Com espessuras entre 0,11 e 0,13 já conseguimos um bom equilíbrio dos graves (linhas de baixo), médios (harmonia) e agudos (melodia), poderíamos separar desta forma. Você deverá decidir qual espessura é a mais confortável já que uma boa regulagem dará conta de todo o resto.
As cordas de espessura entre . 040 e . 045 são as mais encontradas em lojas e as mais utilizadas por quem toca. Geralmente tem mais sustain do que as mais leves e possuem um som mais cheio.
Vale ressaltar que a primeira corda é mais fina do violão. É popularmente conhecida com “Mizinha”, mas também, pode ser chamada de “alta Mí”. E, a sexta corda do violão é a mais grossa.
Cordas 010 tendem a ser mais fáceis de pressionar e são ideais para iniciantes ou músicos que preferem uma sensação mais leve ao tocar. Por outro lado, cordas 011 oferecem um pouco mais de resistência e produzem um som mais encorpado, sendo preferidas por músicos que buscam maior projeção e volume.
Como posso saber a espessura da corda do meu violão?
As cordas de aço possuem diferentes espessuras e “durezas” por assim dizer. Se pegarmos agora um pacote de cordas para violão (encordoamento), é possível ver uma numeração como 009, ou 010 ou ainda 011. Esses números servem para indicar o calibre das cordas, ou seja, o quão grossas ou finas elas são.
Para medir o comprimento ideal da corda, basta segurar nas manoplas da corda, colocar um pé sobre o meio da corda e erguer as manoplas até a altura dos ombros, este é o tamanho ideal para os iniciantes. Para quem já está num ritmo mais avançado, pode ser medido abaixo dos ombros, acima do umbigo.
No entanto, nosso objetivo será trabalhar com um único modo de afinar o violão, o mais utilizado por músicos do mundo inteiro. Faremos isso porque todo diagrama de acordes com os quais você vai lidar depende dessa afinação. Ela é conhecida como afinação padrão ou EADGBe.
As cordas de nylon são cordas mais macias, para músicas mais suaves e que não criam calos nas mãos. Esse tipo de corda é mais sensível, podendo desafinar e arrebentar muito fácil. As cordas de aço são mais resistentes e emitem um som “metalizado” e mais alto.
O Violão tem 6 cordas, A sexta corda é chamada de “E” ou “Mi”, é a corda mais grave do violão. A quinta corda é a corda “A” ou “Lá”, em seguida vem a corda “D” ou “Ré”, depois vem a corda “G” ou “Sol” e por fim a mais fina e não menos importante, a corda “E” ou “Mizinha”.
A numeração mais comum para cordas de violão de aço é 0.012, que é considerada a numeração padrão. Essas cordas são ideais para quem deseja um som equilibrado e versátil. Cordas mais finas, como 0.011 ou 0.010, podem ser mais fáceis de tocar, mas podem sacrificar a projeção do som e a durabilidade.
Por ser mais maleável, a corda de nylon permite um melhor sustain para alguns estilos musicais como MPB e Samba. O violão com cordas de nylon é a escolha mais indicada para quem está aprendendo, porém como citado anteriormente, isso não é uma regra a ser seguida.
A escolha de corda de violão precisa priorizar alguns pontos. O primeiro deles é o próprio instrumento. Alguns violões precisam ter tensões específicas e antes de comprar uma nova corda, é fundamental saber quais são elas. Uma tensão diferente da adequada, pode fazer com que o braço do violão empene, por exemplo.
As cordas de nylon são naturalmente mais macias do que as de aço. Elas também são mais flexíveis e mais leves, por isso são recomendadas para quem está começando a praticar no violão. O som que elas ajudam a produzir é naturalmente mais baixo, além do timbre ser delicado e suave.
Se você se inspira em artistas de rock ou sertanejo, um violão com cordas de aço pode ser a melhor escolha devido à sua capacidade de produzir sons nítidos e potentes. Já se você prefere o som mais suave de música clássica, bossa nova ou gauchesco por exemplo, um violão com cordas de nylon será mais adequado.
Calibre das cordas de violão ou guitarra. Entende-se como calibre a espessura da cordas, que podem ser “finas” ou “grossas”. Não há regras exatas para a escolha do calibre. Porém, sua busca depende muito da anatomia de instrumento que você usa (modelo da ponte, afinação etc.)
Qual o principal material usado nos violões Giannini?
Descrição. A série Brasil apresenta violões náilon de tampo maciço, ideiais para todos os momentos, desde a roda de amigos no final de semana a uma grande apresentação em um show. Versatilidade e praticidade são a característica da linha Brasil, totalmente produzida com madeiras brasileiras e com produção 100% nacional ...
Qual a diferença entre a corda de aço 009 para a 010?
Para uma corda de mesmo calibre, quanto maior o comprimento da escala maior será a tensão exercida. Por isso um encordoamento . 010” fica mais leve em uma Les Paul do que em uma Strat; o inverso também é verdadeiro: um encordoamento . 009” usado em uma Strat já fica muito mais “mole” em uma Les Paul.
O Encordoamento de violão SG 010 são cordas resistentes, que garantem o brilho das notas musicais sempre com a afinação precisa. Feita para violões “aço”, o SG 010 é um encordoamento de grande durabilidade devido ao seu material em bronze.