O câncer de colo do útero inicial costuma ser assintomático. Quando há sintomas, estes geralmente incluem sangramento vaginal irregular, que costuma ocorrer após o coito, mas pode acontecer espontaneamente entre as menstruações.
As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.
O primeiro sinal de câncer no colo do útero pode ser o sangramento vaginal anormal, que pode ocorrer fora do período menstrual, após a relação sexual ou após a menopausa.
Na ausência de tratamento, o tempo mediano entre a detecção de uma displasia leve (HPV, NIC I) e o desenvolvimento de carcinoma in situ é de 58 meses, enquanto para as displasias moderadas (NIC II) esse tempo é de 38 meses e, nas displasias graves (NIC III), de 12 meses.
O exame clínico minucioso é fundamental para determinar o estadiamento do câncer de colo de útero. Além disso, costuma-se associar algum exames de imagem complementares, sendo a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) da pelve os mais solicitados.
Quanto tempo o câncer de útero demora para se manifestar?
Para que o câncer do colo do útero se desenvolva em mulheres com sistemas imunológicos normais, são necessários de 15 a 20 anos. Em mulheres com sistemas imunológicos debilitados – as que estão infectadas pelo vírus HIV e sem tratamento –, o desenvolvimento do câncer pode levar apenas de 5 a 10 anos.
Quais as chances de sobreviver a um câncer no útero?
A taxa de sobrevida global, em 60 meses, foi de 63,6% nas mulheres com idade inferior a 50 anos e de 71,4% naquelas na faixa etária dos 50 anos ou mais, com p = 0,524. O RR de óbito por neoplasia cervical das mulheres com idade superior a 50 anos foi de 1,12, com p = 0,83.
Em raros casos, podemos fazer histerectomia com NIC 3. Reservamos estes casos para pacientes com recidiva de NIC 3, mas que já realizaram conização no passado e, por causa disso, o colo do útero ficou muito curto. Nestes casos, quando não é possível realizar uma nova conização, a histerectomia com NIC 3 está indicada.
Dificilmente uma ferida no colo do útero pode ser câncer.
Entretanto, a ectopia cervical merece atenção. Isso porque em casos de feridas com crescimento rápido — especialmente quando o tratamento não é realizado adequadamente — o risco de evoluir para uma doença mais grave é iminente.
No início, o câncer de colo de útero geralmente não apresenta sintomas, tornando-o difícil de detectar. Porém, em alguns casos, as pessoas sentem algumas dores antes da doença se espalhar, sendo uma delas na parte inferior das costas ou na pélvis.
O que pode ser confundido com câncer no colo do útero?
Os sintomas de câncer no útero podem ser confundidos com outras doenças, como a endometriose, por exemplo, e isso pode retardar o diagnóstico, o que contribui para o agravamento do caso.
O que a mulher sente quando está com câncer de útero?
Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.
As lesões ditas de alto grau, NIC 2 e NIC 3, são precursoras do câncer de colo do útero. Após este diagnóstico, é indicado de avaliação do colo uterino com exame de colposcopia e biópsia. Posteriormente, se define a necessidade de tratamento cirúrgico.
Além disso, o corrimento vaginal sem sangue pode ser um sinal de câncer de endométrio, sintoma presente em 10% dos casos. Por isso, qualquer corrimento anormal, com ou sem sangue, deve ser relatado ao médico.
Para quem a cirurgia de retirada do útero é indicada? A cirurgia de retirada do útero é indicada para mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero em estágio inicial e câncer nos ovários. É indicada ainda para pacientes que apresentem, miomas, hemorragias, endometriose grave e prolapso uterino.
Como tenho HPV se o meu marido não tem? É possível, sim, uma mulher ter HPV mesmo que o seu parceiro não apresente a infecção. Isso pode acontecer tanto por causa das características do vírus quanto pela forma como o HPV é transmitido.
Para o tipo histológico, a maior sobrevida específica foi entre as mulheres com adenocarcinoma (92,3%) e o tempo mediano de sobrevida foi de 53,5 meses. Conclusão: Este estudo mostrou que a sobrevida específica após cinco anos do diagnóstico se manteve em torno de 90% em pacientes com câncer de colo do útero.
Quanto tempo demora para a NIC 3 se transformar em câncer?
Zeferino et al. relataram médias de idade de 37,5 e 45,5 anos, quando do diagnóstico, respectivamente, para NIC 3 e carcinoma invasor E-I; o que indica uma duração média da fase NIC 3 de oito anos.
Encontrar uma lesão de alto grau no preventivo, seja um NIC 2 ou NIC 3, não é um problema, é uma solução. Essas lesões têm cura com um simples procedimento de remoção da área lesionada do colo do útero.
O câncer de colo do útero inicial costuma ser assintomático. Quando há sintomas, estes geralmente incluem sangramento vaginal irregular, que costuma ocorrer após o coito, mas pode acontecer espontaneamente entre as menstruações.
Quantas sessões de quimioterapia para câncer de útero?
Geralmente as sessões acontecem cinco vezes por semana, durante cinco a sete semanas. Normalmente, é combinada com quimioterapia, mas pode ser utilizada sozinha. O procedimento em si é indolor, mas resulta em alguns efeitos colaterais como: Fadiga (cansaço);
A cirurgia de histerectomia normalmente custa uma média entre R$ 8000 a R$ 10.000, a depender do tipo do procedimento, que pode ser videolaparoscopia ou por via abdominal, por exemplo.