É o corpo espiritual – ou perispírito – que faz dela um ser definido, limitado e circunscrito à sua individualidade espiritual. A união da Alma, do perispírito e do corpo material constitui o HOMEM. A Alma e o perispírito, quando separados do corpo físico, constituem o ESPÍRITO.
A visão tripartite pressupõe a unidade do corpo, alma e espírito. As capacidades da alma incluem a capacidade de pensar, sentir emoções, apreciar a beleza e ser criativo. O espírito, por sua vez, nos dá nossa consciência e nosso temor a Deus; e também nos atrai para Ele.
Muitos cristãos defendem a opinião de que a alma é a parte de nós que encobre nossa vontade, afeições e pensamentos. A alma é a parte de nós que se conecta com nossos semelhantes. O espírito é a parte que se conecta a Deus e cobre assuntos como fé, confiança, adoração e assim por diante.
Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.
Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima". Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário.
Qual é a DIFERENÇA entre ALMA e ESPÍRITO? A Resposta Bíblica!
A Palavra de Deus alimenta a alma ou o espírito?
Muitas pessoas têm levado suas vidas com dores porque dia após dia fazem escolhas ruins, no entanto, a Palavra de Deus nos dá direção e nos ensina como cuidar do corpo, da alma e do espírito (a nossa mente). Ela nos sacia e traz uma satisfação impossível de encontrar por qualquer outro meio.
Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico. Locus de toda substância do sentir e agir.
O que acontece com a alma e o espírito depois da morte?
Segundo os espíritas, o espírito continua vivo após a morte, ou seja, a morte afeta apenas o corpo, e esse espírito continuará sua trajetória baseada nas suas realizações na Terra. Conforme o Judaísmo, todos os mortos serão ressuscitados na Era Messiânica, o que acontecerá quando o Messias chegar à Terra.
É frequentemente considerado como um princípio ou essência da vida incorpórea (religião e tradição espiritualista da filosofia), mas pode também ser concebido como um princípio material (conjunto de leis da física que geram nosso sistema nervoso).
Para os católicos, o que acontece depois da morte envolve céu, inferno e purgatório – e a ida para cada um desses lugares depende das ações que você teve em vida. Contudo, a alma é eterna e única. Para o catolicismo, ela não pode retornar para outros corpos ou animais, excluindo-se a possibilidade de reencarnação.
Assim, a divisão de alma e espírito, referida em Hb 4.12, não é para a morte, mas para a vida ressurrecta de Cristo, no poder do Espírito Santo, que é encontrada somente do outro lado da cruz, depois que passamos por ela. Assim, sem cruz, não há a verdadeira vida abundante que Jesus veio nos dar.
Jesus Cristo tinha uma alma humana. Se a natureza divina tivesse vindo residir em seu corpo, como se este fosse apenas um tabernáculo de carne, suprindo o lugar de uma alma humana, não se poderia, então, dizer: “crescia Jesus em sabedoria” (Lc 2.52).
É, em primeiro lugar, o sopro que anima um corpo vivo. Designa o princípio do pensamento e da organização, de um modo geral, do ser humano. A noção da alma é procurada para explicar a complexidade da vida e articular as diversas funções vitais.
Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.
No espiritismo, os animais são considerados seres sencientes, isto é, percebem pelos sentidos e dotados de alma, assim como os humanos. Segundo a doutrina espírita, a alma animal, embora de natureza distinta da humana, possui a capacidade de sentir, aprender e evoluir espiritualmente.
Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Nosso espírito vai para o mundo espiritual. É um lugar de descanso e felicidade para aqueles que fizeram boas escolhas, mas um estado de inferno para aqueles que fizeram más escolhas.
Segundo ele, durante o sono, o metabolismo cardiorrespiratório relaxa, assim como o padrão de ondas cerebrais. “É quando a pessoa vivencia a saída do corpo. Quando retorna, ainda se encontra nesse estágio e em estado alterado de consciência.
Cada pessoa recebeu de Deus um espírito, que é a sabedoria, o conhecimento e o talento. Quando ela morre, o espírito volta para Deus, enquanto o corpo volta ao pó.
“Em termos simples, na morte a alma não pode se separar do corpo; isso é impossível. Isso é provado cientificamente pela neurobiologia e pela ciência antropológica. Então, se a alma não pode se separar do corpo, não há reencarnação”, afirmou.
Enquanto "alma", o espírito aproveita a vida encarnada para evoluir; ao retornar ao plano espiritual, ele leva consigo os frutos dessa experiência, prontos para novos aprendizados e reencarnações. Cada etapa, cada aprendizado e cada desafio nos tornam espíritos mais fortes e conscientes.
Pois, de dentro, do coração da pessoa, vêm maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio, adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnias, orgulho e insensatez. Todas essas coisas desprezíveis vêm de dentro; são elas que os contaminam”.
A fé é o alimento do espírito, ela quem nos possibilita uma conexão maior com Deus, por isso precisamos exercitá-la todos os dias. O que sua fé modifica na sua vida? 🙏🏻✨