A origem dessas tonalidades remonta a muitos anos atrás, especificamente aos séculos XV e XVI. O verde foi relacionado a Deus e à vida eterna, enquanto o vermelho foi associado ao sangue que Jesus Cristo derramou para purificar nossos pecados.
Vermelho, dourado, verde e branco são as cores tradicionais do Natal e não são por acaso. Cada uma delas tem um significado: Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.
O vermelho é a cor mais proeminente e emblemática do Natal. Representa o amor, o calor do espírito natalino e o sacrifício. Acredita-se que o vermelho está associado ao casaco de São Nicolau (Papai Noel) e também à cor do sangue de Jesus Cristo, simbolizando o amor divino e o sacrifício pela humanidade.
A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará.
O branco está associado à paz, à inocência e à pureza. Por isso, essa tonalidade também pode ser uma boa alternativa para quem ainda não decidiu que cor de roupa usar no Natal. Esse tom também pode ser uma boa escolha para quem quer compor um look discreto e minimalista para o Natal.
As peças costumam ser em tons de dourado e vermelho, o que dá um toque iluminado para a decoração da árvore. Mas, nada impede que você aposte em tonalidades variadas!
A origem dessas tonalidades remonta a muitos anos atrás, especificamente aos séculos XV e XVI. O verde foi relacionado a Deus e à vida eterna, enquanto o vermelho foi associado ao sangue que Jesus Cristo derramou para purificar nossos pecados.
O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.
Por fim outra cor que é uma grande aposta no Natal é o dourado. Essa cor representa a presença do divino, luz e sol, e pode ser explorada de diversas formas no look natalino. Por serem brilhantes, é comum encontrar peças com glitter, strass e lantejoulas na cor dourada.
No fim do século 19, o Noel foi representado em forma de desenho, com uma roupa tradicional de inverno marrom ou verde-escura. A vestimenta mudou quando o cartunista alemão Thomas Nast foi deixando as roupas com as cores vermelha e branca, e ganhou ainda mais força quando apareceu na revista Harper's Weekly, em 1886.
O tom azul está relacionado com pobreza, tristeza e melancolia, portanto, você deve evitar essa cor em suas roupas de Natal e Ano Novo. Além disso, é um tom que é considerado chato e não te fará destacar, então evite usá-lo na hora de se vestir nestas datas e opte por outras cores como vermelho, dourado ou verde.
Principais símbolos do natal. O pinheiro é um dos principais símbolos do natal, representando a árvore natalina. Sua decoração recebe bolas, fitas, luzes e outros enfeites. Essa espécie foi escolhida porque consegue manter suas folhas verdes mesmo durante o inverno.
Embora o vermelho e verde clássicos do Natal ainda tenham seu lugar, espere ver novas paletas de cores emergindo. Tons de jóias como safira, esmeralda e ametista, junto com combinações de cores inesperadas como rosa e ouro, oferecerão uma reviravolta moderna à decoração tradicional.
Preto: apesar de ser a cor do luto, se usado de forma não predominante, pode transparecer introspecção, poder e serenidade. Evite essa cor no Natal, opte por usar outras cores.
Aposte nas camisas, saias e vestidos longos, alfaiatarias e coletinhos para arrasar nesse dia especial. Se você adora abraçar o espírito natalino e vestir a cor da ocasião, o vermelho é a escolha perfeita! Dá uma olhadinha nesses vestidos, calças e blusinhas que preparamos pra você ficar linda.
Existem as cores clássicas - vermelho, verde, dourado e branco - mas você sabe qual vai ser a cor do Natal 2022? As últimas tendências indicam que esse ano o rosa, azul e amarelo vieram com tudo para complementar a paleta natalina.
Azul: ideal para quem busca calma, racionalidade e clareza. Roxa: associada à espiritualidade e intuição. Rosa: é sinônimo de amor e sensibilidade. Verde: indicada para quem busca renovar a esperança e está em busca de saúde.
Roxo. Outra aposta para a decoração de Natal é o roxo. A cor está associada à realeza e transmite a sensação de calma, além de estimular a criatividade. Ela pode ser usada tanto na árvore quanto na iluminação e até na mesa da ceia.