A primeira aparição do anjo Gabriel foi ao profeta Daniel, ainda no reinado do rei Belsazar, e estava relacionada com a profecia das duas mil e trezentas tardes e manhãs (Dn 8:1, 14, 16). A segunda intervenção de Gabriel, também a Daniel, aconteceu no primeiro ano do reinado de Dario, o rei da Medo-Pérsia (Dn 9:1, 21).
Ainda estava orando quando Gabriel, o mesmo anjo que eu já tinha visto na visão, veio voando rapidamente e parou perto de mim. Eram três horas, a hora do sacrifício da tarde. Ele disse: — Daniel, eu vim explicar o que quer dizer a visão.
O anjo reanima a Daniel e diz que havia vindo para entregar a ele uma mensagem de Deus em resposta às suas orações. Um demônio havia, por três semanas, impedido o anjo de chegar a Daniel. A mensagem do anjo era sobre Israel e sobre o futuro.
O anjo protetor do Reino da Pérsia lutou contra mim durante vinte e um dias. Mas Miguel, um dos anjos-chefes, veio me ajudar, pois eu estava lutando sozinho contra os reis da Pérsia.
Daniel' (Hebraico: דניאל, Grego: Δανειήλ), também pronunciado Dânêl, é um anjo do senhor, o sétimo mencionado dentre os 20 líderes de 200 anjos no Livro de Enoque, ele ensinou os "sinais do Sol" para os humanos.
Na Bíblia Hebraica, Miguel é mencionado três vezes no Livro de Daniel, uma como um "grande protetor que defende o povo de Deus" «Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe que se levanta a favor dos filhos do teu povo;» (Daniel 12:1).
"O anjo Mikhail é a representação de Deus. Ele aparece para responder à angústia, à dor, ao medo e à insegurança. Ele vem como um mensageiro para trazer as boas novas", comentou o ator. Os episódios de A Sucessão narram diversos momentos do anjo do Senhor com o rei de Israel.
No Livro de Daniel o Arcanjo Miguel é mencionado como um dos “príncipes supremos” que veio em auxílio de um anjo que estava sendo impedido pelo “príncipe do reino da Pérsia”. Ele é descrito como o defensor de Israel.
Jibrīl ou جبرائيل, transl. Jibrail; todos do aramaico Gabri-el, "homem forte de Deus") é, nas religiões abraâmicas, um anjo que serve como mensageiro de Deus. Aparece pela primeira vez numa menção no Livro de Daniel, na Bíblia hebraica. Em algumas tradições é tido como um dos arcanjos, noutras como anjo da morte.
Aparência. Gabriel é um arcanjo de pele clara, porte físico forte e cabelos loiros longos. Suas asas são brancas e geralmente veste uma armadura completa dourada. Sua aparência em 33 d.C era de um homem magro e forte, vestindo uma túnica longa e cinzenta.
Já São Rafael Arcanjo era o curador de Deus. A Bíblia conta, no livro de Tobias, que Rafael tomou a forma humana e acompanhou Tobias em uma viagem longa. Durante o percurso, Rafael ajudou Tobias no casamento com Sara e a encontrar o pai, sendo também responsável por curar a cegueira do pai de Tobias.
O anjo Uriel é um dos arcanjos responsáveis pela intercessão dos pedidos sobre sabedoria, proteção e força espiritual . O ser divino é responsável por fortalecer a conexão com a força superior e promover limpeza energética. A própria nomenclatura Uriel significa “chama de Deus”.
Lavínia estava prometida como esposa a Turno, rei dos rútulos. Mas, com a chegada de Eneias ao Lácio, Latino deu sua mão ao herói troiano, pois o oráculo de seu pai Fauno dizia que ela devia casar com um estrangeiro. O rompimento da promessa conjugal desencadeou a guerra entre troianos-latinos e os rútulos de Turno.
Miguel, que significa “Quem é como Deus?”, é considerado, no judaísmo, o mais importante dos anjos, isto é, o primeiro de todos. Daí o seu título de Arcanjo, constituído, no grego por arché, 'o que vem primeiro', e angelos, o mensageiro. Portanto, Miguel é “anjo do princípio”, o príncipe dos anjos.
Israel é o arcanjo que lutou com Jacó e Jacó teve seu nome mudado para Israel. Ish ra el, é o homem subindo pela escada da Sephiroth para chegar ao divino, ao sobrenatural. Israel é a subida em direção ao trono, a subida em espiral levando o homem a deixar este mundo e entrar em contato com os mundos da luz.
Não há consenso, mas a ideia mais aceita é a de que ele era um querubim. E, como todo anjo, era um mensageiro de Deus. O pecado de Lúcifer foi ter deixado sua beleza e sua alta posição na hierarquia celeste subirem à cabeça. Orgulhoso, ele decidiu que queria construir seu trono acima de Deus.
Nome do arcanjo: Saquiel (segurança de Deus). Saquiel guarda o poder da invocação de Deus. É ele quem preenche o coração do ser humano com a fé e a confiança na graça Divina.