A conquista do primeiro Oscar brasileiro foi destaque na imprensa internacional. Na noite de domingo, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, ganhou a estatueta de Melhor Filme Internacional — um feito inédito para o cinema brasileiro.
Com a vitória, ela se tornou uma das campeãs mais jovens da história do prêmio. A mais nova vitoriosa foi Marlee Matlin, que conquistou o troféu aos 21 anos e 18 dias por “Filhos do Silêncio”, em 1987.
Cabe ressaltar que, apesar de quatro coproduções brasileiras já terem conquistado a estatueta do Oscar, nenhum dos prêmios foi creditado a brasileiros. A primeira vitória, de fato, só veio a ocorrer em 2025, com o filme Ainda Estou Aqui vencendo a categoria de Melhor Filme Internacional.
Por óbvio, os Estados Unidos, berço do Oscar, é o grande campeão, com 537 vitórias. Em seguida, aparecem Reino Unido (132), França (57), Itália (31) e Alemanha (18).
Nas outras categorias — Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres —, o longa dirigido por Walter Salles não conseguiu superar a consagração de Anora.
Dalenogare disse também que era difícil Fernanda ganhar a estatueta porque no que diz respeito a valorização de uma atriz de um filme de língua não-inglesa "a academia está se abrindo, em um processo de internacionalização, mas [ainda] existe um problema de identificar uma boa atuação fora do eixo EUA-Reino Unido".
Katharine Hepburn é a atriz que mais venceu o Oscar de Melhor Atriz, com um total de quatro prêmios. Ela recebeu os prêmios pelo papel nos filmes “Manhã de Glória”, em 1934, “Adivinhe Quem vem para Jantar”, em 1968, “O Leão no Inverno”, em 1969, e “Num Lago Dourado”, em 1982.
Embora uma vitória totalmente nacional ainda não tenha sido conquistada na premiação, a decoradora de arte Luciana Arrighi, 85, que venceu em 1993, já admitiu que seu Oscar “é um pouco brasileiro”. Entenda abaixo.
Cada estatueta entregue aos vencedores do Oscar vale US$ 1. Apesar de o prêmio ser feito de metal e banhado a ouro 24 quilates, os ganhadores são proibidos de vendê-lo, exceto se for para a Academia, que as adquire de volta por US$ 1.
A brasileira Fernanda Torres, que concorreu ao Oscar de Melhor Atriz pela sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, usou um vestido de gala preto e brilhante da grife francesa Chanel no tapete vermelho do Teatro Dolbi, em Los Angeles, nos EUA, onde aconteceu a cerimônia.
Quando se trata de atuações, o Oscar tem uma longa tradição de reconhecer talentos excepcionais. Entre os atores, Katharine Hepburn se destaca como a atriz mais premiada, com quatro vitórias na categoria de Melhor Atriz.
Agora que você já sabe tudo sobre a premiação, confira a lista dos 12 filmes mais premiados do Oscar: Ben-Hur (1959): 12 Indicações e 11 Oscars. Titanic (1997): 14 Indicações e 11 Oscars.
No ano de 1986, o filme foi indicado ao Oscar Awards na categoria de Melhor Filme (tornando-se o primeiro filme brasileiro e independente a conseguir tal feito), Melhor Diretor (Babenco), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator, em que Willian Hurt foi o vencedor por seu papel no filme.
O diretor Walter Salles é o brasileiro que já ganhou um Globo de Ouro. Na verdade, a produção dele “Central do Brasil” ganhou o prêmio, em 1999, na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.