O Códice de Leningrado ("Codex Leningradensis, L") catalogado com a sigla "Firkovich B 19", é um dos mais antigos e completos manuscritos do texto massorético da Bíblia hebraica, escrito em pergaminho e datado de 1008 EC, de acordo com o Colophon (book), é a cópia completa mais antiga das Escrituras Hebraicas do mundo.
O “Codex Sassoon”, ou “Códice de Sassoon”, datado do final do século 9 ou início do século 10, foi vendido por US$ 38,1 milhões (cerca de R$ 189,5 milhões) na Sotheby's de Nova York na quarta-feira (17). Acredita-se que seja a mais antiga e mais completa Bíblia Hebraica existente.
Essa versão é traduzida pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, que tem como objetivo manter e defender o Livro Sagrado o mais fiel aos textos originais.
A Vulgata foi produzida para ser mais exata e mais fácil de compreender do que suas predecessoras. Foi a primeira, e por séculos a única, versão da Bíblia que verteu o Antigo Testamento diretamente do hebraico e não da tradução grega conhecida como Septuaginta.
Entre as traduções e edições mais conhecidas há aquelas mais apropriadas para estudo. Outras se adaptam mais a círculos bíblicos e uso em comunidades, etc. A – Para celebrações: A CNBB normatizou que o texto da Bíblia Sagrada, edição da CNBB é a que deve ser usada.
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.
A Bíblia Sagrada Almeida Revista e Corrigida (ARC) é uma tradução evangélica da Bíblia, fruto da revisão em 1898 da tradução original de João Ferreira de Almeida, atualmente publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).
Qual versão da Bíblia está mais próxima da original?
A Bíblia King James possui uma das traduções mais próximas do original, foi trabalhada por mais de cinquenta biblistas e eruditos da Grã-Bretanha, sendo organizada sob a instrução do príncipe que era protestante e tinha alto conhecimento linguístico.
A publicação da Bíblia completa em português só foi feita em 1819, mas passou por revisões mais tarde, tendo a versão Revista e Corrigida saído em 1898 na Europa, a Revista e Atualizada em 1959 no Brasil pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e, mais recente ainda, em 2017, a edição Nova Almeida Atualizada, lançada ...
A Bíblia de Jerusalém é considerada atualmente, pela grande maioria dos linguistas, como uma das melhores bíblias para o estudo, aplicável não apenas ao trabalho de teólogos, religiosos e fiéis, mas também para tradutores, pesquisadores, jornalistas e cientistas sociais, independente de serem católicos, protestantes, ...
Hoje, a versão da Bíblia que é usada em documentos oficiais em latim é a Nova Vulgata, mas a Vulgata Clementina continua sendo usada nas liturgias de rito tradicional.
Uma das maneiras mais eficazes de como estudar a Bíblia é começando com a oração. Antes de iniciar sua leitura, é fundamental dedicar um momento para orar e pedir que o Espírito Santo o guie na compreensão das Escrituras. A oração prepara seu coração e mente para ouvir o que Deus deseja lhe ensinar.
Oração: Senhor Jesus, em meu nome e em nome de toda a minha família, eu venho diante da vossa presença Vos suplicar a cura de todos os males da minha casa. Eu Vos peço, Jesus, que jorreis agora a luz curativa da Vossa Santa Chaga de onde jorrou água e sangue, para curar a minha família e a minha árvore genealógica.
As Testemunhas de Jeová baseiam todas as suas crenças na Bíblia, conforme interpretadas pelo Corpo Governante. Eles usam os termos hebraico e as Escrituras Gregas Cristãs, em vez do Antigo e do Novo Testamento, para evitar a implicação de que o Antigo Testamento é ultrapassado ou inferior.
A Bíblia de Jerusalêm é considerada em unanimidade pelos grandes teólogos como a melhor tradução das Escrituras, contendo textos etimologicamente fiéis, sendo uma verdadeira diretriz para se compreender o que a Escritura realmente tem a dizer de maneira fiel e com confiabilidade que ultrapassa todos os limites ...
A bíblia de estudo é uma versão mais completa da Bíblia Sagrada, cujo objetivo é facilitar a compreensão e contextualizar o leitor. Para isso, ela apresenta recursos que facilitam o aprofundamento do estudo, como mapas, cronologia, dicionário, entre outros.