A brincadeira acontece quando uma pessoa tem olhos vendados com um tecido e sai a procura dos outros integrantes, no intuito de descobrir quem é. Todas a vezes que a “cabra cega” acertar o nome da pessoa tira a venda dos olhos, venda a pessoa encontrada, que se torna a "cabra cega", e recomeça toda a diversão.
Origem. Acredita-se que brincadeira tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra-cega eram opção para recreação.
No Brasil, a presença de uma cobra cega em um ambiente doméstico pode ser interpretada de várias maneiras, dependendo da cultura local e das tradições familiares. Uma das crenças mais comuns é que a cobra cega representa a chegada de mudanças ou transformações na vida da pessoa que a encontra.
Dizem os japoneses que nem sempre a cobra cega foi cega. Antigamente ela tinha olhos e enxergava muito bem. Mas tudo começou há muitos e muitos anos, antes mesmo dos sinos das montanhas passarem a ser tocados, todos os dias, ao amanhecer e ao entardecer no Japão. Havia naquele tempo, um jovem lenhador de nome Kihei.
Regras do jogo: De olhos vendados, uma das crianças (escolhida ou sorteada) será a cabra-cega e, com os olhos vendados, tentará pegar os outros participantes da brincadeira. O primeiro a ser pego assume o posto de cabra-cega. O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado.
Esse jogo é bem parecido com outro clássico, o pega-pega. O objetivo da brincadeira cabra-cega é pegar um dos participantes enquanto se está vendado. Daí vem o nome “cabra-cega”. O jogador pego se torna o próximo a ser vendado e assim por diante.
Percebe-se que a variação ao nome atribuído ao jogo é fruto desses significados e sentidos. português) compilado entre os anos de 1635 e 1672, o estudioso inglês Francis Willughby já descrevia a brincadeira em que crianças pulavam sobre linhas no chão no percurso que simbolizava a trajetória do homem através da vida.
O objetivo da brincadeira cabra cega é estimular a interação entre os participantes de forma divertida, desenvolver a audição e percepção sensorial, além de trabalhar a confiança e a coordenação motora.
Embora possuam uma boca cheia de impressionantes dentes pontiagudos, esses anfíbios não oferecem risco aos humanos. As fileiras de presas ajudam esses animais a capturar seus alimentos, como as minhocas, que são engolidas inteiras. As cobras-cegas também se alimentam de insetos e outros invertebrados.
Tire a sorte no par ou ímpar, no 0 ou 1 para ver quem será a cabra-cega. A cabra-cega deverá ter os olhos vedados com um lenço. Depois as crianças deverão rodar a cabra-cega e iniciar a brincadeira com as perguntas e respostas: Todos: Cabra-Cega, de onde você veio?
Algo que certamente não bate com as ideias de castidade da Igreja. Por causa desta característica mais sensual, os faunos também eram criaturas associadas a orgias na antiguidade. Isso fez com que o próprio anticristo tivesse acessórios de cabra, como as patas e os chifres.
Apesar de deixar as pessoas preocupadas e da possibilidade de morder, o réptil, que pode chegar a meio metro de comprimento a depender da espécie, não é peçonhento, ou seja, não tem veneno. "Ele é inofensivo para nós", afirma. A espécie é conhecida como cobra-cega, também, mas não é uma cobra.
É NECESSÁRIO UM LENÇO OU PANO PARA AMARRAR À VOLTA DOS OLHOS DE UMA DAS CRIANÇA QUE SERÁ A CABRA-CEGA. OS PARTICIPANTES COLOCAM-SE DE MÃOS DADAS FORMANDO UMA RODA. A CABRA-CEGA FICA NO CENTRO DA RODA, E COM OS OLHOS VENDADOS COMEÇA A CIRCULAR TENTANDO PEGAR ALGÉM. QUEM FOR PEGO PASSA A SER O CABRA –CEGA.
Descrição: Posicionados em círculo, segurando as mãos, escolhem por sorteio ou por indicação a “cobra-cega” que se dirigirá ao centro da roda como os olhos vendados. Dando três voltas sobre si mesma, falando: “Cobra-cega de onde vem? Resposta: venho de cima de Belém, pergunta: trouxe cravo e canela?
O Sargento alerta que, em casos de encontro de serpentes em casa, é importante tratar todas como venenosas. "Não mate, não maltrate e nem tente capturar a cobra". "Mantenha a vigilância do animal de uma distância segura e acione o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros através do 193", completa o bombeiro.
O objetivo é que um jogador com os olhos vendados consiga agarrar e identificar um dos companheiros, através do toque e dentro de um espaço previamente definido. O jogador identificado passa a ser a “Cabra Cega”, e a dinâmica repete-se.
Acredita-se que a brincadeira, que já foi popular entre a criançada, tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra- cega eram opção para ...
A origem do jogo está na Roma Antiga, onde foi inspirado nos treinamentos militares dos soldados romanos. Naquela época, as crianças imitavam a marcação que eles faziam no chão para treinar e pulavam para lá e pra cá só de brincadeira. Hoje, a amarelinha é conhecida em muitos países.
Em relação a esse passatempo, especula-se que sua criação ocorreu na China, aproximadamente 500 anos antes de Cristo. Além disso, não são só os pequenos que se divertiam com esse jogo: na Era Vitoriana e na Idade Média, a cabra-cega era entretenimento na Casa dos Tudor, dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603.
Ele ressalta como o jogo "Cabra-Cega" ajuda a desenvolver habilidades como a orientação espacial, a atenção, a concentração e a confiança. Ele lembra aos alunos que o jogo é uma brincadeira, mas que, ao mesmo tempo, é uma forma divertida de aprender e desenvolver habilidades importantes para a vida.
Ocupando o primeiro lugar da nossa lista, a amarelinha é uma das brincadeiras tradicionais mais antigas de que se tem notícia, talvez devido a sua praticidade. Há referências a esta brincadeira entre os Romanos na Antiguidade, e foi amplamente praticada na baixa idade média, entre os séculos XI e XVI.