Os analgésicos são usados quando há queixa de dores de cabeça e nos seios da face, além de quadros febris. Entre os principais, estão: dipirona. paracetamol.
O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.
O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).
Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta. Ambas as medicações foram bem toleradas e seguras em curto prazo.
Tylenol sinus - como usar corretamente? É um bom remédio para a sinusite?
O que pode piorar a sinusite?
A secura do ambiente resseca as paredes das vias áreas nasais, piorando espirros, coceiras no nariz e dor de cabeça, que são sintomas da rinite e da sinusite. O uso de ventilador também piora a situação, pois facilita que a poeira do ambiente se espalhe e seja inalada, intensificando os sinais das doenças.
Como saber se estou com sinusite viral ou bacteriana?
Febre: a sinusite bacteriana geralmente apresenta febre mais alta que a viral; Secreção nasal: na sinusite bacteriana, a secreção costuma ser mais espessa e esverdeada ou amarelada, enquanto na viral é mais clara e aquosa.
Como a maior parte dos casos de sinusite surge a partir de um resfriado comum ou gripe causados por vírus, o tratamento deve focar, a princípio, apenas o alívio dos sintomas. É recomendada lavagem nasal e o uso de descongestionantes e analgésicos.
Inalação de vapor: Adicione algumas gotas de óleo de eucalipto ou óleo de hortelã a uma tigela com água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e incline-se sobre a tigela, inalando o vapor por 5-10 minutos. Isso ajudará a abrir os seios da face e aliviar o congestionamento.
Os autocuidados recomendados para sinusite incluem o uso de paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a dor e a febre, lavagens nasais com solução salina e sprays nasais à base de corticoide após 15 dias de uso. Descongestionantes são úteis, mas use por no máximo 3 dias consecutivos.
O que fazer para diminuir a dor de cabeça da sinusite?
Algumas formas naturais de aliviar a sinusite, como umidificar o ambiente, fazer lavagem nasal com soro fisiológico ou tomar chás mornos, ajudam a hidratar e diminuir a inflamação dos seios nasais, além de deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação e aliviando a congestão nasal.
Os anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno ou nimesulida, podem ser indicados pelo efeito analgésico, para tratar sintomas como a dor de cabeça. Há também fitoterápicos, como o spray Sinustrat com Luffa operculata, que contém substâncias que têm efeito anti-inflamatório.
A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum. A maioria das pessoas se recuperam bem de sinusite bacteriana.
Tem como curar sinusite bacteriana sem antibiótico?
Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.
A prednisona é um corticoide na forma de comprimidos, que ajuda a aliviar os sintomas da sinusite severa, pois ajuda a reduzir o inchaço dos seios nasais e diminuir a a inflamação. Outro corticoide que tem ação semelhante que pode ser indicado pelo médico é a prednisolona.
Os médicos não entendem exatamente o que causa a sinusite crônica, mas isso envolve fatores que causam inflamação crônica. Esses fatores incluem alergias crônicas, pólipos nasais e exposição a irritantes ambientais (como poluição carregada pelo ar e fumaça de tabaco).
A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.
Adicionar dipirona ao metotrexato pode aumentar a hematotoxicidade (toxicidade do sangue) do metotrexato, particularmente em pacientes idosos. Portanto, esta combinação deve ser evitada. A dipirona pode reduzir o efeito do ácido acetilsalicílico na agregação plaquetária, quando tomado concomitantemente.
Os pesquisadores observaram que mais pacientes no grupo que recebeu a nimesulida relataram alívio eficaz da dor: 82% contra 73% entre aqueles que receberam ibuprofeno. Os resultados sugerem que a nimesulida pode ser melhor que o ibuprofeno para combate à dor, mas que ambos têm um alto poder analgésico.