O barbeiro transmite a doença de Chagas por meio de suas fezes ou urina infectadas com Trypanosoma cruzi. Os triatomíneos, popularmente conhecidos no Brasil como “barbeiros”, são insetos identificados como o principal transmissor da doença de Chagas na América Latina, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Tanto as larvas como os besouros adultos podem causar danos às culturas. As larvas de algumas espécies se alimentam das extremidades apicais e das raízes ou mastigam e perfuram os caules, e outras espécies também se alimentam das folhas.
De acordo com o biólogo e gerente do setor de endemias e zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro do Norte, Levi Santos, as pessoas não devem matar o barbeiro porque aumenta o risco de infecção com a doença e dificulta a identificação dos insetos contaminados.
Como a DOENÇA DE CHAGAS é transmitida? Como identificar?
O besouro preto é venenoso?
O que sabemos hoje é que existe apenas uma espécie venenosa, o besouro-escorpião (Onychocerus albitarsis). Ele mede cerca de 2 centímetros, tem antenas longas e seu corpo possui detalhes em preto, bege e cinza, além de uma faixa marrom.
Qual é a espécie de besouro preto que fede quando morre?
A "atração pela morte" só ocorre quando há a combinação do odor com hormônios de machos da espécie, a Dermestes maculatus. Os hormônios, do tipo feromônio, são usados por animais como "afrodisíacos" naturais ou para identificação da espécie.
Estima-se que sejam 30 mil novos casos por ano, decorrentes das diversas formas de transmissão. Mais de 10 mil pessoas morrem a cada ano devido às complicações clínicas da doença. Entre 2% e 8% das gestantes com Chagas podem passá-la para seus bebês.
O barbeiro transmite a doença de Chagas por meio de suas fezes ou urina infectadas com Trypanosoma cruzi. Os triatomíneos, popularmente conhecidos no Brasil como “barbeiros”, são insetos identificados como o principal transmissor da doença de Chagas na América Latina, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A espécie chamada cientificamente de besouro bombardeiro pode provocar queimaduras caso libere líquidos na pele humana e causa mau cheiro, segundo especialistas.
Muitos tipos diferentes de insetos (besouros) podem picar. A maioria das picadas de insetos coçam, mas as picadas em si não são sérias. O principal problema com picadas de insetos é que: Picadas de insetos podem transmitir doenças sérias, como malária e o vírus da Zika.
Ele não morde, não pica e não é venenosos. O Besouro Rinoceronte leva esse nome por causa de seus chifres, utilizados pelos machos apenas para disputar fêmeas ou territórios.
De acordo com a professora da UnB, os insetos, principalmente os besouros, são atraídos pela luz. “Muitos vão atrás dela e não conseguem voltar. Por isso, é comum encontrarmos tantos animais mortos pela manhã.
De acordo com a lei, é crime matar animais da fauna silvestre, de acordo com as pré-disposições especificadas na lei. Porém, no caso de pragas urbanas essa proibição não é válida.
Até agora, só conhecemos um besouro peçonhento em todo mundo, que é o besouro-escorpião. Ainda bem, né? Ele é um tipo de serra-pau, do tamanho de uma moeda de R$ 1, e tem dois ferrõezinhos nas pontas das antenas.
O nome popular do besouro-escorpião (Onychocerus albitarsis) traz indícios sobre a estrutura do animal, que integra uma família popularmente conhecida como besouros-serra-pau. “Dentro dessa família há um grupo pertencente ao gênero Onychocerus, cuja principal característica é usar as antenas para se defender.
Esses besouros tem grande importância ecológica porque participam do processo de eliminação de fezes e carcaças de animais. Eles atuam ainda como recicladores de nutrientes e, por isso, são benéficos para a agricultura e pecuária.
Os barbeiros são insetos hematófagos, cujos jovens e adultos, fêmeas e machos, alimentam-se exclusivamente de sangue de animais vertebrados. Vivem próximos a fonte de alimento escondendo-se em ninhos de pássaros, tocas de animais, copas de palmeiras e casca de tronco de árvores.
É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.
A mordida de barata pode causar sinais e sintomas como vermelhidão, inchaço, feridas, dor e coceira, podendo acontecer principalmente ao redor da boca, nas mãos ou pés. Além disso, as baratas também podem transmitir, através do contato direto com os alimentos, bactérias como Salmonella, Estafilococos e Streptococcus.
O vetor da doença é o protozoário Trypanosoma cruzi – batizado assim por Chagas para homenagear o cientista Oswaldo Cruz – que usa o barbeiro como hospedeiro. O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto.
Um deles é o chagoma, inflamação arredondada, vermelha e endurecida na pele que pode indicar o local da picada do barbeiro. Outro é o sinal de Romaña, edema em uma das pálpebras que pode aparecer em cerca de 10 a 20% dos casos agudos.