Porque o avião não vai para o Japão pelo Oceano Pacífico?
As companhias aéreas utilizam a chamada rota ortodrômica, que segue a curvatura da Terra para minimizar a distância percorrida. Dica: por esse motivo, os aviões que voam entre América do Norte e Ásia costumam seguir pelo Círculo Polar Ártico, em vez de cruzar diretamente o Pacífico.
De acordo com o cirurgião vascular Ivan Benaduce Casella, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional São Paulo (SBACV-SP), são considerados voos longos aqueles com seis horas ou mais de duração. “Também há riscos em voos menores, mas são menos comuns”, destaca.
A altitude de cruzeiro de um avião comercial depende de seu tamanho, mas geralmente ocorre quando o avião atinge entre 30 mil pés e 40 mil pés no ar (entre 9,1 km e 12,1 km). Frequentemente, os voos de curta distância vão cruzar abaixo disso porque, quando subirem, precisarão começar a descer quase imediatamente.
Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
tem 1 média de consumo de cerca de 3,6L para voar 1km. Considerando, por exemplo, que 1 voo de São Paulo para Nova Iorque, por exemplo, cobre aproximadamente 7.500km, isso significa que precisaríamos de 27.000L.
32 horas em quaisquer 7 dias consecutivos (com um descanso de 24 horas consecutivas durante este período). 100 horas em qualquer mês civil. 1.000 horas em qualquer ano civil.
Primeiro, as bússolas dos aviões não funcionam corretamente quando estão logo acima dos polos magnéticos. Isso dificulta que os pilotos sigam a rota. Segundo, o frio extremo é um problema.
O que ocorre quando um avião cai no mar? Quase sempre, algumas partes flutuam na água. A possibilidade de localizar essas peças na superfície diminui rapidamente durante as primeiras semanas após o acidente. Alguns destes fragmentos, menos permeáveis, flutuam por mais tempo, mas cada vez mais dispersos.
Os pilotos fazem esse aviso para que a tripulação saiba que pode entrar em contato com eles, pois antes de dez mil pés a cabine de comando é que exige mínima contaminação por parte dos comissários para que os pilotos tenha maior concentração abaixo de dez mil pés.
Qual a velocidade que o avião atinge na decolagem?
Para definir essa velocidade da decolagem, o peso do avião também tem papel fundamental (o que inclui o peso do próprio avião, combustível, passageiros, bagagens e cargas). No geral, a velocidade média dos modelos comerciais fica entre 200 km/h e 280 km/h.
O motor de um avião (independente do modelo) consegue ficar até dois minutos funcionando em sua potência máxima - a partir de dois minutos, ele pode esquentar-se a ponto de fundir. Repare na próxima vez em que você estiver em um voo comercial: dois minutos após a decolagem, o barulho do motor diminui.
Em geral, os aviões comerciais podem voar por cerca de 20 a 30 anos, ou entre 50 mil e 100 mil ciclos de voo. Mas isso não significa que um avião mais antigo seja menos seguro do que um novo. Desde que seja bem cuidado e mantido, um avião pode continuar voando com segurança mesmo após ultrapassar esses limites.
O gelo que se deposita sobre as asas modifica o perfil aerodinâmico da asa, reduzindo a força de sustentação que mantém a aeronave no ar. O processo de degelo é crítico e aviões já caíram por causa de formação de gelo sobre asas e superfícies de controle. Sim, gelo não retirado pode derrubar um avião.
Qual a temperatura máxima suportada pelo corpo humano?
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
Um grande percentual do calor emitido por nosso astro é absorvido pela parte sólida da Terra antes de ser repassado para a atmosfera. Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida.