Tubarões, lulas, pinguins, leões marinhos e até veados e alces que se aventuraram a nadar em águas com orcas fazem parte do cardápio delas. No mar, as orcas não têm um único predador natural. Seu único inimigo é o ser humano.
Não possui na natureza inimigos pelo fato de ser juntamente com o tubarão-branco os maiores predadores dos oceanos. Ameaças: Em várias partes do mundo as orcas têm sido caçadas pela sua carne e gordura ou mortas como potenciais competidoras pelos pescadores.
Elas estão no topo da cadeia alimentar e apresentam dietas muito variadas, banqueteando-se com peixes, pinguins e mamíferos marinhos, como focas, leões marinhos e até mesmo baleias, abocanhando com dentes que podem alcançar cerca de dez centímetros de comprimento. São conhecidas por agarrar focas diretamente no gelo.
As orcas ficaram famosas por serem predadoras de baleias, entre elas a baleia-azul, a baleia-comum e a baleia-jubarte. Elas foram filmadas tentando atacar quase todas as espécies, inclusive as cachalotes, a maior espécie de baleia dentada do mundo.
Tubarões, lulas, pinguins, leões marinhos e até veados e alces que se aventuraram a nadar em águas com orcas fazem parte do cardápio delas. No mar, as orcas não têm um único predador natural. Seu único inimigo é o ser humano.
Em uma luta cara a cara, a orca vence sem muita dificuldade, mas o tubarão-branco tem maior probabilidade de tentar escapar, pois sabe que não pode se meter com orcas. Outra vantagem chave que as orcas têm nessa luta é que elas são de sangue quente e têm reservas de gordura, o que lhes dá muito mais resistência.
Você já ouviu falar da orca? Também chamada de baleia assassina, esse animal se tornou muito famoso na década de 90, por ser estrela principal do filme Free Willy. As orcas possuem coloração preto e branca e são bem grandes. Elas podem atingir até 10 metros de comprimento e pesar até 10 toneladas.
Os únicos ataques fatais de orcas a humanos ocorreram com orcas em cativeiro que, devido ao stress a que foram submetidas, acabaram por matar os seus treinadores. Aconteceu em vários zoológicos marinhos, no parque aquático Sea World em Orlando e no Loro Parque em Tenerife.
Orcas selvagens, embora sejam predadoras que caçam tubarões e baleias, geralmente não são consideradas perigosas para os humanos. Os animais, os maiores da família dos golfinhos, são conhecidos por tocar, bater e seguir barcos, mas colidir com eles é incomum, dizem cientistas marinhos.
O único predador natural do cachalote é a orca ( Orcinus orca ), um Odontoceti da família dos golfinhos. Bandos de orcas atacam, em geral, fêmeas de cachalotes com filhotes.
Apesar de serem exímias caçadoras e predarem quase todo o tipo de animal nos oceanos, as orcas não são conhecidas por sua agressividade com humanos. Elas são extremamente inteligentes, e possuem e um sistema de comunicação tão complexo que conseguem até imitar os nossos sons.
Tubarão: o Rei dos Mares é o bate-papo realizado pela Equipe de Educação do AquaRio. de maus, os tubarões na verdade são grandes vítimas da ação dos seres humanos.
Seja por seu tamanho (ele pode chegar a 6,4 metros de comprimento) ou por seu comportamento predador, o tubarão-branco permanece no topo da lista de tubarões mais temidos. Não à toa, recebeu a alcunha de "rei dos oceanos", uma comparação ao leão, predador terrestre conhecido como "rei da selva".
Cachalotes adultas são maiores e podem mergulhar muito mais profundo e por mais tempo do que as orcas, além de suas caudas fortes e enormes serem um perigo para os predadores. “A cauda de uma baleia cachalote batendo em uma orca seria uma experiência potencialmente fatal”, disse Pitman.
A parada é dura. A orca (Orcinus orca), um mamífero, e o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias), um peixe, são os mais temidos predadores marinhos. Talvez por isso mesmo, eles mantenham uma atitude de respeito mútuo. Segundo os biólogos, lutas entre os dois bichos são raríssimas.
Tirando os humanos da conta, nenhum outro animal caça as baleias-assassinas. Já elas se alimentam de pássaros, lulas, polvos, tartarugas-marinhas, tubarões, arraias, peixes em geral e mamíferos que se aventuram no mar, como focas e dugongos.