1. Lobos. Os lobos possuem olhos grandes e uma grande quantidade de bastonetes na retina, o que lhes permite enxergar melhor no escuro do que a maioria dos animais.
Visão noturna é a habilidade que os seres possuem de ver contornos iluminados com pouca intensidade de luz. No caso de alguns animais essas habilidades se destacam mais que nos seres humanos, pois estes possuem essa visão muito limitada, e utilizam aparelhos sofisticados, como câmeras, por exemplo, para melhorá-la.
Na escuridão total, eles não vêem quase nada, mas são capazes de enxergar com muito pouca luz – o equivalente a algo entre 40% e 50% a mais que nós, humanos. Há mais de uma razão para isso.
Os cachorros enxergam no escuro, pois têm um número maior de bastonetes, que são células que ajudam o olho a enxergar em lugares de pouca luminosidade. Enquanto os cães têm mais bastonetes, nós temos mais cones – que são as células que ajudam a reconhecer as cores.
Pelo contrário, é uma predadora, se alimentando de outras espécies de formigas ou cupins. As suas características indicam que se trata de uma formiga subterrânea. Ela tem pigmento muito pálido, provavelmente porque não precisa se defender do sol, e quase não enxerga, o que indica que vive no escuro.
Em ambientes com quase nenhuma luz, a pupila dos gatos dilata tanto que não é possível ver a cor de seus olhos. Comparada aos olhos humanos, ela dilata em quase 100%! Por isso, podemos afirmar que o gato tem visão noturna.
Formigas, rinocerontes, tamanduás e preguiças são extremamente míopes. Já os bovinos, equinos e as lebres não têm visão central, visão foveal, aquela que nos fornece a visão de detalhes. CURIODIDADES: com frequência muitos animais são acromatas.
Entre elas, a que enxerga melhor é a águia-de-asa-redonda. Ela é considerada o animal que tem a melhor visão: consegue enxergar um roedor durante seu voo a incríveis 5 mil metros de altitude, o que lhe permite caçar das alturas e atacar a vítima, capturando-a de surpresa.
O furão, um pequeno mustelídeo domesticado, também é conhecido por suas longas horas de sono, chegando a 20 horas por dia1. Essa característica permite que eles conservem energia para os períodos de atividade, geralmente à noite.
Afinal, os elefantes são os animais que têm melhor memória. De acordo com estudos, os elefantes acumulam e retêm conhecimento social e ecológico e podem se lembrar por décadas de aromas e "vozes" de indivíduos de outras rotas migratórias, lugares especiais e habilidades apreendidas há alguns anos.
A ideia pronta das pessoas é que o boi não gosta da cor vermelha. Mas a verdade é que ele nem o vermelho consegue enxergar. Segundo o livro “Improving Animal Welfare”, de Temple Gardin, os bois não têm o receptor da cor vermelha na retina. Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta.
Ainda segundo ele, “por suas fibras nervosas, o cão é posto em relação direta conosco, Espíritos, quase tanto quanto com os homens. Ele percebe as aparições; dá-se conta da diferença existente entre elas e as coisas reais ou terrenas, e lhes tem muito medo.”
Isso significa que o peludo enxerga a uma distância de 20 metros como você enxergaria a 100 metros. Entretanto, não há motivos para ter pena do gatinho. Há muitos outros quesitos que os felinos se destacam, e a visão embaçada não atrapalha seu bem-estar.
Existe um conceito popular que cobras são praticamente cegas, mas os cientistas tem descoberto que talvez isso não seja verdade para todas as espécies. Realmente se pensava que as cobras, de um modo geral, tinham visão ruim e não podiam ver em cores, mas ambas as suposições já são atualmente consideradas falsas.
Para os felinos, seus donos representam apenas uma espécie neutra, provedora de alimento, abrigo e proteção. Enxergam-nos como gatos desengonçados, feios e nada hostis. Diferente do modo de ser e agir dos cães, gatos não demonstram facilmente seus sentimentos, o que não quer dizer que sejam ingratos.
As formigas, na realidade, não dormem. Assim como os peixes, elas entram em um estado de letargia, quando o seu metabolismo abaixa muito, chegando perto do sono.
A visão canina enxerga algumas cores de forma diferente de como as vemos, por exemplo, onde é verde eles veem vermelho. Tudo porque as células sensíveis às cores (presentes na retina dos olhos) detectam apenas algumas tonalidades, e assimilam o restante a cores repetidas .
Os cães não enxergam as imagens da televisão da mesma forma que os seres humanos, é o que explica a geneticista Camilli Chamone. "A visão de um humano capta um vídeo na frequência de 60 hertz. Para o cachorro, essa frequência teria que ser 80 hertz.
A visão dos peixes é variável entre as espécies. As que vivem em águas profundas ou escuras não possuem uma visão aguçada, sendo esse o caso da maioria dos bagres, ao contrário daquelas que vivem em águas claras, tal como a corvina Plagioscion squamosissimus.
Quanto às cores, a visão do cavalo não reconhece a cor vermelha, então tudo que ele vê são em tons e misturas de azul, amarelo, verde, preto e branco. Porém, enxergam muito melhor que os humanos quando há pouca luminosidade, durante a noite.