Acredita-se pelo tamanho dos dentes e pelas mandibulas extremamente poderosas, que a Livyatan possuía uma força de mordida esmagadora, perdendo apenas para a força de mordida do Megalodon, que é de 20 toneladas. Livyatan caçando uma baleia. Livyatans dominaram seu ambiente.
Você já ouviu falar da orca? Também chamada de baleia assassina, esse animal se tornou muito famoso na década de 90, por ser estrela principal do filme Free Willy. As orcas possuem coloração preto e branca e são bem grandes. Elas podem atingir até 10 metros de comprimento e pesar até 10 toneladas.
As orcas são as maiores integrantes da família dos golfinhos. Em geral, alcançam oito metros de comprimento, mas já foi registrada uma orca de 9,8 metros e dez toneladas. Seus dentes podem medir dez centímetros e o formato de seu corpo as tornam hidrodinâmicas.
As orcas, ou baleias assassinas, são conhecidas por sua inteligência e por suas notáveis técnicas de caça: seja virando grandes tubarões brancos de cabeça para baixo ou trabalhando em cooperação para derrubar grandes baleias.
Os animais que podem provocar acidentes nas praias são os ouriços-do-mar, as águas-vivas e caravelas e alguns peixes venenosos como os bagres e, mais raramente, as arraias e os peixes-escorpião. Outros peixes podem causar traumatismos graves, como os tubarões ou moréias, em situações ainda mais raras.
Não possui na natureza inimigos pelo fato de ser juntamente com o tubarão-branco os maiores predadores dos oceanos. Ameaças: Em várias partes do mundo as orcas têm sido caçadas pela sua carne e gordura ou mortas como potenciais competidoras pelos pescadores.
Chamadas popularmente de “baleias assassinas”, as orcas são predadoras e costumam atacar outras baleias, e, até, tubarões. Porém, casos envolvendo ataques a humanos não são comuns.
De acordo com a ONG Wild Orca, esse grande mamífero conta com um cérebro complexo e altamente evoluído, e possui partes do órgão associadas à memória e à emoção que são significativamente mais desenvolvidas do que no cérebro humano, por exemplo.
Elas estão acima, até mesmo, dos temerosos tubarões brancos, que por vezes são presas das orcas. Os pesquisadores de mamíferos marinhos e elasmobrânquios atestam que os tubarões brancos costumam evitar as áreas de ocorrência de orcas.
Cachalotes adultas são maiores e podem mergulhar muito mais profundo e por mais tempo do que as orcas, além de suas caudas fortes e enormes serem um perigo para os predadores. “A cauda de uma baleia cachalote batendo em uma orca seria uma experiência potencialmente fatal”, disse Pitman.
O tubarão-branco certamente é um dos animais mais temidos do mundo inteiro. Personagem de diversos filmes, o animal é considerado o predador mais voraz dos mares. Um novo vídeo deixa isso bastante claro.
As orcas são o maior membro da família dos golfinhos, mas foram apelidadas de “baleias assassinas” por antigos marinheiros que notaram grupos de orcas atacando espécies maiores de baleias, de acordo com a Whale and Dolphin Conservation, uma organização sem fins lucrativos.
Em uma luta cara a cara, a orca vence sem muita dificuldade, mas o tubarão-branco tem maior probabilidade de tentar escapar, pois sabe que não pode se meter com orcas. Outra vantagem chave que as orcas têm nessa luta é que elas são de sangue quente e têm reservas de gordura, o que lhes dá muito mais resistência.
Baleia Jubarte. Possivelmente a espécie de baleia mais famosa do mundo, são simpáticas ao ser humano (apesar de terem sido quase levadas à extinção pela caça) e inofensivas. Viajam cerca de 25mil km todos os anos, atravessando quase todos os oceanos.
Uma baleia jubarte “engoliu” um homem que estava em um caiaque na costa do sul do Chile, mas "cuspiu" o rapaz na sequência. Adrian Simancas estava passeando com o pai, que registrou a cena inacreditável em vídeo, nos mares da cidade de Punta Arenas no último sábado, quando a baleia emergiu.
Uma orca, também chamada de baleia assassina, devorou um tubarão branco em apenas 2 minutos. A imagem foi capturada por um grupo de cientistas ao largo da costa de Mosselbaai, na África do Sul. Esta é a primeira orca da história que foi observada caçando individualmente um tubarão branco.
A Baleia-azul é a maior baleia e o maior animal que já existiu no planeta, podendo alcançar 35 metros de comprimento e pesar 160 toneladas. Foi amplamente caçada no século passado, principalmente no Hemisfério sul, no qual 360 mil baleias-azul foram mortas.