Diferenças entre movimento uniforme e movimento uniformemente variado. De uma forma simples, a principal diferença entre esses dois movimentos é que no movimento uniforme (MU), a velocidade é constante; já no movimento uniformemente variado (MUV), é a aceleração que mantém essa constância.
MUV: é o movimento uniformemente variado que diz respeito a um movimento que possui aceleração. Assim, temos como exemplo um carro que está parado e começa a fazer um determinado movimento. MRU: é o movimento retilíneo uniforme que diz respeito ao MU só que realizado em uma linha reta.
A grande diferença do MRUV para ao MRU é que a aceleração é diferente de zero, em outras palavras, a velocidade não é mais uma constante. A aceleração é a diferença entre a variação da velocidade pela variação do tempo (veja a fórmula abaixo).
Qual a diferença entre movimento uniforme e uniformemente variado?
Quando o movimento de um objeto mantém certa regularidade em sua velociade ou aceleração, ele pode ser descrito através de fórmulas matemáticas. Quando um móvel mantém velocidade constante, ele executa um movimento uniforme. Quando executa um movimento com aceleração constante, temos um movimento uniformemente variado.
Qual a diferença entre movimento uniforme e movimento uniformemente variado?
Diferenças entre movimento uniforme e movimento uniformemente variado. De uma forma simples, a principal diferença entre esses dois movimentos é que no movimento uniforme (MU), a velocidade é constante; já no movimento uniformemente variado (MUV), é a aceleração que mantém essa constância.
O movimento uniformemente variado, abreviação MUV, também chamado de movimento acelerado, é o movimento em que a velocidade varia de maneira uniforme com o tempo, produzindo uma aceleração diferente de zero e constante.
O que é movimento retilíneo uniforme? Para entender o MRU, precisamos primeiro prestar atenção nas palavras usadas. Como o nome diz, para que o nome do movimento seja retilíneo, ele precisa acontecer em uma trajetória reta. Além disso, o fato de ele ser uniforme significa que a velocidade é constante, sem variações.
S = So + Vt 🍦 Também conhecida como fórmula sorvete) é a função horária do espaço do movimento retilíneo uniforme. O movimento retilíneo uniforme é o movimento desempenhado por um móvel por uma trajetória retilínea com uma velocidade constante, ou seja, sem a ação de uma aceleração.
A equação de Torricelli pode ser usada em exercícios que envolvem acelerações constantes nos casos em que o intervalo de tempo não é informado. Usando a equação de Torricelli, podemos determinar grandezas como velocidade inicial, velocidade final, aceleração e deslocamento.
A velocidade de um corpo nos diz quão rapidamente ele se move. A aceleração nos diz com que rapidez a velocidade muda. A aceleração é a mudança de velocidade dividida pelo tempo. A palavra “aceleração” aplica-se tanto para o aumento quanto para a diminuição da velocidade.
A velocidade final de um objeto em queda livre pode ser calculada pela fórmula: v = g x t, onde v é a velocidade final em metros por segundo, g é a aceleração devido à gravidade, e t é o tempo total de queda.
Os gráficos do MUV que relacionam a aceleração com o tempo são bastante simples: trata-se de retas paralelas ao eixo horizontal. No caso em que o movimento é acelerado, a reta é desenhada acima do eixo das abscissas; caso contrário, ela é desenhada abaixo desse mesmo eixo.
O Movimento Retilíneo Uniforme é a mesma coisa que o MU, exceto pelo fato de que, obrigatóriamente, o trajeto percorrido pelo corpo deve ser uma linha reta.
A mesma lógica vale para a fórmula do "vovô ateu", que calcula a velocidade de um corpo, e para a de Torricelli ou "vovô e vovó e mais duas asas delta", utilizada para descobrir o intervalo de tempo, sendo elas, respectivamente: V= V₀ + AT e V²= V²₀ + 2AΔS.
t: “Vovô ateu” para lembrar da equação da velocidade no MUV; v² = v0² + 2 . a . Δs: “Vovô e vovó mais duas asas delta” te faz lembrar da Fórmula de Torriccelli.
A Lei da Inércia (primeira lei de Newton) Newton enuncia, no Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, a lei da inércia da seguinte forma: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele”.
Se um carro percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, o seu movimento é chamado de movimento uniforme (M.U.) Se um movimento é uniforme, então v = vm = cte.
Denominamos como movimento retilíneo uniforme, ou apenas MRU, um movimento onde a velocidade do corpo (módulo, direção e sentido) se mantém constante ao longo do tempo, ou seja, a aceleração do corpo é nula. Em outras palavras, no MRU, o corpo percorre distâncias iguais em intervalos iguais de tempo.
Movimento uniformemente variado (MUV) é aquele em que a velocidade de um móvel varia de maneira constante. Em outras palavras, dizemos que esse móvel apresenta aceleração constante.
A equação de Torricelli é uma fórmula proposta no século XVII pelo cientista Evangelist Torricelli. A equação de Torricelli, no movimento uniformemente variado (MUV), é vf2=vi2+2∙a∙∆x .