A competência de uma NFS-e é o mês da ocorrência do fato gerador. O sistema assumirá automaticamente o Mês/Ano da emissão do RPS ou da NFS-e, o que for inferior, podendo ainda o contribuinte informar uma competência anterior.
O que devo colocar na data de competência de uma NF-e?
A Data de Competência refere-se ao dia em que o serviço foi prestado, o dia onde a receita ou a despesa ocorreu, não importando a sua data de pagamento ou recebimento; A Data de Emissão corresponde ao exato momento em que a NF-e foi emitida. Portanto, essa informação não pode ser alterada.
As Secretarias de Fazenda e a RFB (Ambiente Ncaional), disponibilizarão consulta, através Internet, para o destinatário e outros legítimos interessados, que detenham a chave de acesso do documento eletrônico.
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.
Digite o número da NF que você deseja corrigir no campo Encontrar a NF e clique em Consultar. Será apresentada a página com a competência onde a nota se encontra. Clique no Número da NF que deseja corrigir e na janela com a nota clique na opção Corrige.
Após ter o seu uso autorizado pela SEFAZ, uma NF-e não poderá sofrer qualquer alteração, pois qualquer modificação no seu conteúdo invalida a sua assinatura digital.
O Projeto NF-e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e ...
Para que serve a NF-e? A NF-e serve para formalizar qualquer transação de venda que envolve o prestador de serviço ou vendedor, o comprador e os órgãos públicos. O foco é prezar pela segurança de todos os envolvidos. Ela também é válida como recibo e pode ser utilizada para recolhimento de impostos.
Qualquer cidadão ou cidadã que tiver conhecimento de atos ou fatos que considere infração à legislação tributária poderá apresentar denúncia para que a Fazenda Municipal possa averiguar.
A competência de uma NFS-e é o mês da ocorrência do fato gerador. O sistema assumirá automaticamente o Mês/Ano da emissão do RPS ou da NFS-e, o que for inferior, podendo ainda o contribuinte informar uma competência anterior.
De quem é a responsabilidade de emitir a nota fiscal?
É bom deixar claro que quem emite a nota fiscal é a empresa, o microempreendedor ou o prestador de serviço. Mesmo que você seja cliente da IOB e tenha acesso a um emissor de nota fiscal, é você que irá preencher as informações e fazer a emissão.
Dados do transportador, endereço do destinatário (parcialmente, não pode ser alterado o endereço completo); Razão Social do Destinatário (parcialmente, não pode ser alterado completamente).
Um dos campos mais importantes a serem preenchidos é a data de competência. Embora possa parecer uma simples formalidade, indicar a data de competência correta é essencial para evitar problemas fiscais! A data de competência na nota fiscal de serviço indica o período em que o serviço foi efetivamente prestado.
Tomador de serviços é toda a pessoa jurídica estabelecida no Município que contrata ou toma serviços de outras pessoas jurídicas ou físicas prestadoras de serviço, independente do município de estabelecimento.
O sistema NFS-e provê para os municípios uma solução nacional e padronizada para as notas fiscais de serviço. Os municípios que aderirem continuarão responsáveis pela emissão de notas fiscais de serviço e irão transpor suas respectivas legislações tributárias para o sistema nacional.
Também conhecida como nota de mercadoria, deve ser emitida à pessoa compradora em toda aquisição de mercadoria, com o registro de operação e deve conter junto a ela o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal), que representa a NF-e fisicamente e permite o acesso ao arquivo XML, para conferências individuais e fiscais.
Qual é o cargo de quem emite Nota Fiscal Eletrônica?
A NFC-e substitui a nota fiscal de venda ao consumidor, modelo 2 e o cupom fiscal emitido por ECF; NFS-e (Nota Fiscal de Serviços): utilizada quando ocorre a prestação de serviços. A emissão pode ser feita por meio da prefeitura em que a empresa está registrada ou pelo portal nacional do gov.br/nfse.
Tem as seguintes funções: conter a chave numérica com 44 posições para consulta das informações da Nota Fiscal Eletrônica (Chave de Acesso); acompanhar a mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a operação em curso (emitente, destinatário, valores, etc);
A NFC-e substitui a nota fiscal de venda a consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por ECF. Portanto é utilizada na venda a consumidor final. nos padrões técnicos de sucesso da Nota Fiscal Eletrônica modelo 55, todavia adequado às particularidades do varejo.
A DPS (Declaração de Prestação de Serviço) é um documento de responsabilidade do contribuinte que gera Notas Fiscais de Serviço (NFS-e). A DPS atende contribuintes que não têm conectividade permanente, permitindo que gerem documentos e os enviem em lotes para a geração das NFS-e correspondentes.
A data de competência é a data em que o serviço foi efetivamente prestado. Na conversão do RPS para NFS-e, é possível indicar essa data retroativamente, desde que esteja dentro do prazo permitido pela legislação municipal.
O Recibo Provisório de Serviços – RPS é o documento que deverá ser usado por emitentes da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e no caso de eventual impedimento da emissão “on-line” da nota. Também poderá ser utilizado pelos prestadores sujeitos à emissão de grande quantidade de NFS-e (Ex: estacionamentos).