Troposfera: é a mais próxima da superfície terrestre e tem entre 8 e 14 km de espessura. Nos pólos, ela é mais fina. Na troposfera, está o ar que respiramos e as nuvens. Estratosfera: logo acima, está a camada que tem suas próprias camadas.
Na atmosfera terrestre encontramos também aerossóis, que são pequenas partículas, líquidas e sólidas, por exemplo, poeira, gotículas de água suspensas no ar e cristais de gelo que formam as nuvens. A maior parte dos aerossóis está localizada na camada inferior da atmosfera, próximo à superfície da Terra.
A atmosfera é a camada gasosa que envolve toda a superfície terrestre. Essa camada de ar é fundamental para a existência e manutenção da vida humana no planeta Terra. A atmosfera terrestre possui cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A camada mais fria da atmosfera terrestre é a mesosfera. As temperaturas em seu limite superior podem chegar a -90º C. A variação de temperatura acontece à medida que a altitude eleva-se.
Exosfera: É a camada da atmosfera que apresenta a menor densidade, pois as moléculas são rarefeitas (em pouca quantidade). Não há influência da gravidade terrestre (próximo ao espaço sideral)ou ela é baixíssima. É a camada em que os satélites artificiais (de comunicações e meteorológicos) ficam orbitando nosso planeta.
Por critérios como a diferença de temperatura e a altitude, a atmosfera é dividida em cinco diferentes camadas, sendo a troposfera a mais próxima da superfície e a exosfera a mais distante.
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
Estratosfera é a segunda camada da atmosfera a partir da superfície da Terra. Abriga a camada de ozônio, região que protege o planeta dos raios ultravioletas. A estratosfera é a segunda camada da atmosfera, a partir do solo, situada acima da troposfera e abaixo da mesosfera.
Podemos sentir o ar quando ele está em movimento. Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto.
O oxigênio é essencial para a vida. Nós respiramos o oxigênio do ar ambiente para os pulmões, que entra na corrente sanguínea para ajudar no bom funcionamento de nossos tecidos e órgãos. Também respiramos como uma maneira de expelir gás dióxido de carbono, que é um tipo de desperdício que nosso corpo produz.
A termosfera é a camada mais extensa e mais quente da atmosfera; por absorver mais facilmente a radiação solar, sua temperatura pode ultrapassar os 1000 °C.
A atmosfera Marciana é composta de mais de 95% de dióxido de carbono. Ventos solares dispersam a fina e fraca atmosfera porque Marte tem campos gravitacional e magnético muito fracos. Nos pólos Marcianos encontram-se capas de gelo polar que diminuem de tamanho durante a primavera e verão Marcianos.
A litosfera é a porção mais externa da esfera terrestre. Ela é formada por grandes blocos rochosos, chamados de placas tectônicas, que interagem com outras camadas terrestres. As formas de relevo terrestre fazem parte da litosfera.
Veja: Troposfera: é a mais próxima da superfície terrestre e tem entre 8 e 14 km de espessura. Nos pólos, ela é mais fina. Na troposfera, está o ar que respiramos e as nuvens.
A crosta é porção externa da Terra, a mais delgada de suas camadas e a que conhecemos melhor. Ela é tão fina em relação ao restante do planeta que pode ser comparada à casca de uma maçã em relação à maçã inteira.
Magma é rocha fundida, localizado normalmente dentro de uma câmara de magma, abaixo da superfície da Terra. O magma permanece sob alta pressão e, algumas vezes, emerge através das fendas vulcânicas, na forma de lava fluente e fluxos piroclásticos.
Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta. O planeta Terra é envolto por uma camada gasosa conhecida como atmosfera terrestre.