Uma das lendas africanas mais conhecidas é a da girafa e do rinoceronte, a qual busca explicar a origem de certos aspectos da natureza e por que a girafa tem o pescoço tão longo.
Lenda mais famosa do folclore brasileiro, o Saci Pererê é um ser mágico e inquieto, que aparece e desaparece misteriosamente, pula de um lado para o outro, corre atrás de dos caçadores na floresta para afugentá-los, e é conhecido pelo seu assobio e risadas quando realiza travessuras.
A segunda lenda diz que a árvore reinava sobre toda a África, mas o baobá era tão soberbo que os deuses se enfureceram e as colocaram de cabeça para baixo como castigo. A lenda diz, ainda, que aqueles que comerem seus frutos serão amaldiçoados com a morte pela boca de um leão.”
O continente africano possui vários povos com mitologias diferentes. Na mitologia Yorùbá, por exemplo, existem cerca de 400 deuses diferentes, que possuem características e significados diversos.
Uma das lendas africanas mais conhecidas é a da girafa e do rinoceronte, a qual busca explicar a origem de certos aspectos da natureza e por que a girafa tem o pescoço tão longo.
Segundo a lenda, a galinha d'angola, ganhou como ornamento, os pingos de chuva que foram resvalando em suas penas, transformando-a, como fora prometido, em uma das aves mais lindas de toda a África.
(…) a imagem da Cruz como Árvore do bem e do mal, e Árvore Cósmica, tem origem nas tradições bíblicas. É, porém, pela Cruz (= o Centro) que se opera a comunicação com o céu e que, ao mesmo tempo, é 'salvo' o universo em sua totalidade.
É uma filosofia que consiste em acreditar que cooperando se consegue a harmonia, já que se consegue a felicidade de todos. Essa é uma belíssima lenda africana que aborda valores sobre cooperação, igualdade e respeito. Vocabulário: Relatos – Narração, descrição, explanação ou explicação feita oralmente.
A Lenda dos Tambores é uma história infantil inspirada numa lenda africana que conta sobre macacos que querem trazer a lua para Terra. Eles acham uma solução, mas o plano deles não deu muito certo, pois um dos macacos fica na lua que dá para ele de presente um tambor8.
Não existe um consenso sobre como ele teria perdido uma das pernas. Em uma versão do mito, o Saci teria perdido uma das pernas em uma briga de capoeira. Em outra, a figura era um menino escravizado, que corta a própria perna após ser acorrentado e se torna uma pessoa livre.
Lá, a Cuca é descrita como uma "horrenda bruxa" que tem audição muito apurada, é "velha como o tempo", vive em uma caverna na floresta e só dorme uma noite a cada sete anos. Segundo o livro, a Cuca tem "cara de jacaré e garras nos dedos como os gaviões".
Nas tribos africanas, as histórias eram criadas por e para as pessoas do próprio grupo. Elas serviam para ensinar, transmitir valores culturais e frisar pontos sobre a vida. As histórias refletiam a identidade cultural de uma tribo. Cada uma delas possuía um ritual próprio para contar as histórias.
QUANDO O LEÃO SABIA VOAR diz a lenda que há muito tempo, o leão sabia tinha asas, o que ele, o que fazia que nada escapasse dele, Um dia ele foi caçar e por enquanto um sapo gigante invadiu seu covil, onde ele guardava os ossos de suas presas, e quebrou os ossos dele, e disse para os corvos do covil digam que estou no ...
Uma das lendas indígenas mais conhecidas é a da Caipora. O ser é descrito como um índio de pele escura e que se move muito rápido. Seu corpo é coberto de pelos e aparece, geralmente, sem roupas. Diz a lenda que a Caipora é o rei dos animais da floresta e que faz acordos com caçadores sobre suas caças.
A lenda nos ensina que a verdadeira amizade transcende diferenças. Seres distintos, como a girafa e o rinoceronte, podem encontrar forças na diversidade, reforçando que o respeito mútuo é o caminho para relacionamentos saudáveis e duradouros.
Ubuntu ou “Eu sou porque nós somos”, é um conceito e filosofia de origem africana que leva à percepção de que nos humanizamos por meio da conexão e relação com o outro. O termo transmite um significado muito importante, de que todos nós, a partir da colaboração, cocriação e solidariedade podemos nos desenvolver.
O baobá é considerado, por muitos, a árvore da vida e carrega muito significado. A identidade social africana de alguns povos é interpretada pela ideia de que as raízes do baobá representam os ancestrais e as memórias da comunidade, enquanto o tronco representa as crianças e os jovens em crescimento.
Origem. Foram descobertos no condado de Schoharie, Nova Iorque, fósseis do que é considerada a mais antiga árvore do mundo, trata-se de amostras bem preservadas da espécie conhecida como Wattieza, também conhecida como árvore de Gilboa, com idade estimada de 380 milhões de anos.
🪻 Esse nome surgiu porque, na Antiguidade, acreditava- se que as propriedades medicinais da espécie eram capazes de inibir a libido. No entanto, hoje em dia isso mudou e a planta é utilizada para tratar problemas relacionados à menstruação e infertilidade.
Se você é um apaixonado por aves, está no lugar certo. Vamos falar sobre esse animal, também chamado de capote, guiné, galinha-do-mato, pintada, entre tantos outros nomes.
O sapo e a cobra é uma lenda africana e mostra como o preconceito é ruim , pois separa as pessoas. O sapo e a cobra se encontraram na floresta e iniciaram uma conversa. A cobra ensinou o sapo a rastejar e ele explicou como tinha de fazer para pular. E ficaram de se encontrar no outro dia para brincarem novamente.