A equação de Torricelli é uma fórmula proposta no século XVII pelo cientista Evangelist Torricelli. A equação de Torricelli, no movimento uniformemente variado (MUV), é vf2=vi2+2∙a∙∆x . A equação de Torricelli, no movimento circular uniformemente variado (MCUV), é ωf2=ω02+2∙α∙∆φ .
A Equação de Torricelli permite o cálculo da velocidade final de um corpo que esteja em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) mesmo sem saber o intervalo de tempo em que percorreu. Trata-se de uma equação de cinemática elaborada pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli.
A equação de Torricelli, no movimento circular uniformemente variado (MCUV), é ωf2=ω02+2∙α∙∆φ . A determinação da equação de Torricelli é feita através da junção da função horária da velocidade no MUV com a função horária da posição no MUV.
A mesma lógica vale para a fórmula do "vovô ateu", que calcula a velocidade de um corpo, e para a de Torricelli ou "vovô e vovó e mais duas asas delta", utilizada para descobrir o intervalo de tempo, sendo elas, respectivamente: V= V₀ + AT e V²= V²₀ + 2AΔS.
O teorema de Torricelli é uma aplicação do princípio de Bernoulli e estuda o fluxo de um líquido contido em um recipiente, através de um pequeno orifício, sob a ação da gravidade. A partir do teorema de Torricelli pode-se calcular o caudal de saída de um líquido por um orifício.
A fórmula de Bhaskara nos ajuda a resolver qualquer equação do segundo grau. Primeiramente, convertemos a equação para a forma ax²+bx+c=0, na qual a, b e c são coeficientes. Em seguida, inserimos esses coeficientes na fórmula: (-b±√(b²-4ac))/(2a) .
S = So + Vt 🍦 Também conhecida como fórmula sorvete) é a função horária do espaço do movimento retilíneo uniforme. O movimento retilíneo uniforme é o movimento desempenhado por um móvel por uma trajetória retilínea com uma velocidade constante, ou seja, sem a ação de uma aceleração.
Q = m.c.Δt, fórmula usada para medir calor específico, em que Q é a quantidade de calor, m é a massa, c é o calor específico e Δt é a variação de temperatura. Ela pode ser memorizada como “Que MaCeTe“.
Torricelli concluiu que a força que mantinha a coluna de mercúrio no tubo era o peso do ar que pressionava sobre a superfície do mercúrio no recipiente. A altura da coluna de mercúrio no tubo era, portanto, uma medida da pressão atmosférica ao nível do mar.
t: “Vovô ateu” para lembrar da equação da velocidade no MUV; v² = v0² + 2 . a . Δs: “Vovô e vovó mais duas asas delta” te faz lembrar da Fórmula de Torriccelli.
∆S = variação do espaço (dada em metros); ∆t = intervalo de tempo. O deslocamento é encontrado subtraindo a posição final pela inicial (∆S = Sf - S0). Já o intervalo de tempo é definido como o tempo final do movimento menos o tempo inicial (∆t = tf - t0).
O primeiro registro da equação na literatura remonta aos estudos de Torricelli a respeito do movimento da água. Ao tentar determinar a velocidade de saída de um jato d'agua jorrando de um pequeno orifício de um recipiente, ele notou que a velocidade do fluxo seria igual a velocidade de uma gota em queda livre.
Sim, a raiz quadrada de zero é zero. (Isso está além da matemática do ensino médio, mas é possível estender os números reais adicionando um número extra que é elevado ao quadrado para zero, mas não é zero em si - isso dá origem aos números duais, que têm algumas propriedades interessantes.)
A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro.
A equação de Torricelli pode ser usada em exercícios que envolvem acelerações constantes nos casos em que o intervalo de tempo não é informado. Usando a equação de Torricelli, podemos determinar grandezas como velocidade inicial, velocidade final, aceleração e deslocamento.
A velocidade final de um objeto em queda livre pode ser calculada pela fórmula: v = g x t, onde v é a velocidade final em metros por segundo, g é a aceleração devido à gravidade, e t é o tempo total de queda.
Sorvete sobremesa: em geral o sorvete é constituído basicamente de 10 a 17% de gordura, 8 a 12% de extrato seco desengordurado, 12 a 17% de açúcares ou adoçantes, 0.2 a 0.5% de estabilizantes e emulsificantes e 55 a 65% de água. S = S0 + v . t: “Só sorvete” para decorar a equação do espaço no MU; S = S0 + v0 .