Toyota Supra e o 2JZ: - Popularidade: A popularidade do 2JZ disparou principalmente devido ao seu uso no Toyota Supra MKIV (A80), especialmente nas versões turbo. O Supra foi produzido de 1993 a 2002, e o motor 2JZ-GTE tornou-se sinônimo deste modelo.
Em que carros o motor 2JZ foi utilizado? O motor 2JZ equipou uma variedade de veículos da Toyota, incluindo o Toyota Supra da quarta geração e o sedã Aristo, bem como o Lexus GS 300.
Pois bem: conhecendo o motor 2JZ de cabo a rabo, Andre não precisou pensar muito para decidir-se por um deles em seu mais recente project car, um BMW Z4 da primeira fase (produzida entre 2002 e 2006).
A versão turboalimentada (2JZ-GTE) se destacou por equipar o Toyota Supra MK4, produzindo 276 a 320 cv de fábrica. Com modificações, o 2JZ pode facilmente ultrapassar 1.000 cv, sendo amplamente usado em drag racing e drift devido à sua robustez e capacidade de tuning extremo.
TUDO SOBRE OS MOTORES 2JZ e 1JZ! *O famoso motor de Supra*
Qual a diferença do motor 1JZ vs 2JZ?
O que dá quando você junta dois 1JZ? Se você for um piadista, vai logo responder: um 2JZ! Mas é claro que você, nosso leitor entusiasta dos carros japoneses, sabe que a diferença entre um motor 1JZ e um 2JZ é o deslocamento. O 1JZ, de 2,5 litros, veio em 1990; o 2JZ, de três litros, foi introduzido em 1991.
As siglas 2JZ-GTE dizem-te alguma coisa? Sim. É isso mesmo. Trata-se do nome de código de um dos melhores motores a gasolina da história da indústria automóvel: o motor 3.0 turbo de seis cilindros que equipava o Toyota Supra (A80).
Na ficha técnica deste esportivo, também conhecido como Supra MK5, temos um motor 3.0 turbo com potência de 387 cavalos, torque de 50,8 Kgfm e câmbio automático de 8 marchas. Vai de 0 a 100 em 3,9 segundos e atinge velocidade máxima de 250 Km/h. Peso de 1.542 Kg e preço de R$1.400. 000,00.
CURIOSIDADE: O maior motor a diesel do mundo tem quase 110 mil cavalos de potência. RT-flex96C é o nome de nada mais nada menos que o maior motor a diesel do mundo. Desenvolvido pela Wärtsilä Corporation, esse motor alcança potências que qualquer caminhoneiro gostaria.
No Japão, o Supra era impulsionado pelos motores 2JZ-GE (3 litros e 220 cv) e 2JZ-GTE (3 litros, biturbo e 276 cv). No mercado de exportação, o 2JZ-GTE recebia modificações nas turbinas e no sistema de alimentação para chegar à potência máxima de 321 cv.
O Skyline GT-R R34 é uma versão esportiva de grande prestígio do Nissan Skyline. A versão GT-R possui o motor Nissan RB26DETT, de 6 cilindros em linha com biturbo.
Toyota Supra e o 2JZ: - Popularidade: A popularidade do 2JZ disparou principalmente devido ao seu uso no Toyota Supra MKIV (A80), especialmente nas versões turbo. O Supra foi produzido de 1993 a 2002, e o motor 2JZ-GTE tornou-se sinônimo deste modelo.
Chama-se GR Supra A90 Final Edition e é limitada a 300 unidades, exclusivas para território europeu e para o Japão, trazendo como aliciante um motor mais potente, suspensão KW, travões com maior capacidade e alguns componentes aerodinâmicos em fibra de carbono de visual mais agressivo.