Como dizem os dicionários, serra é uma grande extensão de montanhas ligadas umas às outras. Montanha é um monte muito alto e extenso. Portanto, não confundir a grandeza dos dois acidentes geográficos. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
A serra é, portanto, um subconjunto de montanhas que está dentro de outro conjunto maior e mais extenso, ao qual se dá o nome de cordilheira. Normalmente, as serras são mais compridas do que largas, e o seu eixo central designa-se eixo orográfico.
Chamamos de serra um conjunto de terrenos e montanhas acidentadas que apresentam grandes desníveis e picos em toda sua extensão, o que se assemelha à ferramenta serra.
Para a geomorfologia, em geral considera-se montanha como uma elevação cuja altura em relação à base é maior que 300 metros e com vertentes de inclinação acentuada. Sendo assim, a elevação precisa estar a pelo menos 300 metros aci- ma do relevo médio circundante.
No Oxford English Dictionary, uma montanha é definida como "uma elevação natural na superfície da Terra, ascendendo mais ou menos abruptamente da superfície ao redor e alcançando uma altitude que, em relação à elevação adjacente, é impressionante ou notável".
Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.
Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo: sabe o que esses estados têm em comum? Todos eles têm regiões de serra com um circuito turístico e tanto.
Quantos metros precisa ter para ser considerado uma montanha?
Neste trabalho é sugerida uma classificação baseada no relevo relativo (altura) que define o seguinte: montanhas baixas ten' entre 300 e 1.000 m de altura, as médias entre 1.000 e 3.000 me as altas, acima de 3.000 m de altura.
Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1,5 mil quilômetros ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado do Rio Grande do Sul.
As montanhas são classificadas de acordo com a origem em: montanhas de falha, montanhas de dobra ou montanhas vulcânicas. Montanhas têm elevação superior à dos terrenos adjacentes. Além de altitude elevada (medida com relação ao nível do mar), sua altura (distância da base ao topo) se destaca e é superior a 300 metros.
Quando duas placas continentais se chocam de frente, ambas são deformadas, a exemplo dos Alpes e dos Himalaias. E quando duas placas oceânicas se afastam ao invés de colidirem, o magma submerso emerge gerando novas formações. É a deformação ou enrugamento das placas que cria o relevo acidentado.
Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar. Suas superfícies são pouco acidentadas e normalmente planas. Forma-se pelo acúmulo de sedimentos provenientes de áreas mais altas que a rodeiam.
Entende-se por bacia hidrográfica toda a área de captação natural da água da chuva que escoa superficialmente para um corpo de água ou seu contribuinte. Os limites da bacia hidrográfica são definidos pelo relevo, considerando-se como divisores de águas as áreas mais elevadas.
Considerado um dos cruzamentos mais difíceis do Brasil , a Serra da Fina possui menos pontos de água durante o cruzamento, muitas horas de caminhada por dia em trechos de grandes diferenças e exige alto nível de resistência e esforço físico.
"Mantiqueira" é um termo de origem tupi que significa "gota de chuva", através da junção dos termos amana (chuva) e tykyra (gota). Uma "serra que chora" e uma fonte de água indispensável.
Neste trabalho é sugerida uma classificação baseada no relevo relativo (altura) que define o seguinte: montanhas baixas têm entre 300 e 1.000 m de altura, as médias entre 1.000 e 3.000 m e as altas, acima de 3.000 m de altura.
A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.
Qual a diferença entre uma serra e uma cordilheira?
Para a Geologia (ciência que estuda a crosta terrestre), montanhas são formações de relevo recentes. Quando agrupadas, extensas e altas, as montanhas formam as chamadas cordilheiras ou cadeia de montanhas1. Se alinhadas, formam as serras2.