Dentro da sua fé, pastores são aqueles que cuidam dos fiéis, enquanto bispos atuam como uma espécie de pastor dos pastores, diz. "Já o apóstolo é a autoridade eclesiástica que tem a visão da igreja."
Na tradição cristã, apóstolos (em grego: ἀπόστολος, transl.: apóstolos; lit. "aquele que é mandado em missão") são missionários, enviados por Jesus para pregar o Evangelho em todo o mundo antigo.
Os Bispos (Diocesano, Titular, Coadjutor, Auxiliar e Emérito) são os sucessores directos dos doze Apóstolos e, por isso, receberam o todo do sacramento da Ordem. Isto conferem-lhes, na maioria dos casos, jurisdição completa sobre os fiéis da sua diocese.
Apóstolo é alguém que age por ordem de seu superior e precisa cumprir fielmente a determinação recebida. Isso significa que o apóstolo não age como autônomo, mas em total dependência do seu senhor.
DEBATE: pe Paulo Ricardo x pr Hernandes Dias Lopes - JESUS É O ÚNICO CAMINHO?
Qual diferença de apóstolo para pastor?
Dentro da sua fé, pastores são aqueles que cuidam dos fiéis, enquanto bispos atuam como uma espécie de pastor dos pastores, diz. "Já o apóstolo é a autoridade eclesiástica que tem a visão da igreja."
Não era apóstolo oficialmente, mas foi considerado o apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionário nos países gentílicos. Ele dizia de si mesmo: "Eu trabalhei mais que todos os apóstolos... e ai de mim se não evangelizar!", mas também dizia: "Eu sou o menor dos apóstolos...
Quais os requisitos para ser considerado apóstolo?
Apóstolo é o cristão que se sente enxertado em Cristo, identificado com Cristo, pelo Batismo; habilitado a lutar por Cristo, pelo Crisma; chamado a servir a Deus com a sua ação no mundo, pelo sacerdócio comum dos fiéis, que lhe confere uma certa participação no sacerdócio de Cristo - embora essencialmente diferente ...
Hoje, os apóstolos continuam a ensinar sobre a missão de Jesus Cristo para redimir todos os filhos de Deus. Os apóstolos ensinam sobre os mandamentos de Jesus e lideram e conduzem a Igreja de Jesus Cristo, sob Sua direção.
O que é um apóstolo? Quando Jesus estava na Terra, chamou 12 homens para ser Seus ajudantes especiais. Eles foram chamados de apóstolos. Ele chamou apóstolos para serem Seus ajudantes especiais hoje em dia.
Os colaboradores de Jesus tinham nome: “Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor”.
Alguns chamados de discípulos, outros de Apóstolos. O Missionário Redentorista Pe. João Paulo Santos explicou sobre a diferença entre os dois: “Discípulo significa 'aquele que aprende'; e Apóstolo 'aquele que é enviado'”. De acordo com o sacerdote, os Apóstolos necessariamente são discípulos.
Existem critérios para uma pessoa ter sido Apóstolo de Cristo. Para uma pessoa ser um Apóstolo, ela deveria ter sido discípulo de Jesus durante seu ministério terreno; ter sido testemunha ocular da Ressurreição de Cristo e ser chamado e comissionado diretamente por Cristo.
Paulo era um apóstolo que poderia ensinar “os gentios em terras não judaicas, que podia resistir às críticas de seus próprios compatriotas (mesmo na Igreja) e que tinha o conhecimento e o treinamento para ensinar tanto judeus quanto gentios de todos os níveis sociais em todo o império romano”.
São eles: Simão (Pedro), André, Tiago maior (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago menor (filho de Alfeu), Tadeu (Judas), Simão (o zelote) e Judas Iscariotes (o traidor de Jesus). Eles acompanharam Jesus durante toda sua jornada na Terra e foram chamados para pregar o Evangelho em todo mundo.
Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor. Alguns teólogos se referem à ele como o décimo terceiro apóstolo, pois foi eleito para ocupar esse posto, conforme consta dos Atos dos Apóstolos, na Bíblia.