A durabilidade da gasolina comum ou da aditivada comprada no posto ou com aditivação pelo próprio motorista é exatamente a mesma. Aditivo nenhum tem o poder de prolongar a vida útil da gasolina. Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.
É verdade que gasolina aditivada rende mais que a comum?
A gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum, por possuir aditivos que ajudam a manter o motor limpo e em melhor funcionamento, resultando em uma maior eficiência na queima do combustível.
Ao ponderar sobre qual gasolina rende mais, comum ou aditivada, é importante considerar também o impacto dessas diferenças no funcionamento do veículo. Enquanto a gasolina comum pode ser mais econômica no curto prazo, a aditivada oferece benefícios a longo prazo, como maior durabilidade e desempenho otimizado.
Essa é a vantagem da gasolina aditivada: manter o motor limpo e com uma combustão sempre correta. A única desvantagem é no caso de um carro que rodou milhares de quilômetros apenas com a gasolina comum e houve, então, a formação desses depósitos dentro do motor.
É aí que entram os aditivos, que removem esses resíduos e garantem que os bicos funcionem como novos. Mas, vale lembrar que, para sentir todos esses benefícios na pele, o ideal é usar a gasolina aditivada sempre, e não só de vez em quando.
Afinal, qual é a melhor opção: gasolina aditivada ou comum
Considere detalhes como custo benefício e desempenho! A gasolina aditivada é a melhor opção para quem deseja um carro mais potente e durável. Ela contém aditivos que melhoram a combustão, aumentando a potência e o torque, e protegem o motor contra o desgaste.
Sim! Vimos no tópico anterior que a gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum a longo prazo. Mas é importante entender que tanto o combustível comum quanto o aditivado possuem a mesma autonomia. Com o tempo, um motor sujo representa um desempenho menor.
Gasolina comum: de seis meses a um ano; Gasolina aditivada: de 12 a 18 meses; Etanol: acima de seis meses, indeterminado se protegido de umidade e do ar; Gasolina premium: indeterminado, existem amostras com cinco anos que ainda preservam suas características essenciais.
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
A gasolina que dura mais é a chamada premium, que pode ser a Podium da Petrobras ou a Octapro da Ipiranga ou a Shell R, que pode durar até oito, dez meses.
Tem problema misturar gasolina comum com aditivada?
Pode misturar gasolina comum com aditivada? A resposta para essa dúvida é o clássico “mal não faz”. Combinar a gasolina comum com a aditivada irá diluir os aditivos detergentes dispersantes, tornando-os menos eficientes em sua função de manter o motor limpo.
Qual a melhor opção para viajar, gasolina comum ou aditivada?
Essa resposta é variável porque segundo a ANAP (AGENCIA NACIONAL DO PETRÓLEO) é recomendado que em grandes cidades onde o fluxo de carros e intenso e a espera no trânsito é grande a melhor opção é a GASOLINA ADITIVADA, mas para você que irá viajar por longas distâncias é recomendado a GASOLINA COMUM.
“Em uma viagem longa, deve-se priorizar a gasolina por conta da autonomia maior, se comparada ao etanol. Na gasolina, você consegue rodar mais tempo sem precisar abastecer, algo que usando etanol torna-se mais frequente”, afirmou.
Qual é mais econômica: gasolina comum ou aditivada? A gasolina aditivada é mais cara do que a gasolina comum, porém, em alguns casos, é mais vantajoso abastecer com ela. Isso porque a gasolina aditivada compensa pelos benefícios apresentados ao motor do automóvel.
De maneira geral, é possível dizer que a aditivada limpa o motor a longo prazo, enquanto a gasolina comum não. Mas, a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro, uma vez que isso se relaciona ao grau de octanagem e não a esses componentes adicionais.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.
Posso abastecer meu carro sempre com gasolina aditivada?
Abastecer só com gasolina aditivada é uma boa ideia? A gasolina aditivada é benéfica para o conjunto motriz dos carros. Portanto, um motorista pode escolher abastecer apenas com o composto.
Vale lembrar que gasolina Grid e V-Power Nitro são equivalentes e do tipo aditivada enquanto a Podium é uma gasolina de maior octanagem. Por fim, o consumidor tem que ficar atento quanto à qualidade da gasolina, e tem o direito de exigir o teste de qualidade, que determina a quantidade de álcool na gasolina.