Na verdade essa é a Cruz Pátea, que na verdade era muito utilizada pelo navios portugueses. É uma cruz de origem francesa. Ela é parecida com uma Cruz de Malta, mas não é.
Ou seja, resumindo, a cruz que deveria ser o símbolo do Vasco da Gama é a Cruz da Ordem de Cristo, enquanto a cruz que é utilizada como símbolo oficial até hoje é a Cruz Pátea, que no entanto, é chamada de Cruz de Malta, e desta forma originou o apelido do clube “cruzmaltino”.
Vasco da Gama é conhecido por ter sido um dos primeiros navegadores a estabelecer uma rota marítima para as Índias. A cruz é utilizada como uma forma de homenagem para as origens portuguesas.
Qual a diferença da Cruz de Malta para a Cruz de Cristo?
Alguns anos mais tarde, a Cruz da Ordem de Cristo foi substituída por outra cruz, que se acreditava ser a Cruz de Malta, mas que, na verdade, era uma Cruz Pátea ou Cruz Patee, pois não contém extremidades bifurcadas formando oito pontas, como é característico da verdadeira Cruz de Malta, da Ordem de São João.
O Almirante é, oficialmente, o mascote do Vasco. Criado em 1944, pelo argentino Lorenzo Molas, o mascote é uma forma de homenagear o navegador português Vasco da Gama, que batizou o clube.
É o símbolo da Igreja Ortodoxa Russa (☦), também conhecida por: "Cruz ortodoxa", "Cruz Bizantina", "Cruz Oriental" ou "Cruz Eslava". É constituída por um eixo central (vertical) com três travessas horizontais.
Dessa forma, a paixão pela Cruz de Malta está ligada não apenas à história do Vasco, mas à identificação emocional dos torcedores com os valores que esse símbolo representa: força, resistência, inclusão e a luta constante do clube, dentro e fora de campo.
A verdadeira Cruz de Malta é bem diferente, apresentando oito lados bifurcados. As cores do escudo do Vasco também tem significado. O preto remete aos mares desconhecidos do Oriente, que foram desbravados pelo navegador Vasco da Gama. Já a faixa diagonal branca representa a rota feita pelo almirante.
É uma cruz com oito pontas e tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. Seu desenho é baseado nas cruzes usadas desde a Primeira Cruzada. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas (Que se dirige para o centro) do espírito e a regeneração.
Januário é um santo que possui uma relação próxima com o Vasco, dando nome ao Estádio que é orgulho de todos cruzmaltinos e ficou carinhosamente conhecido por Estádio de São Januário por conta da rua que dá acesso à arquibancada, que leva o nome do santo: Rua São Januário. #VascoDaGama #SãoJanuário.
Cruz da Terra Santa, uma cruz de estilo grego em vermelho sobre um fundo branco, com outras quatros cruzes menores em cada quadrante, também conhecida como “A Cruz de Jerusalém”, o símbolo da Custódia da Terra Santa. Não existe uma informação exata sobre a origem deste símbolo famoso.
A cruz ortodoxa tem uma forma distintiva, com três braços horizontais e inclinados, simbolizando a inscrição na cruz de Jesus Cristo, que era "Jesus, o Nazareno, Rei dos Judeus" em hebraico, grego e latim. A cruz ortodoxa também incorpora uma linha inclinada para representar o suporte no qual Cristo foi crucificado.
O apelido de "Gigante da Colina" vem da antiga Colina Histórica, que se iniciava em um plano inclinado a partir do próprio terreno do estádio de São Januário.
A metáfora do bacalhau, um peixe que é um símbolo cultural e gastronômico de Portugal, país de origem do Vasco da Gama, reforça a identidade e o orgulho lusitano do clube.