O CRV digital é a emissão do Certificado de Registro do Veículo, documento obrigatório para a circulação do automóvel e que agora pode ser emitido de maneira virtual.
Para emitir a segunda via do CRLV, basta solicitar no site do Detran do seu estado se você ainda tem o documento em papel-moeda (verdinho). Já se quiser gerar uma nova via do documento eletrônico, você pode acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Qual documento comprova a propriedade de um veículo?
Certidão propriedade. Este serviço emite a certidão de propriedade negativa ou positiva de veículo (documento informando se há ou não algum veículo cadastrado na base de dados do Detran-SP e da Secretaria Nacional de Trânsito - Senatran) para o CPF ou CNPJ informado.
Conheça o Certificado de Registro de Veículo (CRV)
Conforme Resolução Contran, a partir de 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) também passou a ser digital, não havendo mais a impressão do CRV em papel moeda (documento verde).
COMO SABER SE O CRV É DIGITAL OU VERDINHO (IMPRESSO EM PAPEL MOEDA)
O que é verdinho original?
O CRV é o antigo documento de Compra e Venda do Veículo, mas desde 2021 uma resolução nacional determinou sua junção com o documento de Licenciamento, criando o CRLV-e, disponível em formato digital.
Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu Estado). O CRLV Digital pode ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.
A principal diferença entre eles é que o CRLV é de porte obrigatório e deve ser renovado anualmente, já o CRV é o documento de transferência e só deve ser utilizado quando o veículo for vendido ou sofrer alguma alteração física, como a mudança de cor ou até mesmo motor, por exemplo.
A prova da propriedade se faz por meio do documento hábil, emitido pelo órgão competente, ou seja, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), de acordo com o disposto no art. 123 , inciso I e § 1º, da Lei 9.503 /1997.
O Certificado de Registro do Veículo (CRV) funciona como um RG do seu carro, reunindo as informações básicas com as características do veículo: número da placa, chassi, ano e modelo, tipo de combustível, entre outras.
Você deve ter o novo documento em mãos até o término do período de licenciamento de seu veículo. A partir do dia 1º do mês seguinte, o veículo só poderá circular se o motorista estiver com o novo licenciamento.
Como acessar o CRLV-e? A emissão pode ser feita por celulares e computadores, seja pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), plataforma Carteira Digital de Trânsito (CDT) do governo federal e app Zul+, a plataforma digital da Estapar.
É importante ressaltar que o reconhecimento da firma do comprador e do vendedor pode ser feito em momentos distintos, ou seja, não é necessário que ambos estejam presentes ao mesmo tempo no cartório.
Para quem ainda possui o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade (popularmente conhecido como DUT) em papel-moeda, ou seja, para os veículos registrados antes de 2021, nada muda.
Comprovantes de posse: Documentos que comprovem a posse, como recibos de compra e venda, documentos de transferência, comprovantes de pagamento de IPVA, entre outros.
Se um veículo foi vendido, seu antigo dono deve fazer a comunicação de venda em até 60 dias, depois de preencher o documento de compra e venda (Certificado de Registro do Veículo - CRV ou Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital - ATPV-e) com os dados do novo dono.
Essa comprovação de posse se dá através de comprovantes de pagamento dos devidos impostos, demonstrando a posse como “dono” do bem, e, até mesmo, testemunhas, as quais irão confirmar que você possui o veículo como se dono fosse por determinado período.
O Certificado de Registro de Veículo - CRV é o documento que comprova a propriedade do bem, perante o órgão executivo de trânsito estadual (DETRAN), cuja primeira emissão ocorre quando do registro...
Qual a diferença entre DUT e CRLV? Não há diferença entre DUT (Documento Único de Transferência) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Ambos têm a mesma função. O nome DUT foi substituído por CRV em 1985.
Porte. O CRLV é de porte obrigatório, mas o CRV não. Isso significa que o primeiro precisa estar em posse do motorista sempre que ele for rodar com o veículo, seja em sua forma impressa ou digital. O segundo, apesar de ser um documento obrigatório, não precisa estar junto com ele no dia a dia.
O documento pode ser acessado pelo portal online do Departamento de Trânsito (Detran) do estado de registro do veículo, no Portal de Serviços Senatran e pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CDT, disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS.
Conheça a Autorização de Transferência de Propriedade de Veículo Digital (ATPV-e) Conforme Resolução Contran nº 809/20, a partir de 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) passou a ser digital, não havendo mais a impressão do CRV em papel moeda (documento verde).
O CRLV, ou “Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo”, conhecido também apenas como “licenciamento”. É o documento obrigatório que garante que o veículo está apto a circular nas vias, com os pagamentos em dia. Pode ser considerado o seu “alvará” para dirigir legalmente.