A transmissão da oncocercose se dá pela picada do inseto Simulium (borrachudo ou pium) infectado com larvas do parasita. O ciclo de transmissão se inicia quando o inseto pica uma pessoa infectada e suga microfilárias juntamente com o sangue.
Diferentemente do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, o borrachudo não é transmissor de nenhum tipo de doença, mas a manutenção dos cuidados é importante para evitar lesões e alergias.
Picadas por pernilongos e borrachudos geralmente causam reações alérgicas locais, como coceira e a possível ocorrência de inchaço na região onde foi a lesão. Nestes casos, a orientação dos especialistas é usar uma pomada antialérgica para aliviar os sintomas.
Febre oropouche: conheça a doença transmitida pelo mosquito do tipo maruim. Febre súbita, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor muscular e nas articulações.
O que é o líquido que sai da picada de borrachudo?
Os insetos hematófagos são os que se alimentam de sangue, como os pernilongos e borrachudos. A sua picada aplica substâncias analgésicas e anticoagulantes, assim a pessoa não sente que foi mordida e o sangue permanece líquido enquanto o bicho está se alimentando.
PICADA DE BORRACHUDO | Não tinha SENSIBILIDADE a picada do BORRACHUDO | Agora tenho, qual o motivo?
O que tem no veneno do borrachudo?
A picada coça devido a saliva do mosquito que contém substâncias (anticoagulantes, antiplaquetários e vasodilatadores) alergênicas quando em contato com a pele. O desconforto inicia com irritação, coceira e inchaço na região afetada, que duram 2 a 3 dias em casos leves.
Quais são os sintomas do prurigo estrófulo em adultos?
Quando você é picado por um inseto e, em seguida, a pele tem uma reação alérgica com o surgimento de manchas e áreas de elevação, essa condição recebe o nome de prurigo estrófulo. Além dos sintomas citados, pode causar, por exemplo, coceira e bolhas.
No entanto, é indicado manter o local da picada limpo e evitar coçar a pele para não causar feridas que podem resultar em infecção da picada. Aplicar uma compressa gelada no local também ajuda a diminuir o inchaço, a vermelhidão e a coceira.
Maria Luiza: Para controlar a população do vetor é preciso eliminar os criadouros. No caso do maruim, o ideal é remover o substrato onde ele se reproduz. Por exemplo, se for o cepo da bananeira, deve-se fazer o manejo integrado do bananal.
O borrachudo tem hábitos diurnos e precisa de água corrente para procriar e sobreviver. Nas fases de ovo, larva e pupa, precisa da presença de luz, matéria orgânica, água corrente, oxigênio e algum material para se fixar. “A fêmea, no momento de pôr os ovos, procura um lugar com essas características.
Quanto tempo dura o efeito da picada do borrachudo?
O borrachudo costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e fim de tarde. A picada causa, em geral, reações alérgicas que provocam inchaço e coceira. Esses sintomas costumam desaparecer em poucos dias.
Qual é o problema mais grave relacionado às picadas de insetos?
No caso de poucas picadas, o quadro clínico pode variar de uma inflamação local até uma forte reação alérgica, o que também é conhecido como choque anafilático. No caso de múltiplas picadas pode ocorrer também uma manifestação tóxica mais grave e, às vezes, até mesmo fatal.
Em breve, um novo vírus, que causa febre aguda e, em alguns casos, meningite e meningocefalite, transmitido pelo mosquito borrachudo, pode chegar às grandes cidades brasileiras.
“O borrachudo, praticamente, não tem mais predador natural, porque os nossos rios não estão nem totalmente poluídos, para as larvas não se criarem, nem limpos para que sapos, lambaris e libélulas façam o controle da população”, completou o parlamentar.
Oncocercose é uma infecção causada pelo nematódeo filarioide por Onchocerca volvulus. Borrachudos (espécies Simulium) são responsáveis pela transmissão. Os sintomas são nódulos subcutâneos, prurido, dermatite, adenopatia, atrofia e formação de cicatrizes na pele, e lesões nos olhos que podem levar à cegueira.
A transmissão do Oropouche é feita principalmente pelo inseto conhecido como Culicoides paraensis (maruim). Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias.
A Febre Oropouche, é uma arbovirose transmitida pelo mosquito borrachudo. Ela causa dores musculares, na cabeça e articulações, além de febres e outros sintomas similares à dengue e chikungunya.
aegypti é originário da África e se espalhou pelo mundo: primeiro da costa oeste do continente para as Américas, depois provavelmente da costa leste para a Ásia. Por que o nome A. aegypti? O vetor foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, quando foi denominado Culex aegypti.
Larvicida BTI se tornou a forma mais eficaz de combate à infestação de borrachudo. “Existe um biolarvicida, feito a partir da bactéria Bacillus thuringiensis, que pode ser utilizado para o controle dos borrachudos. Ele é chamado de BTI e é usado em várias cidades do Sul e Sudeste do Brasil.
Repelente: Seja em spray, aerosol, gel ou creme. O repelente é capaz de proteger as partes expostas do corpo e evitar os ataques dos borrachudos, pernilongos e outros insetos. Priorize os repelentes com Icaridina, que é a substância mais recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS);
Espremer a região picada na tentativa de remover as bactérias também é uma ação repreendida por dermatologistas. Isso porque corre-se o risco de lesionar a pele e retardar o processo de recuperação.
De um modo geral, o estrófulo é uma situação benigna e autolimitada, que pode ocorrer por crises sazonais durante vários anos. Trata-se de uma doença sem gravidade que se localiza só na pele e não é contagiosa.
Ainda não se sabe ao certo a causa do prurigo nodular, podendo estar associado a diversas condições, como pele seca, doenças da tireóide, doenças sanguíneas, dermatite atópica entre outras. Os distúrbios psicológicos e o estresse emocional estão presentes na grande maioria dos casos.