Tartaruga. As tartarugas domésticas não vivem tanto quanto a tartaruga-Gigante-de-Galápagos, mas também tem uma expectativa de vida impressionante. Algumas espécies podem chegar aos 40 anos tranquilamente.
O molusco da espécie Arctica islandica é originário do Atlântico Norte e é muito comercializado no ramo alimentício. Um indivíduo foi coletado em 2006 com 507 anos, mas não se sabe o quanto mais poderia ter vivido se não tivesse sido encontrado.
Os Tempos De Vida Mais Curtos E Mais Longos Dos Animais
Qual animal vive 1000 anos?
Alguns animais podem viver mais de 100 anos devido a fatores biológicos e ambientais específicos. Espécies como a esponja-do-mar, baleia-da-groenlândia, tartaruga-gigante-de-galápagos, tubarão-da-groenlândia, tuatara e o molusco bivalve estão entre os animais que vivem mais tempo.
Os pesquisadores descobriram que os tubarões mais velhos poderiam viver cerca de 400 anos e atingiam a maturidade sexual por volta dos 150 anos. Surpresos, cientistas de todo o mundo têm estudado os tubarões-da-Groenlândia desde então para entender melhor como a espécie consegue viver tanto tempo.
Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.
O ciclo de existência do urubu varia de 10 a 30 anos, de acordo com a espécie e as condições do ambiente no qual vive. Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris.
Os efemerópteros, conhecidos popularmente como “insetos efêmeros”, pertencem à ordem Ephemeroptera e se destacam por terem a fase adulta mais curta entre os seres vivos, vivendo no máximo 24 horas. Nesse curto intervalo, sua principal atividade é a reprodução.
🦁🐢🐦Você sabia que um elefante pode viver até 70 anos? E que uma tartaruga gigante pode chegar aos 150? 🤯 Já um passarinho vive, em média, só 10 aninhos! Mas por que será que eles vivem tempos tão diferentes?
1. Papagaios. Além de ser conhecido como a ave que tem a capacidade de falar como os humanos, o papagaio chama atenção por viver muito tempo . De fato alguns exemplares alcançam a faixa dos 80 anos, mas a veterinária explica que a média da expectativa de vida dessa ave é de 50 anos.
A tartaruga-gigante-de-galápagos é conhecida por viver mais de 100 anos. Alguns fatores contribuem para sua longevidade, a exemplo da dieta herbívora, do metabolismo lento e das adaptações evolutivas, que permitem armazenar água e alimentos por longos períodos.
O axolotle, nome popular do animal, é capaz de reconstituir por completo partes do corpo, como rabo, espinha e olhos. Por isso, tem potencial para se tornar um animal modelo para a biologia regenerativa.
O animal mais antigo do mundo, tubarão-da-Groelândia, reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. O vertebrado é considerado o mais longevo do planeta, com uma idade aproximada de 518 anos. A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.
O maior e o mais antigo ser vivo do planeta se chama Pando e vive em Utah, no Estados Unidos. Ele nasceu faz 80 mil anos, quando nossos ancestrais ainda não tinham descoberto a agricultura e vagavam pelas planícies vivendo do que conseguiam coletar e caçar.
A espécie que vive por mais tempo é a baleia-azul, o que a dá o título de “avó dos mares”, com até 90 anos de idade. É mais tempo que os elefantes, que vivem, no máximo, 80 anos no habitat.