O umbu, ou imbu, é da família das anacardiáceas, a mesma que pertencem a manga, o caju, o cajá (ou taperebá) e o cajá-manga, E originário dos chapadões semiáridos nordestinos, de suas regiões menos chuvosas.
Nomes populares (sinônimos): imbu, ambu, ombu, embu // Nome científico: Spondias tuberosa // Área geográfica: Região Nordeste e Minas Gerais (Norte e Nordeste).
Elas possuem propriedades medicinais e são muito usadas na medicina caseira para o tratamento de diarreias e no controle de verminose. O suco das raízes do umbuzeiro é uma bebida saudável, que proporciona ao sertanejo doses apreciáveis de sais minerais e de vitaminas, principalmente de vitamina C.
O umbu é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro e cálcio. Esses nutrientes desempenham um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo inflamações e prevenindo doenças.
O umbu é muito utilizado na produção de polpas de fruta, uma vez que o fruto maduro dura no máximo dois ou três dias, o que dificulta o consumo in natura. A polpa é utilizada em sucos, sorvetes, picolés, geleias e doces. As raízes do umbuzeiro também são utilizadas na culinária popular e apresentam sabor adocicado.
O inhame fornece diversos benefícios à saúde por possuir propriedades antioxidantes, digestivas, energéticas, hipolipemiantes, estrogênicas, anti-inflamatória, hipoglicemiantes e hipotensoras, graças ao seu teor de fibras, betacarotenos, vitamina A, potássio e diosgenina.
A nutricionista Juliana Nogueira detalha que o chá da casca do umbuzeiro é recomendado contra diarreias e outras moléstias. Esta preparação, que também pode ser feita com as folhas, é usada ainda como calmante. "Pode ser feito por infusão.
15/12/2011 – Sucos de frutas tropicais como araçá-boi, taperebá e umbu apresentam os maiores percentuais de acidez no desgaste do esmalte dos dentes (erosão dental).
Além disso, a semente de umbu apresentou maiores teores de fibras e de minerais como o ferro. Para a pesquisadora Virgínia Martins da Matta, o conhecimento da composição de subprodutos pode agregar valor ao umbu e fortalecer as cadeias produtivas do fruto, relacionada a agricultores familiares.
O mês de janeiro é o período em que inicia a safra do umbu nos municípios da região nordeste e no estado de Minas Gerais, durando quatro meses, de janeiro a abril.
Os benefícios do umbu são devido ao fato dessa fruta ser fonte de fibras, vitamina C e compostos bioativos, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e laxativas.
Pode comer o caroço da jabuticaba? Não é comum consumir o caroço da jabuticaba, mas contém antioxidantes e compostos que podem trazer benefícios à saúde. Entretanto, seu consumo em excesso deve ser evitado por conta de possíveis desconfortos digestivos.
O umbu contém vitamina A e ferro, dois nutrientes importantes para as defesas do organismo. Portanto, o consumo da fruta deixa o organismo mais resistente a doenças infecciosas como resfriados, gripes e viroses. A presença de ferro também reduz os riscos de anemia e outras inflamações.
Todas as frutas contêm açúcares naturais que são metabolizados e aumentam os níveis de glicose no sangue. No entanto, frutas como melancia, uvas, manga, abacaxi e bananas maduras contêm maiores quantidades de açúcares e têm um índice glicêmico mais alto, fazendo com que aumentem a glicose no sangue mais rapidamente.
Com alto teor de vitamina C, fibras e propriedades que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o umbu é uma verdadeira maravilha da natureza!
Existem pelo menos 2 espécies de inhame consumidas no Brasil: o cará e o taro. O cará é o mais conhecido e o mais utilizado no preparo de bolos e pães. Esse tipo de inhame pode, sim, ser ingerido cru nos sucos. Porém, o taro não pode, em hipótese alguma, ser consumido cru!
Sim, a batata-doce é um alimento rico em carboidratos complexos, o que a torna uma ótima fonte de energia para o corpo. E, graças ao seu teor de fibras, ela libera glicose (açúcar) no sangue de forma gradual – prologando a sensação de saciedade, evitando picos de insulina e contribuindo para o controle da glicemia.
Falo do inhame aquela raiz pequena e com pelinhos bastante consumida em alguns estados do país mas desconhecida de muitos brasileiros. O inhame é um excelente depurativo do sangue, desintoxica o organismo e dá sensação de saciedade.