E se você ainda está considerando se deve ou não começar, lembre-se de que a faixa mais difícil de se conseguir é a branca, pois exige que você dê o primeiro, e muitas vezes, o mais desafiador passo.
Qual a faixa mais difícil de conseguir no Jiu Jitsu?
Uma das faixas mais complicadas no Jiu Jitsu sem dúvida é a faixa azul, não pela dificuldade das técnicas e sim pela transição de iniciante para graduado.
**Preta**: A faixa preta é o mais alto nível de faixa no Jiu-Jitsu. É concedida a praticantes que atingiram um alto grau de habilidade, conhecimento e dedicação ao esporte.
Dentro do Jiu Jitsu existe um sistema de faixas, as quais correspondem ao seu desenvolvimento aos olhos do mestre dentro do esporte, há faixas infantis, entretanto, as mais conhecidas são as tradicionais branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca e a última, que é a vermelha.
A ordem progressiva começa com a faixa branca, simbolizando o nascimento do conhecimento, e culmina na cobiçada faixa preta karate, que representa a competência e a seriedade de um verdadeiro karateka.
Para se graduar em faixa azul ou roxa a idade mínima é de 16 anos. Já a marrom aos 18 anos e a preta com idade de 19 anos. A faixa vermelha e preta será concedida ao aluno que tiver no mínimo 50 anos de idade.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a faixa da esquerda é destinada a veículos mais rápidos, para ultrapassagens, e também a veículos de socorro, como ambulâncias, polícia, fiscalização e operação de trânsito.
Acredita-se que as raízes do jiu-jítsu (em português, também jujútsu ou jiujutsu) tenham vindo do Japão, como acontece com a maioria das artes marciais, mas foi no Brasil que essa luta ganhou a forma como é conhecida hoje. A família Gracie é a grande responsável pela popularização da modalidade no mundo todo.
Em geral a branca é a primeira e a preta é a última. Em outros casos não há faixas ou graduações, o que conta é o tempo de treino ou conquistas em eventos e torneios. Nesse texto você vai conhecer o método que a Bravo Kung Fu usa para dividir seus conteúdos. Confira!
Faixa Azul: a cor azul representa o céu, indicando que o praticante está se aproximando dos altos níveis de habilidade. É um estágio onde a habilidade técnica se funde com a mente e o corpo.
Quando o lutador chega à faixa preta, ele passa a evoluir em graus, denominados dan, de forma crescente. No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.
No sistema de graduação do jiu jitsu brasileiro, a faixa vermelha é geralmente reservada para mestres que alcançaram o 9º e 10º grau. Esses graus são uma honra e reconhecimento de uma vida dedicada ao jiu jitsu, com contribuições significativas para a arte.
Quantas faixas Coral de jiu jitsu existem no Brasil?
A faixa coral (vermelha e preta) é concedida a faixas-pretas que alcançaram o sexto ou sétimo grau. Ela simboliza um alto nível de maestria e contribuições significativas para a arte do Jiu Jitsu.
O que significa “Oss”? “OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”. O segundo caractere não é pronunciado.
Esta é a honraria máxima da arte suave atingível, já que o décimo grau está destinado somente aos pioneiros do "Brazilian Jiu-Jítsu", os cinco irmãos responsáveis por difundir a arte marcial: Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Hélio.
Uma das mais comuns é a presença de veículos que circulam devagar na via da esquerda, conhecida como faixa da ultrapassagem. O senso comum costuma apontar os motoristas apressados como os principais vilões das estradas, mas quem anda devagar na esquerda também pode criar sérios riscos.
O tempo típico que leva para progredir nos níveis de faixa no jiu jitsu brasileiro é o seguinte: Faixa Branca: 6 meses a 2 anos. Faixa Azul: 1,5 a 3 anos. Faixa Roxa: 1,5 a 2 anos.
Essa idade é muito relativa, mas, segundo a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, a idade mínima para praticar o Jiu-Jitsu é a partir dos quatro anos de idade. De acordo com a CBJJ, existem graduações de faixa branca a partir dessa idade, indo até a verde e preta, aos 15 anos.
Não é permitido a um graduado “pular” um DAN, cada etapa precisa ser vencida e conquistada aos poucos. Oficialmente, 15 pessoas na humanidade conquistaram o 10º dan pela Kodokan (Escola de Judô criada por Jigoro Kano em 1882), até os dias de hoje. Os três mais recentes foram promovidos em 2006.
A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas, é uma faixa preferencial. Há a demarcação da via entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas – para que as motos possam transitar com mais disciplina e segurança, e sem alterar a dinâmica já existente na via.
O Karatê Shotokan é composto por 7 faixas, da branca à marrom, após a qual vem a preta 1° dan e assim por diante. Existem 26 katas oficiais. O treino de karatê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.