Qual é a diferença entre quinoa em flocos e quinoa em grão?
Já vimos o que é quinoa, mas como é feita a quinoa em flocos? A quinoa em flocos é obtida a partir da quinoa em grãos. A quinoa em grãos passa por um processo de pré-cozimento e depois é prensada, formando os flocos. Esses flocos são mais finos e macios do que os grãos, e têm um tempo de cozimento menor.
É uma excelente fonte de proteínas e fibras. Além disso, possui magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes. A semente fornece, ainda, os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.
Pode ser consumida: Germinada (em cru) – pode ser usada em saladas. Cozida – como fonte proteica no prato ou como acompanhamento. Em flocos – em barras de cereais e granolas.
A quinoa vermelha é bem parecida com a branca. Além de ser muito nutritiva, é o tipo que contém menos gorduras e é rica em hidratos de carbono, trazendo mais energia e resistência. Seu tempo de cozimento deve ser maior, ao mesmo tempo que seu sabor será bem mais intenso do que a quinoa branca.
Antes de colocar a quinoa na panela, é importante lavar bem o ingrediente. Dá para colocar o ingrediente em uma peneira debaixo da água corrente ou numa vasilha com água. Vá esfregando com as mãos delicadamente por alguns minutos e depois é só escorrer.
A quinoa em flocos é usada em receitas e pode ser consumida pura, misturada com frutas, leite, iogurte, mel ou granola, ou adicionada a receitas de bolos, pães, biscoitos, panquecas, mingaus, sopas, saladas, risotos, hambúrgueres, entre outras.
A quinoa tricolor, com quinoas preta, vermelha e branca, é uma ótima fonte natural de: proteínas, vitamina B6, zinco e ferro, além de ser naturalmente rica em: magnésio, manganês e cobre, ideal para quem busca uma alimentação saudável e nutritiva. Suas refeições agora são muito mais nutritivas!
Embora seja um alimento seguro para a maioria das pessoas, algumas podem ter alergia à quinoa, especialmente aquelas sensíveis a alimentos como espinafre, beterraba e acelga. Além disso, devido ao seu teor de ácido oxálico, pessoas com histórico de cálculos renais podem precisar moderar o consumo.
O que é mix de grãos? O mix de grãos é uma mistura selecionada de grãos in natura, flocos, farinhas e fibras. Também é conhecido como granola para panificação e blend de cereais.
A quinoa cozida ou na forma de flocos também pode ser acrescentar ao iogurte ou leite, e na forma de farinha pode ser usada para prepara vitaminas, panquecas e bolos.
Quinoa branca: a mais comum e de sabor mais suave. Após o cozimento, a textura é mais macia, o que a torna ideal para substituir o arroz em pratos. Quinoa vermelha: possui uma textura mais firme e um sabor ligeiramente mais terroso. É mais resistente, mantendo melhor a forma em saladas ou pratos frios.
A quinoa real apresenta grãos mais volumosos e claros, além de mais proteínas. No Brasil, é possível encontrar as seguintes variedades de quinoa real: vermelha, preta e branca. Os quéchuas (povos indígenas andinos) a chamam de “quinua”.
Vale consumir os grãos de quinoa como cereal, com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas. A versão em flocos e farinha pode ser polvilhada nas frutas ou acrescentada em sucos. Essa é uma boa alternativa para equilibrar as fibras que as frutas perdem em forma de suco.
A forma como EU mais gosto de preparar é similar ao preparo de um arroz. Importante lavar ou deixar de molho antes do preparo para remover a saponina, uma substância natural que pode deixar um gosto amargo.
Sim, apesar de ser um alimento saudável, a quinoa pode causar alguns efeitos colaterais em algumas pessoas, principalmente devido à sua alta concentração de fibras. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns são inchaço, gases, diarreia ou constipação.
Pode comer quinoa todos os dias no lugar do arroz?
Sim, a quinoa pode ser uma excelente substituição para o arroz em muitas receitas! Ela é um grão integral que oferece várias vantagens nutricionais em comparação com o outro alimento repleto de carboidratos , além de ter um sabor neutro e uma textura que lembra o arroz integral.
Sim! Não existe contraindicação que impeça você de comer quinoa todos os dias. Mas existe sim uma quantidade máxima recomendada. O indicado é consumir apenas 2 colheres (sopa) de quinoa por dia.
A quinoa pode ser consumida crua? Essa semente está presente em diferentes receitas, desde saladas até pães low carb, e é conhecida por trazer benefícios à saúde, mas seu consumo sem ser cozido não é recomendado nem mesmo por especialistas adeptos de dietas crudívoras, isto é, com todos os alimentos crus.
Arroz com quinoa é uma opção de acompanhamento saudável. Feito com quinoa, uma semente muito nutritiva, rica em fibras. O preparo do arroz com quinoa é bem simples, com um refogado feito com azeite, cebola e alho. Depois, são acrescentados o arroz branco, a quinoa e a água, começando parte do cozimento.
- Para prolongar ainda mais a vida útil, você pode armazenar a quinoa na geladeira ou no freezer. - Use sacos plásticos selados ou recipientes herméticos para evitar a absorção de umidade ou odores.
Comece lavando-a em água corrente, com o auxílio de uma peneira, pois isso retira as saponinas, substâncias que ficam na camada externa do grão e dão um sabor amargo. O cozimento leva, geralmente, entre 15 e 20 minutos para que a quinoa fique cozida ao ponto.