não interfiram na estrutura.
Burocracia designa, em Weber, um quadro de funcionários que, organi- zados dentro de uma forma específica e submetidos a normas de conduta também específicas e determinadas, exercem autoridade legal.
A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Não se sabe ao certo como a Palavra Burocracia foi tão deturpada pela Sociedade.
Weber define burocracia como a estrutura administrativa de que se serve o tipo mais puro de dominação racional-legal. Assim, constitui-se num tipo de poder derivado principalmente da concentração da informação e da capacidade organizacional, dado o saber especial que possui.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Qual é o foco da teoria da burocracia de Max Weber?
Weber define a burocracia como a estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo.
Segundo Chiavenato (2003), os procedimentos burocráticos são meios que as pessoas utilizam para racionalizar ações e para alcançar os objetivos com eficácia. O autor expressa esses procedimentos como normas formais que garantem a organização e o equilíbrio gerencial de uma empresa.
1. Funcionário público, em especial das secretarias de estado. 2. [Depreciativo] Funcionário administrativo que cumpre de forma rígida e cega os trâmites e torna o serviço demorado e ineficiente.
Em sua entrevista concedida para o “Correio da Cidadania” em 2014 quando esteve no Brasil, Michel Löwy declara que a alegoria “jaula de aço” é a ideia do capitalismo como um sistema total, que determina a vida dos indivíduos através de um sistema de forças impessoais que ninguém controla.
Quais são as desvantagens da Teoria da Burocracia?
E quais são as desvantagens da burocracia segundo Max Weber? Internalização das normas, excesso de formalismo e uso de papel, resistência a mudanças, despersonalização e categorização do relacionamento, superconformidade, exibição de sinais de autoridade e dificuldade com clientes.
Foi na segunda metade do século XVIII que surgiu o termo burocracia, a fim de dar nome aos procedimentos do órgão estatal. A palavra burocracia - cunhada pela primeira vez pelo ministro francês da época - origina do termo latino burrus e do termo francês bureau.