A tangerina (nome científico: Citrus reticulata), também conhecida como laranja-mimosa, mexerica, mandarina, fuxiqueira, poncã (ou ponkan), manjerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.
Paulo explica que mimosa, assim como mexerica, também é um nome utilizado para referenciar a tangerina montenegrina e não necessariamente uma outra variedade da fruta. A nomenclatura é mais comum no Paraná, conforme explica o engenheiro.
Paraná e Santa Catarina: “Mimosa” é o termo mais comum, especialmente em Curitiba e no litoral. Sudeste e Centro-Oeste: “Mexerica” domina em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Já a bergamota, de nome científico Citrus deliciosa Tenore, pode também ser chamada de mandarina, ou mimosa e, em alguns lugares, de mexerica. É rica em vitamina C, vitamina A e antioxidantes. E a bergamota é muito famosa por este nome em um estado específico do Brasil, o Rio Grande Do Sul.
A bergamota, conhecida também como mexerica, mimosa, mandarina ou pelo nome científico de *Citrus deliciosa Tenore,* é uma fruta da família das tangerinas, sendo rica em vitamina C, vitamina A e antioxidantes que ajudam a prevenir alguns problemas de saúde, como gripes, câncer, anemia ou infarto.
Mexerica, mimosa e poncã: BG descobre a diferença entre algumas frutas
O que é mais saudável, laranja ou mexerica?
A maior diferença nutricional entre essas frutas é que a primeira contém uma quantidade maior de vitamina A. Mas a laranja não fica atrás: ela tem menos calorias e é mais rica em vitamina C.
Comer a bergamota com o bagaço ajuda a controlar e prevenir a diabetes, pois a pectina, que é a fibra presente na fruta, ajuda a diminuir a velocidade de digestão dos alimentos e a absorção de açúcar no intestino, controlando os níveis de glicose e do hormônio insulina no sangue.
quantidades de magnésio, potássio e fósforo; auxilia o sistema imunológico; auxilia a manutenção dos glóbulos vermelhos; é rico em zinco, niacina e ferro.
As principais variedades cultivadas são a cravo, poncã (pokan), dancy e montenegrina. A tangerina ocupa, provavelmente, a maior faixa de adaptação climática entre os citros. As plantas são igualmente tolerantes a altas e baixas temperaturas.
A tangerina, também chamada de Robson, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, vergamota, clementina, ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.
Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de "mimosa".
Quem quer emagrecer pode comer farinha de mandioca?
No entanto, a farinha de mandioca tem baixo índice glicêmico, ajudando a controlar a glicemia no sangue e diminuindo a fome ao longo do dia. Por isso, quando consumida com moderação e em preparações saudáveis, a farinha de mandioca ajuda na perda de peso.
A farinha de aveia, rica em nutrientes e fibras, promove a saúde digestiva, mas pode não ser adequada para quem tem intolerância ao glúten. Já a farinha de amêndoas, além de saborosa, é uma opção com zero carboidratos e rica em gorduras saudáveis.
Maçã: Contém uma fibra chamada pectina, ótima no controle da glicemia, prolonga a sensação de saciedade e também o controle do mau colesterol. Abacate: É uma fruta bastante indicada para quem tem diabetes, quase não contém açúcar e é rico em um tipo de gordura que aumenta o bom colesterol.
Qual é a fruta que o diabético pode comer à vontade?
Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas das opções de frutas ricas em vitamina C! Fibras: possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal e pode ser muito importante na alimentação das pessoas com diabetes. Entre as frutas ricas em fibras estão a goiaba, maçã, pêra e abacate.
Olá tomar vitamina de banana junto com mamão ou abacate quase todos os dias pode aumentar a glicose? Os alimentos que aumentam a glicose são principalmente aqueles ricos em carboidratos, como pães, massas, batatas, doces dentre outros. A vitamina de banana com outras frutas não aumenta significativamente a glicose.