O incentro de um triângulo é o ponto de interseção das três bissetrizes. Para localizar o incentro, pode-se desenhar cada uma das três bissetrizes e determinar o ponto em que todas se interceptam. O incentro também é notável por ser o centro do maior círculo inscrito possível dentro do triângulo.
→ O incentro de um triângulo é equidistante de todos os seus lados, isto é, as distâncias entre o incentro e os três lados do triângulo são todas iguais.
Incentro é um ponto do triângulo onde suas bissetrizes se encontram. Em um triângulo, o incentro (símbolo I) é o ponto em que as suas três bissetrizes se cruzam, e fica à mesma distância de todos os seus lados.
AH = 2OM. Em outras palavras, a distância entre um vértice e o ortocentro é igual ao dobro da distância entre o circuncentro e o ponto médio do lado oposto.
O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.
Para encontrá-lo, é necessário determinar as suas três medianas, bem como o ponto de encontro entre elas. Quando o triângulo está representado no plano cartesiano, para encontrar o baricentro, basta calcular a média aritmética entre os valores de x e de y para encontrar o par ordenado do baricentro.
Quais são os 4 casos de congruência de triângulos?
1º caso de congruência: Lado, Lado, Lado (LLL) 2ºcaso de congruência: Lado, Ângulo, Lado (LAL) 3º caso de congruência: Ângulo, Lado, Ângulo (ALA) 4º caso de congruência: Lado, Ângulo, Ângulo oposto (LAAo)
Alturas: A altura de um triângulo é um segmento que tem uma extremidade em um vértice e a outra extremidade no lado oposto ao vértice, sendo que este segmento é perpendicular ao lado oposto ao vértice. Existem 3 alturas no triângulo retângulo, sendo que duas delas são os catetos.
O ortocentro é o ponto onde se intersetam as 3 alturas relativas de um triângulo, isto é, as perpendiculares traçadas desde os vértices até aos lados opostos (ou seus prolongamentos).
Bissetriz é a semirreta interna de um ângulo traçada a partir do vértice deste, dividindo-o em dois ângulos congruentes. As bissetrizes de um triângulo se encontram em um ponto conhecido como incentro, que é o centro da circunferência inscrita nesse polígono.
Existem segmentos de reta, com origem em um vértice de um triângulo, que aparecem bastante em exercícios e com grande quantidade de aplicações. A tais segmentos damos o nome de cevianas de um triângulo. Basicamente, são estudadas três cevianas: a mediana, a bissetriz e a altura.
Definição - a mediatriz de um segmento AB é a reta perpendicular a AB passando pelo seu ponto médio. No applet à esquerda, a mediatriz do segmento AB está em verde. Propriedade da mediatriz: todo ponto da mediatriz de um segmento é equidistante das extremidades do segmento.
Aprenda a calcular a distância entre dois pontos usando a fórmula da distância, que é uma aplicação do teorema de Pitágoras. Podemos reescrever o teorema de Pitágoras assim d=√((x_2-x_1)²+(y_2-y_1)²) para calcular a distância entre quaisquer dois pontos.
Podemos usar a equação y = mx + b que é equação reduzida da reta onde "m" é coeficiente angular e "b" é a interceptação em y. Dá para achar o valor de "m", podemos encontrar o coeficiente angular da reta. "m", ou o coeficiente angular, é a variação de "y" sobre a variação de "x".
A palavra ceviana é decorrente do nome do matemático italiano Giovanni Ceva (1648-1734), o qual formulou o teorema que leva o seu nome. As cevianas principais de um triângulo são: Mediana, que liga um vértice ao ponto médio do lado oposto. interno limitada pelo lado aposto.
O teorema de Pitágoras é uma relação entre os três lados de um triângulo retângulo. Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.