Eles, incluindo os escribas, consideravam os gentios como impuros e condenados por Deus. Diante desse conflito, a comunidade de Marcos descreve o encontro de Jesus com a mulher siro-fenícia e sua filha possuída por demônio, simbolizando o encontro dos judeus galileus com os endemoninhados.
O objetivo geral do artigo é mostrar que o texto de Mc 7,24-30 é fruto de uma memória coletiva de retóricas de conflito cujo reflexo está no diálogo entre Jesus e uma mulher estrangeira, duplamente vítima de preconceitos, por sua condição de mulher e por não pertencer ao povo da aliança.
Mateus 7:24-27 nos convida a uma reflexão profunda sobre os fundamentos de nossa vida. Construir sobre a rocha é um desafio constante que requer discernimento, compromisso e a graça de Deus.
O relato sobre o diálogo de Jesus com a mulher siro-fenícia reflete duplamente a memória coletiva: por um lado recupera o agir de Jesus que acolhia todas as pessoas, portanto, os gentios tem igual dignidade ao judeu no Reino de Deus; por outro, reafirma a dignidade da mulher no movimento de Jesus.
24 "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Não é bom tirar o pão dos filhos e dar los aos cachorrinhos.?
Ele respondeu: não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Disse ela, porém: sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Jesus respondeu: mulher, grande é a tua fé! Seja conforme desejas.
Efatá foi a palavra que Jesus falou quando lhe trouxeram um homem que era surdo e falava com dificuldade, Jesus levantando os olhos, suspirou e disse... EFATÁ... que quer dizer “abre-te”, e imediatamente os ouvidos do homem se abriram e a sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente (Marcos 7:34).
Não é dado nenhum motivo, entretanto, os fatores étnicos, culturais, religiosos, econômicos e políticos, como também seu gênero, sugerem numerosas razões para Jesus ignorá-la. Num segundo momento Jesus afirma: "Não é bom tirar o pão dos filhos e dá-los aos cachorrinhos".
Interpretação. Para grande parte dos comentaristas bíblicos, edificar a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não que age com imprudência e superficialidade. A obediência é o sólido fundamento para que se possa resistir às tempestades da vida.
▪️ A diferença entre o PRUDENTE e o INSENSATO Ambos podem receber as mesmas instruções, e a diferença é que o prudente prática e o insensato apenas guarde seu conhecimento.
A rocha é uma figura aplicada a Cristo: …e todos beberam da mesma água espiritual, pois beberam da rocha espiritual que os acompanhava, e ESSA ROCHA ERA CRISTO (1 Co 10.4). Cristo é a Rocha eterna na qual o povo de Deus é edificado (Is 26.3-4; 1 Pe 2.4-5).
Em Marcos 7,24-30, Jesus rompe a fronteira e adentra no território de Tiro. A situação era muito tensa, pois Jesus se encontra em terra estrangeira e o seu primeiro encontro em terra Siro-fenícia é com uma mulher, considerada duplamente impura para judeus por ser mulher e por ser estrangeira.
“Quem ouve minhas palavras e as pratica é tão sábio como a pessoa que constrói sua casa sobre uma rocha firme. Quando vierem as chuvas e as inundações, e os ventos castigarem a casa, ela não cairá, pois foi construída sobre rocha firme.
O que significa a palavra efatá no mundo espiritual?
“Efatá”, que significa “Abra-se”, é uma palavra poderosa de cura e libertação. Assim como Jesus abriu os ouvidos do surdo e soltou a língua do mudo, Ele pode abrir portas e trazer novas oportunidades para a sua vida. Vamos orar juntos para que Deus abra caminhos e manifeste o Seu poder em todas as áreas da sua vida.
A palavra “Efatá” quer dizer “abra-te” e é mencionada na bíblia, durante uma das curas realizadas por Jesus. De acordo com as escrituras, Jesus tornou a sair dos termos de Tiro e de Sidom, e foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis.
O que significa pegar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos?
A resposta de Jesus parece dolorosa, mas, na verdade, é um provérbio. Os judeus consideravam que aqueles que não faziam parte do povo eleito eram como cães. O Senhor foi até carinhoso ao dizer: “Não fica bem eu tirar o pão dos filhos para dar aos cachorrinhos”. Que mulher de fé extraordinária!
Qual o significado da palavra "das migalhas sobre a mesa"?
Na Bíblia, a menção de “migalhas” ocorre em contextos que frequentemente simbolizam algo pequeno ou mínimo, particularmente em referência a comida ou bênçãos.
Jesus não estava chamando aquela mulher de cachorro. Ele estava dizendo, você não é Israelita, ela era grega, então por isso você é 1 cão. Foi nesse sentido, Jesus não quis humilhá la. Na verdade, dali saiu 1 dos maiores testemunhos de fé.
Edificar uma vida espiritual é, então, buscar levar uma vida em comunhão com o Senhor. Fazer com que atos, palavras e pensamentos, sirvam para fazer Cristo amado e louvado. Fazendo tudo para agradar ao Senhor num culto espiritual da vida. “Nossa vida, todo o nosso ser deve ser um grito de Evangelho.