Adultos se espantam e crianças ficam alvoroçadas com o bicho de “olhos brilhantes” e seus 45 millilamberts de bioluminescência. Mas não é um vagalume e nem pisca como eles. Trata-se do Pyrophorus noctilucus, conhecido como Besouro de Fogo ou Cucujo.
Vaga-lume ou pirilampo são denominações comuns de insetos coleópteros das famílias Elateridae, Phengodidae ou Lampyridae, notórios por suas emissões de luz bioluminescente. As suas larvas alimentam-se principalmente de vegetais e outros insetos menores.
Cucujo: 'besouro de fogo' é o inseto mais brilhante do mundo. OLHOS CINTILANTES NAS NOITES DE VERÃO Com o calor chega o inseto mais brilhante do mundo, o bicho de 'olhos brilhantes' e seus 45 millilamberts de bioluminescência. Mas não é um vagalum…
1. Vaga-lumes. Existem mais de 2 mil espécies de vaga-lumes no mundo. Eles são capazes de emitir luz própria graças a uma reação química em seus corpos, utilizada como forma de se comunicar com outros indivíduos ou alertar predadores.
Adultos se espantam e crianças ficam alvoroçadas com o bicho de “olhos brilhantes” e seus 45 millilamberts de bioluminescência. Mas não é um vagalume e nem pisca como eles. Trata-se do Pyrophorus noctilucus, conhecido como Besouro de Fogo ou Cucujo.
Vaga-lumes ou pirilampos são insetos das famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae muito conhecidos por sua bioluminescência, isto é, sua capacidade de produzir e emitir luz. Essas espécies são dotadas de órgãos fosforescentes na parte inferior de seus segmentos abdominais, responsáveis pelas emissões luminosas.
Embora pareçam inofensivos à primeira vista, esses besouros possuem uma defesa química poderosa que pode causar problemas para os humanos. Aparência Distintiva: O besouro-potó é reconhecido por sua cor preta e pelas manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas dianteiras.
Estes animais pertencem às famílias Elateridae, Phengodidae e Lampyridae. Os elaterídeos referem-se a besouros conhecidos como salta-martins e apresentam o tom marrom escuro ou marrom avermelhado. Este inseto se destaca pelos brilhantes “olhos verdes”, enquanto outros chamam atenção pelo cintilante no abdômen.
Os barbeiros são insetos hematófagos, cujos jovens e adultos, fêmeas e machos, alimentam-se exclusivamente de sangue de animais vertebrados. Vivem próximos a fonte de alimento escondendo-se em ninhos de pássaros, tocas de animais, copas de palmeiras e casca de tronco de árvores.
Bicho de olho, também conhecido como loíase, é uma infecção causada pela presença da larva Loa loa no organismo, que costuma se dirigir para o sistema ocular, onde provoca sintomas, como irritação, dor, coceira e vermelhidão nos olhos, por exemplo.
Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda ajuda a afugentar os insetos.
Quando surge uma luz artificial, como uma lâmpada, eles a confundem com o satélite natural e são atraídos em direção a ela. Essa é a explicação clássica e mais disseminada sobre o porquê de os insetos voadores orbitarem as lâmpadas acesas.
Alaus oculatus (denominado popularmente, em inglês, Eyed elater ou Eastern eyed click beetle; com a denominação Click beetle dada para os integrantes desta família) é um inseto da ordem Coleoptera e da família Elateridae; um besouro cujo habitat se estende aos territórios da região leste dos Estados Unidos, de Quebec, ...
Os besouros elaterídeos representam o segundo maior grupo de coleópteros bioluminescentes. Ao contrário da representação mais popular de que vagalumes possuem uma única luz no seu abdômen, as espécies de Pyrophorus também possuem duas lanternas laterais na região torácica, relativamente próximas aos olhos.
O Vagalume, guia espiritual, carrega um significado profundo, pois traz consigo a energia da iluminação, essa mesma Luz que todos possuímos e que pode nos guiar nos momentos desafiadores. _“Nos momentos mais sombrios, sempre há uma luz no fim do túnel.”_💫
De acordo com o pesquisador, as enzimas luciferases produzem bioluminescência em vagalumes e besouros por meio da catálise da reação de oxidação da proteína luciferina – uma molécula fluorescente que, ao ser oxidada, age como emissor de luz.
Ouça o texto abaixo! O vaga-lume é um inseto coleóptero que possui emissões luminosas devido aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen.
Certas espécies de besouros também produzem substâncias químicas defensivas que podem causar dermatites de contato, irritação ocular e, em casos mais graves, danos ao trato gastrointestinal se ingeridos.
A classe dos insetos é a que concentra o maior número de exemplares bioluminescentes. Quase todas as suas ordens possuem espécies luminescentes. Entre todas as mais conhecidas são: CoJlembola, Orthoptera (grilos, louva-deus, baratas e gafanhotos).