As funções da linguagem são formas de comunicação segundo a intenção do falante. Ela é dividida em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
A Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo. Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem.
Funções da Linguagem – Referencial, Emotiva e Conativa ou Apelativa [Prof Noslen]
Qual a função poética?
A função poética é aquela voltada para a construção estética do texto, muito comum em poemas. A função poética é um recurso voltado para a construção estilística do texto. Ela está presente em uma diversidade de gêneros textuais, sendo mais comum em produções literárias, como os poemas, ou em anúncios publicitários.
Função referencial ou denotativa: para identificar a função referencial ou denotativa é preciso constatar se o texto fala de um conteúdo real, ou seja, que pode ser verificado e atestado como verdade. O objetivo é falar de coisas que existem na realidade.
Receptor (comunicação) (AO 1990: receptor ou recetor) é um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação e a decodifica, isto é; transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.
A função conativa ou apelativa é utilizada em diferentes situações comunicativas que são direcionadas diretamente ao interlocutor. "Antes de dirigir, lembre! Sua família te espera mais tarde. Atenção redobrada!"
Metalinguagem é uma das funções da linguagem. Caracteriza-se por destacar a própria linguagem utilizada na comunicação. Ela está presente em textos verbais e não verbais. A metalinguagem é um processo que evidencia a própria linguagem utilizada na comunicação.
Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral.
O que é função apelativa? A função apelativa ou conativa tem sempre um objetivo de convencimento do interlocutor. O próprio nome já indica esse sentido, que pretende fazer um apelo a quem está recebendo a mensagem, convencer o outro a tomar alguma ação.
Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém. Sendo assim, considerando os elementos que constituem a comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto), as funções dividem-se em: emotiva. conativa.
Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.
Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição. Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem.
A comunicação tem quatro funções básicas dentro da organização: controle, motivação, expressão emocional e informação. Nesse sentido, analisaremos as 4 funções da comunicação em detalhes, e como elas atuam no trabalho das unidades judiciárias. Acompanhe!
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.
A Função Emotiva, também chamada de Função Expressiva, fundamenta-se na subjetividade, isto é, na mensagem que é utilizada pelo emissor, caracterizada pela transmissão de emoções e sentimentos. A função emotiva faz parte das funções da linguagem que estão entre os principais assuntos que caem nas provas.
A função referencial ou denotativa é uma das funções da linguagem. Ela é marcada pela objetividade e pode ser encontrada em textos expositivos ou informativos. A função referencial é encontrada em textos expositivos ou informativos, como notícias e artigos científicos.
A função fática envolve o contato entre o emissor e o receptor, seja para iniciar, prolongar, interromper ou simplesmente testar a eficiência do canal de comunicação.
A função emotiva ou expressiva é a função da linguagem que destaca as emoções e sensações, ou seja, a subjetividade do emissor da mensagem. Frequentemente presente em textos autobiográficos, narrativos e líricos, ela se caracteriza pelo uso de verbos em primeira pessoa.
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes.