Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo. Geralmente a cor é utilizada em contextos de positividade.
O fundo do selo é verde, que juntamente com o amarelo, traz referência às cores nacionais. Comemorada em 7 de setembro, a independência do Brasil recorda um grito dado às margens do rio Ipiranga, proclamado por Dom Pedro I.
Utilizamos como símbolo oficial do Bicentenário o punho de Dom Pedro I erguendo sua espada durante o Grito da Independência, imortalizado pelo quadro de Pedro Américo. O gesto foi o marco inicial da liberdade do Brasil perante intervenções estrangeiras, tornando-se então independente e soberano.
Cinza é a cor da depressão, diz estudo. O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.
O personagem Raiva é representado por uma das cores mais intensas do espectro, que está associada a sentimentos de ira, nervosismo, intensidade, agonia, força e agressividade.
Representa o constrangimento e a autopercepção. A cor rosa simboliza a reação física de corar quando se está envergonhado, refletindo a natureza desconfortável deste sentimento.
Amarelo. Como dissemos acima, o amarelo é a principal cor para quem deseja mais dinheiro e prosperidade no próximo ano. Uma cor alegre, forte, que ilumina e pode trazer, além da prosperidade financeira, mais sabedoria e entendimento sobre as situações.
Algumas cores também podem estimular sensações pouco agradáveis e devem ser evitadas. O cinza, por exemplo, foi associado à solidão e tristeza, e o castanho a aborrecimento.
O amarelo, por exemplo, está intrinsecamente relacionado ao sol, flores, verão, otimismo, iluminação, entendimento, jovialidade, irradiação, disposição amistosa, alegria, inteligência e maturidade.
Elas tendem a avançar visualmente, criando a sensação de proximidade e intimidade. Por outro lado, as cores frias, como azul, verde e roxo, são associadas à calma, serenidade e natureza, lembrando elementos como água e floresta. Estas cores recuam visualmente, proporcionando uma sensação de espaço e tranquilidade.
A Psicologia das Cores determina o amarelo como uma cor contraditória. Segundo as preferências pessoais, pode representar diversão, inovação, otimismo e alegria, porém, em conotações culturais, também é associada à mentira, arrogância e covardia.
O vermelho é a cor que representa as paixões, do amor ao ódio, das boas às más intenções. É também a cor do erotismo e da sedução. Não à toa, também é associado a coisas proibidas e imorais.
A cor laranja é muito boa para a sala, é a cor da amizade, ideal para este espaço em que se recebem os amigos, é uma cor quente e vibrante assim como o vermelho.
Independência é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado. É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia. Antónimo de dependência (neste verbete, ver a Teoria da Dependência).
A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, D. Pedro (futuro D. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.
Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.