3. FSB – Federal Security Service (Rússia) O Federal Security Service (Serviço Federal de Segurança) da Rússia é a principal agência de segurança e inteligência interna do país.
Foreign Intelligence Service - SVR: responsável pela inteligência estrangeira (campo externo) e trabalha em coordenação com o GRU. Tal serviço é derivado da ex-KGB; Federal Security Service - FSB: responsável pela contrainteligência, e atuaria no campo interno (segurança interna).
O FSB é o principal responsável pela segurança interna do Estado russo, contraespionagem e luta contra o crime organizado, terrorismo e tráfico de drogas, enquanto a espionagem no exterior é a principal responsabilidade do Serviço de Inteligência Estrangeiro Russo, o sucessor da Primeira Diretoria do KGB, bem como do ...
As agências de inteligência de ambos os países, a KGB (Komitet Gosudarstvennoy Bezopasnosti) e a CIA (Central Intelligence Agency), estiveram no centro dessa batalha silenciosa, conduzindo operações de espionagem, desinformação e influência política.
O SVR tem sua sede no distrito de Yasenevo, em Moscou. Ao contrário do Serviço Federal de Segurança Russo (FSB), o SVR é encarregado de atividades de inteligência e espionagem fora da Federação Russa. Ele trabalha em conjunto com a Diretoria Principal de Inteligência Russa.
Dentre os serviços de inteligência espalhados pelo mundo, temos o Secret Intelligence Service (SIS), mais conhecido por MI6 (Military Intelligence, Section 6), sendo o serviço de inteligência britânico reconhecido de maneira oficial após 1994, com objetivo de manter a segurança da Grã-Bretanha de maneira sigilosa.
A polícia secreta bolchevique, chamada de Comissão Extraordinária de Toda a Rússia para o Combate à Contrarrevolução e a Sabotagem — ou simplesmente "Tcheka" — perseguia e prendia qualquer pessoa que apoiasse um ato "contrarrevolucionário" ou que não simpatizasse com o regime marxista que se instalou em 1917.
1. CIA – Central Intelligence Agency (EUA) A Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência) é uma das agências de inteligência mais conhecidas do mundo.
Como membro principal da Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos (IC), a CIA se reporta ao Diretor de Inteligência Nacional e está focada principalmente em fornecer inteligência para o Presidente dos Estados Unidos e para o Gabinete dos Estados Unidos.
A Polícia Federal do Brasil (PF) ou Departamento de Polícia Federal (DPF) é uma instituição policial brasileira, subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. É a agência de segurança do Brasil (sendo o equivalente brasileiro do FBI dos Estados Unidos e o FSB da Rússia).
Na década de 1980, a liberalização da glasnost da sociedade soviética levou o presidente da KGB, Vladimir Kryuchkov (1988-91), a liderar a tentativa de golpe de estado soviético de agosto de 1991 de depor o presidente Mikhail Gorbachev. O golpe de Estado frustrado pôs fim ao KGB em 6 de novembro de 1991.
O FSB é um organismo que visa à coordenação de diversos reguladores a fim de implantar políticas de regulação e supervisão relacionadas à área financeira. Seus participantes são reguladores, bancos internacionais, grupos de reguladores ou supervisores e especialistas de bancos centrais de polos financeiros relevantes.
O Mossad, oficialmente conhecido como Instituto para a Inteligência e Operações Especiais, é o serviço de inteligência de Israel, notório por suas operações secretas, espionagem e atuação discreta na cena global.
Agência Brasileira de Inteligência. Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é o serviço de inteligência civil do Brasil, sendo o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). É o equivalente brasileiro de orgãos como a CIA dos Estados Unidos e o SVR da Rússia.
A KGB foi criada em 1954 como sucessora da MGB (Ministério da Segurança do Estado), com o objetivo de consolidar as atividades de segurança e inteligência sob um único órgão centralizado.
O seu diretor responde diretamente e apenas ao Primeiro-ministro de Israel. Seu orçamento anual é estimado em cerca de 10 bilhões de shekels (US$ 2,73 bilhões) e estima-se que empregue diretamente cerca de 7 000 pessoas, tornando-se uma das maiores agências de espionagem do mundo.
Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.
A Tcheka Soviética foi sucessora da antiga Okhrana tsarista, que competia com a sua organização interna. Sua tarefa era a de "reprimir e liquidar", com amplos poderes e quase sem qualquer limite legal, qualquer ato "contrarrevolucionário" ou "desviante".
Qual a diferença entre polícias secretas e serviços de inteligência?
Polícias secretas são responsáveis pela realização de investigações criminais, enquanto os serviços de inteligência se concentram na coleta de informações estratégicas para a tomada de decisões governamentais.
Embora o Mossad seja hoje a agência de inteligência de Israel mais conhecida internacionalmente, não é a única. O país também conta com o Shin Bet, serviço de segurança interna; e com a Direção de Inteligência Militar (Aman, na sigla em hebraico).
Sidney Reilly, o James Bond da vida real. James Bond foi o responsável por popularizar e por romantizar a imagem dos agentes secretos. O personagem criado por Ian Fleming como o 007 foi o símbolo do espião internacional, capaz de se infiltrar em qualquer lugar e realizar as missões mais desafiadoras.
O MI5, oficialmente designado Security Service (Serviço de Segurança), é o serviço de inteligência doméstico britânico e, ao lado do Serviço de Inteligência Secreto (SIS) e do Quartel-General de Comunicações do Governo (GCHQ), é um das três principais civis agências de inteligência no país.