Dor abdominal associada à perda de líquido Se a dor abdominal estiver acompanhada de perda de líquido vaginal, pode ser um sinal de rompimento prematuro da bolsa, especialmente no terceiro trimestre. Esse rompimento exige avaliação médica urgente para evitar complicações como infecções e parto prematuro.
Que tipo de dores devo me preocupar durante a gravidez?
Por exemplo, se você tiver dor no alto ventre ou nos ombros, que vem acompanhada de dores de cabeça, talvez seja bom visitar seu médico para descartar a pré-eclampsia. Se sentir dor abdominal ou dor pélvica severas, com sangramento vaginal no primeiro trimestre, pode ser um sinal de gravidez ectópica.
Uma dor intensa no pé da barriga ou dores fortes no pé da barriga podem ser sentidas, especialmente durante o crescimento do útero, e não são geralmente motivo de preocupação. A cólica no inicio da gravidez é outra sensação comum, e ocorre pelo aumento do volume do útero que “estica” as estruturas presas nele.
O útero pode ficar dolorido, sensível e irritável à palpação. Se o descolamento prematuro da placenta for total ou parcialmente oculto, a dor e incômodo uterinos podem parecer desproporcionais ao volume de hemorragia. Pode haver choque hemorrágico, bem como coagulação intravascular disseminada (CIVD).
Essa dor acontece quando os ligamentos que sustentam o útero se alongam para acomodar o crescimento do bebê, causando uma sensação de pontada na parte inferior do abdômen, que se estende para a virilha, especialmente ao fazer movimentos rápidos, levantar-se, ou até mesmo espirrar.
Se a parte da anatomia feminina onde a gravidez ectópica está localizada se romper, a mulher geralmente sente uma dor súbita, intensa e constante na parte inferior do abdômen. A mulher com perda de sangue grave pode sentir tontura ou desmaiar.
Congestionamento nasal: principalmente rinite; Fadiga: sensação de cansaço e exaustão; Olfato intensificado: pode causar tolerância reduzida a determinados odores ou ser mais sensível ao cheiro; Tontura: causada pela redução da pressão arterial.
“A gestante e a puérpera devem estar atentas a sintomas como dores em pernas, coxas, braços e abdômen, inchaço, endurecimento, mudança de coloração (azulada ou avermelhada) e calor no local, pois esses podem apontar para uma possível trombose venosa profunda”, ressalta a Dra.
A dor pélvica diz respeito à dor na parte inferior do abdômen (pelve). A dor na parte média ou superior do abdômen, na área do estômago e do intestino, é denominada dor abdominal. No entanto, às vezes, a mulher tem dificuldade em discernir se a dor está principalmente situada no abdômen ou na pelve.
Os sintomas da adenomiose incluem menstruações dolorosas (dismenorreia) e com fluxo intenso, dor indefinida na área pélvica e uma sensação de pressão sobre a bexiga e o reto.
Quais são as dores comuns no corpo durante a gravidez?
Durante a gestação, é normal a mulher sentir dores ou desconforto por um curto período. As inúmeras alterações causadas pelo aumento dos níveis de hormônios deixam os ligamentos do corpo elásticos e com maior mobilidade e as articulações ficam mais soltas.
Os sinais de dilatação incluem contrações regulares, dor nas costas, pressão na pelve e, às vezes, a perda do tampão mucoso. O exame de toque vaginal é a principal forma de verificar a dilatação durante o trabalho de parto.
Quais sintomas a gestante tem antes de entrar num quadro de eclâmpsia?
A pré-eclâmpsia pode ocorrer sem sintomas, porém, os sinais a seguir são os mais comuns: dor de cabeça forte que não desaparece com medicação, inchaço no rosto e nas mãos, ganho de peso de um quilo ou mais em uma semana, dificuldade para respirar ou respiração ofegante, náusea ou vômito após os primeiros três meses de ...
Na maioria das vezes, a causa de um aborto espontâneo é desconhecida, mas ele pode ocorrer porque o feto não está se desenvolvendo normalmente (às vezes, por causa de uma anomalia genética ou defeito congênito) ou por causa de um problema de saúde na gestante, tal como uma anomalia estrutural dos órgãos reprodutores, ...
Porque é mais perigoso nascer de 8 meses do que de 7?
Quanto mais tempo o bebê passar dentro da barriga da mãe, melhor será para sua saúde e formação. Não, nascer no sétimo mês é bem mais arriscado. A regra é que quanto mais tempo o bebê passar dentro da barriga da mãe, mais chances ele terá de ser saudável.
É o caso de infecções, de pressão alta súbita, de diabetes gestacional descontrolada, de hemorragias e da perda de líquido amniótico, aquele fluido que envolve o bebê, entre outros problemas. Veja, a seguir, os principais sintomas que requerem uma avaliação emergencial.
Essa situação deve ser identificada pelo obstetra durante a realização dos exames de ultrassom, onde é possível observar alguns sinais indicativos de sofrimento fetal, como diminuição ou alteração dos batimentos cardíacos do feto, diminuição dos movimentos fetais e diminuição do volume de líquido amniótico, por exemplo ...
É normal sentir fisgada na parte íntima na gravidez?
A dor pélvica é comum durante o começo da gestação e pode acompanhar doenças sérias ou leves. Algumas condições causadoras da dor pélvica também causam sangramento vaginal.