A coruja é a ave símbolo da sabedoria e da inteligência, também muito utilizada pela área da filosofia e direito. Segundo a mitologia, a coruja era o animal de estimação da deusa ligada à justiça- Minerva.
Por isso, até hoje falamos “voto de Minerva” quando nos referimos ao voto de desempate. Na mitologia romana, a coruja sempre esteve associada à figura de Palas Atena (Minerva) como imagem de sua sagacidade, e acabou se transformando num verdadeiro símbolo da advocacia a partir dessa relação.
A origem deste símbolo surge juntamente com a Deusa Maat, Deusa da Justiça no antigo egito, e é representada por uma mulher jovem exibindo na cabeça uma pluma de avestruz.
Este talvez seja o símbolo mais universal do Direito, representando equilíbrio e imparcialidade . A balança simboliza a necessidade de pesar, com igualdade, os dois lados de uma disputa, garantindo que as decisões sejam justas e equilibradas.
O direito pode ser entendido como um conjunto de normas que visam garantir a manutenção da paz social, que lutam pela busca de uma convivência harmônica e pelo bem estar coletivo. De forma bem sucinta, o direito simplesmente visa dar a cada um, o que lhe é devido.
Temis. É uma divindade grega por meio da qual a justiça é definida, no sentido moral, como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, colocado acima das paixões humanas. Por este motivo, sendo personificada pela deusa Têmis, é representada de olhos vendados e com uma balança na mão.
Majestoso e poderoso, o leão é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança.
Também chamado de malhete, o martelo do juiz, todo em madeira, é, juntamente com a deusa Thêmis e a balança da justiça comutativa, um dos mais fortes e conhecidos símbolos do direito e da justiça.
A coruja é a ave símbolo da sabedoria e da inteligência, também muito utilizada pela área da filosofia e direito. Segundo a mitologia, a coruja era o animal de estimação da deusa ligada à justiça- Minerva.
A maioria das profissões possuem símbolos que representam as atuações dos profissionais de sua área e ajudam na identificação da carreira. Alguns são muito famosos, como o bastão e a cobra da Medicina, a balança do Direito e a engrenagem da Engenharia.
A espada da justiça é um símbolo da advocacia que significa poder. A arma contra todas as injustiças. Algumas representações da espada incluem ela na balança e é possível ver as deusas da justiça carregando a espada ao seu lado.
De um lado representa o bem, e nesse contexto, nele encontramos a astúcia, bem como alguns traços humanos que a esse animal são atribuídos, os quais incluem inteligência, sociabilidade e compaixão.
Existem diversos símbolos da advocacia, do direito e do advogado. Os mais comuns e usados por diversas instituições, tribunais, faculdades e escritórios são a balança e Têmis, a deusa grega da justiça, mas outros como a coruja, a pena de escrever, o martelo do tribunal e até livros são usados em diferentes contextos.
O Arquétipo da Coruja é considerado como um dos mais poderosos do mundo, sendo semelhante ao arquétipo da águia, do falcão e do gavião. Ele se mostra tão poderoso, justamente pelo fato de ser capaz de estimular a produção de altas doses de dopamina no cérebro humano.
O significado da balança no Direito se refere à necessidade de equilíbrio entre o certo e o errado, o castigo e a culpa. A balança está ligada à justiça em diferentes mitologias. Conta a história que Osíris, deus do antigo Egito, pesava o coração dos mortos em uma balança para decidir o seu destino após a morte.
Na mitologia grega, Nêmesis é a deusa da vingança, a força voltada para abater todas as desmesuras, os excessos. No Houaiss, por extensão de sentido: ato ou efeito de retaliar; ciúme, inveja; adversário temível.