Os símbolos de Oxum incluem o abebé (um leque redondo com espelho), a cachoeira, o rio, a galinha da Angola e o pavão. Seus elementos são o ouro, as águas doces, as cachoeiras e os peixes de rio.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
Em Oxum Navezuarina cega seus raptores, mulheres são aprisionadas por soldados que lutavam em uma guerra entre tribos. Dentre elas, estava Navezuarina, um outro nome de Oxum, que invocando suas forças mágicas, faz surgir um clarão que cega os soldados.
Da cozinha, vinham pratos com as comidas preferidas de Oxum: omolocum (feijão fradinho cozido, refogado com cebola, camarão seco e azeite e enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos); ipeté (inhame cozido e amassado, temperado com azeite de dendê e camarão seco) e peixe frito.
Estes animais identificam cada Orixá em diversos ìtàn's, àjoyò's (mitos e rituais). Tartaruga - pela sua longevidade e seu casco seguro representam Xango.
💛🌊 Os filhos de Oxum quando estão em desequilíbrio, eles podem demonstrar: mágoa, insatisfação e até mesmo desejo de vingança. Lembrando que o Orixá, não possui imperfeições, o excesso ou a escassez causa esse desequilíbrio.
Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.
O senhor do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também o agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.
Seus números para sorte: 7 e 14. Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos.
Por isso que existem os Exus da linha de Oxum. Na legião da vibração espiritual de Oxum, os sete chefes são: Tupãzinho, representante da Vibração Espiritual; Ori, intermediário para Oxalá, Yariri, para Iemanjá; Yari, para Ogum; Damião, para Oxóssi; Doum, para Xangô e Cosme para Abaluaê.
Neste domingo, 8 de dezembro, celebra-se o dia de Oxum. Conhecida como a deusa do amor, orixá das águas, Oxum é aquela que mantém em equilíbrio as emoções da fecundidade e da natureza. Ela é a mãe gentil dos povos antigos e dos novos, é ela que renova e intercede pelos seres humanos em todas as situações.
Que significa: Olha por nós mãezinha! Oxum é a Orixá do amor, da beleza, ternura e riqueza. Seu corpo é coberto pelo amarelo ouro que é reflexo da sua preciosa aura.
Destruidor - Alter-ego de Oroku Saki, um mestre do ninjitsu que é o arqui-inimigo das Tartarugas e em especial de Splinter, por ter sido rival e em várias interpretações da franquia matado Hamato Yoshi. Destruidor é líder de uma gangue de ninjas, o Foot Clan, e usa uma armadura equipada com espinhos para lutar.
Também considerado um deus protetor, retratado como um híbrido entre uma aranha e um homem. Além disso, para algumas religiões, como a umbanda, a aranha é vista como animal de Oxum e diz respeito a criatividade, autodependência, paciência e habilidade.
Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros, e sua data é 8 de Dezembro. Seu elemento é a água, seu dia é sábado e sua cor é o amarelo: cor escolhida pela Tertúlia para fazer sua estampa em respeito às tradições.
Sua bebida: vinho branco, água de coco e champanhe, seu metal é o âmbar, coral, ouro e prata. O sincretismo é feito com Nossa senhora Aparecida, seu Elemento é a Água, possui domínio: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas) e suas flores são rosas-amarelas, lírios, margaridas e flor-de-maio.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Filha de Iemanjá e Orunmilá (Ifá – o oráculo), Oxum teve três maridos: Ogum, Xangô e Oxosse, sendo que deste último gerou Logunedé que viveu seis meses com o pai, nas matas e seis meses com a mãe, nas águas doces.
O amarelo-ouro é a cor preferida da orixá e a sua principal característica é a determinação. O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor.
Simbolismos: Oxum simboliza o amor, a prosperidade, a fertilidade e a intuição. Suas energias são suaves e reconfortantes, ajudando a atrair amor e prosperidade para a vida daqueles que se conectam com ela. Ela é a Orixá das águas doces, trazendo consigo a fluidez e a capacidade de adaptação às situações.