A Termosfera (onde ficam as auroras boreais) estão há 690 km de altura. Por fim, temos a Exosfera (onde estão os satélites), que estão há 10.000 km de altura. Portanto podemos dizer que a distância aproximada da Terra até o céu é de 10 mil km.
Na década de 1990, o físico húngaro Theodore von Kármán determinou a fronteira a cerca de 50 milhas de altitude, ou aproximadamente 80 quilômetros acima do nível do mar.
Só que quando se coloca em perspectiva o tamanho do nosso planeta, não é tão longe assim. Oficialmente, o espaço começa a 100 km de distância da superfície da Terra.
Se considerarmos o céu como a atmosfera terrestre, ele começa na superfície da Terra e se estende até cerca de 100 km de altura, onde se encontra a linha de Kármán, que é uma convenção para o início do espaço exterior.
Oitavas de Final - Categoria Livre - 56º Campeonato Aberto de Verão de Tapejara Dia 05/03/2025
Qual a altura do chão até a atmosfera?
A rarefação do ar é progressiva e não há uma separação nítida entre a atmosfera e o espaço exterior, ou seja, não há um limite superior definido para o envoltório gasoso da Terra. Normalmente costuma-se colocar esse limite a 100 km de altitude, a chamada Linha Kármán.
A distância média entre a Terra e o Sol é de 149,6 milhões de km. Essa medida, também chamada de Unidade Astronômica, é base para o cálculo de grande parte das distâncias astronômicas do nosso sistema Solar e de estrelas próximas.
O "céu" não existe, o que vemos acima de nós é o espaço infinito, e é impossível calcular com exatidão a distância do nosso planeta até a galáxia mais distante.
Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.
As famosas Três Marias são facilmente vistas a olho nu, seja no hemisfério norte ou sul. São estrelas azuis de poderoso brilho, muito maiores que o Sol, e estão a cerca de 1500 anos-luz da Terra.
A linha de Kármán, nomeada em homenagem ao engenheiro Theodore von Kármán, marca teoricamente o início do espaço sideral, estabelecida entre 80 km e 100 km acima da superfície terrestre. Esta fronteira não oficial desempenha um papel crucial na regulamentação e nos sonhos de muitos que aspiram alcançar as estrelas.
Vamos começar dizendo que o universo é grande. Estima-se que, se olharmos em qualquer direção, suas regiões visíveis mais distantes estão a cerca de 46 bilhões de anos-luz de distância. Isso significa ter um diâmetro de 540 sextilhões de milhas (ou 54 seguido por 22 zeros).
No início dos anos 1960, a Força Aeronáutica Internacional (FAI) adotou como padrão o limite de 100 km para o início do espaço. No entanto, a Nasa e a Força Aérea dos Estados Unidos costumam adotar o limite de 80 km. A linha acabou virando uma convenção para separar assuntos de aeronáutica e de astronáutica.
Por fim, temos a Exosfera (onde estão os satélites), que estão há 10.000 km de altura. Portanto podemos dizer que a distância aproximada da Terra até o céu é de 10 mil km.
Já o Space Shuttle da NASA atribuía 400 000 pés (76 mi, 122 km) como sua altitude de reentrada (chamada de Entry Interface), a qual marca aproximadamente o limite onde o arrasto atmosférico se torna perceptível, iniciando assim o processo de mudança de condução de propulsores para manobra em superfície de ar.
Para que um satélite permaneça sempre sobre um determinado ponto da superfície da Terra sem a necessidade de propulsão vertical e horizontal, ele deve orbitar sempre a uma distancia fixa de 35 786 km acima do nível do mar, no plano do equador da Terra.
A Unidade Astronômica (UA) é uma unidade de medida astronômica que equivale à distância média entre a Terra e o Sol, sendo aproximadamente igual a 149.597.870,7 quilômetros.
O Sol está a 149.600.000 km de distância da Terra. Isso é muito, não é mesmo?! Mas há outros jeitos de nos referirmos a essa distância. A luz do Sol leva cerca de 8,3 minutos para chegar até a Terra, ou seja, nossa estrela está a uma distância de 8,3 minutos-luz de nós.
Os Sete Céus são habitados principalmente pela raça celeste. Cada camada pertence a uma casta, mas provavelmente os anjos podem andar livremente pelos Sete Céus, menos ao Monte Tsafon, a morada de Deus.
Como não dá para medir (nem pesar) o Universo inteiro, os astrônomos calcularam a densidade de partes conhecidas e a assumiram como representação de todo o espaço. Como os valores alcançados eram até cinco vezes menores do que o tal 0,00188 g/cm3, a conclusão inicial é de que o Cosmos é infinito.
A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.